Guia da Semana

Quanto tempo você dedica a si mesma na correria do dia a dia? O que você tem feito para viver uma vida mais leve e com menos estresse? Você controla sua ansiedade? Se preocupa com a sua saúde? Se você nunca parou para pensar nisso, ou até pensa, mas não sabe como mudar, está na hora de rever seus conceitos. Uma nova proposta de atividade, que já é febre na Europa, está ganhando força no Brasil e te ajuda a vivenciar momentos e experiências que vão fazer você repensar seu lifestyle e aprender técnicas para melhorar sua qualidade de vida. Estamos falando dos retiros de bem-estar, uma oportunidade para sair da sua rotina e escapar para um lugar de absoluto relax, num destino longe do seu cotidiano.

Interessada na proposta e curiosa para saber como esses retiros funcionam, a equipe do Guia da Semana foi conhecer e vivenciar as atividades do Reconectar-se, retiro criado por Juliana Romantini, consultora de saúde e bem-estar e multiplicadora do método Nuno Cobra. Em sua segunda edição, o evento foi realizado em abril, no sítio da Toca, em Mogi das Cruzes. Em meio à natureza, os participantes vivenciaram experiências, como prática corporal, postura e alongamento; técnicas de respiração (para diminuir a ansiedade); workshop de comida saudável sensorial (com a chef Juliana Furlan ensinando receitas funcionais e os participantes degustando com os pés na areia e no meio das árvores); mindfullness eating (a técnica de entender que é preciso prestar atenção e se concentrar enquanto come, para fazer refeições mais conscientes e tranquilas); trilha e caminhada contemplativa e técnicas de meditação.

Segundo Juliana, os benefícios comprovados dos exercícios propostos são: redução dos níveis de estresse, controle da ansiedade, aumento da criatividade, melhora das capacidades físicas e redução da depressão.

O que pudemos levar de lição diante de tudo que vivemos em um dia inteiro de imersão e reconexão é que prestamos muito pouca atenção em nós mesmos no dia a dia. Somos tomados pelos compromissos, pela ansiedade de terminar tarefas e resolver problemas. Estamos sempre pensando no "amanhã", "na quantidade de coisas que precisamos fazer antes de acabar o dia" e vivemos muito pouco o "agora". Não nos concentramos plenamente em cada atividade que exercemos - de uma simples refeição a um momento de lazer. E isso faz toda diferença, mas só percebemos como é importante quando nos permitimos sentir e é aí que o retiro faz todo sentido.

Ficou com vontade de participar? A boa notícia é que o próximo já tem data para acontecer e poderá ser feito em família, o que significa que crianças são muito bem-vindas e terão até uma programação toda dedicada a elas. Confira tudo:

Reconectar-se em Família

A próxima edição do Reconectar-se será realizada nos dias 9 e 10 de julho (durante as férias escolares). A programação tem atividades voltadas para adultos, crianças e em conjunto.

Adultos

Práticas de atividades físicas com bambu
Exercícios respiratórios e posturais, de força, aeróbico, equilíbrio e de meditação.
Treinamento integral

Crianças

Desenvolvimento da psicomotricidade com materiais da natureza
Colheita
Visita à horta
Oficina de sucos e cookies
Jogos cooperativos com pé na grama

Atividades pais e filhos

Plantar uma árvore
Roda de música na fogueira
Colheita fotográfica na caminhada contemplativa
Refeições familiares
Piquenique
Meditação pais e filhos

O retiro será realizado novamente no sítio da Toca, em Mogi das Cruzes, bem próximo a São Paulo. O check in é às 8h de sábado e o check out, às 18h do domingo.

Preço

O valor da vivência - all inclusive - para os dois dias de retiro é de 3x R$ 335 por adulto e crianças não pagam - preço promocional até 20 de maio.

A hospedagem indicada é o hotel Ibis, localizado a 15 minutos do sítio. (Será usado somente para dormir. As refeições de café, almoço e janta serão feitas no retiro) - hospedagem paga à parte. Para mais informações e inscrições, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Atualizado em 29 Abr 2016.