Guia da Semana

O feriado da Proclamação da República acontece nesta sexta, 15 de novembro. Para não sair de casa à toa e dar de cara com as portas fechadas de alguns estabelecimentos, confira uma lista para saber o que estará aberto ou fechado na data.

+ Saiba o que fazer no feriado de 15 de novembro
+ Feriado tem reforço operacional nas rodovias Estaduais
+ Shows no feriado de 15 de novembro em São Paulo
+ Confira a programação grátis em SP

Os supermercados e shoppings funcionam em expediente normal. A maioria das lojas do comércio de rua devem ficar fechadas, assim como agências lotéricas e Correios. Alguns serviços da Prefeitura que terão horários diferenciados, sendo que a prestação de serviços à população nas repartições públicas municipais terá um esquema especial. Confira:

Abastecimento

No feriado, os mercados municipais vão atender nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13h; Paulistano (Central), das 6h às 18h; Central da Leste, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela, Ipiranga e Penha, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h; e Guaianases, das 8h30 às 13h. Os da Lapa, Pinheiros e São Miguel não abrirão. No sábado e domingo, todos atenderão nos horários habituais.

Os sacolões funcionarão nos seguintes horários no feriado: Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Butantã, Jaguaré, Jaraguá e João Moura, das 7h às 13h; Bela Vista, City Jaraguá, Piraporinha e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Freguesia do Ó e Estrada do Sabão, das 7h às 15h; COHAB Adventista, das 7h às 17h; e Cidade Tiradentes, das 8h às 14h. O de São Miguel não atenderá. No sábado e domingo, todos funcionarão nos horários habituais.

As feiras livres atenderão nos locais e horários habituais.

Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida são fornecidos 24 horas, ininterruptamente: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Abrigos), Centros de Acolhida (antigos albergues), Central de Atendimento Permanente e de Emergência (CAPE) – 156.

Não funcionarão: Loja Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Supervisão de Assistência Social (SAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Cultura
Não funcionarão no feriado: Arquivo Histórico, Biblioteca Mário de Andrade, Bibliotecas de Bairro, Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música, Hemeroteca, Ponto de Leitura Piqueri, Teatro Artur Azevedo (reforma) e Teatro Paulo Eiró (reforma).

As Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal abrirão nos dias 16 e 17. A Biblioteca Circulante (Mário de Andrade) abrirá só no dia 16, das 10h às 17h.

Vão abrir no feriado, das 9h às 17 horas: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 1), Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Sertanista, Casa do Tatuapé, Monumento à Independência (Capela Imperial), Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Ônibus Bibliotecas e Pavilhão das Culturas Brasileiras.

O Centro Cultural São Paulo e o Centro Cultural da Penha funcionarão todos os dias, das 10h às 18h. Já o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrirá no feriado das 10h às 18h; no sábado, das 10h às 20h e no domingo, das 10h às 18h.

Todos os teatros municipais funcionarão com a programação já anunciada.

Educação
Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) só abrirão para atividades esportivas e de lazer, nos horários habituais.

Esportes
Os 45 Centros Esportivos Municipais e os Clubes da Comunidade vão abrir apenas para as atividades de esportes e lazer, nos horários habituais.

Saúde
No feriado de 15 de novembro, os hospitais e prontos-socorros funcionarão o dia todo, ininterruptamente. As 99 AMAs tradicionais abrem de segunda-feira a sábado, inclusive no feriado, das 7h às 19h, bem como as 20 AMAs que funcionam 24 horas.

Já as 19 AMAs Especialidades e as UBS Integrais fecham no dia 15, das 7h às 19h, e abrem no sábado (16).

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Ambulatórios de Especialidades (AE) fecham no feriado, voltando a funcionar na segunda-feira (18).

Subprefeituras
No feriado, as Praças de Atendimento não funcionarão, voltando as atividades normais na segunda-feira (18).

Trabalho
Não haverá atendimento das unidades do Centro de Apoio ao Trabalho, que voltarão a funcionar na segunda-feira (18).

Verde e Meio Ambiente
Os Parques Municipais abrirão nos horários habituais.

Por Marina Marques

Atualizado em 14 Nov 2013.