Guia da Semana



Para quem não perde a oportunidade de conhecer ou voltar a algum ponto turístico da capital fluminense, aí vai um Top 10 das melhores atrações.

Rua Dias Ferreira

O local é um dos mais badalados do Leblon, onde muitas celebridades marcam presença. Referência no circuito gastronômico, abriga restaurantes como Carlota, Sushi Leblon, Quadrucci e Esch Café.

Local: Rua Dias Ferreira - Leblon

Horário: Aberto 24h.

Preço: Grátis.

Avenida Rio Branco

Uma das vias mais importantes e históricas do Rio de Janeiro, cruzando o centro da cidade. Ao redor dela estão prédios públicos de grande valor como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

Local: Avenida Rio Branco, s/nº - Centro

Horário: Aberto 24h.

Preço: Grátis.

Jardim Botânico

Foicriado em 1808 por D. João VI para aclimatar as mudas de espécies que vinham daEuropa. O local tem mais de oito mil tipos de plantas e flores do Brasil ede outras partes do mundo.


Local: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico

Horário: Diariamente, 8h às 17h; horário de verão: 8h às 18h.

Preço: R$ 5,00.

Estátua Carlos Drummond

Inaugurada em outubro de 2002, o monumento fica na Orla da Praia de Copacabana. A estátua tem tamanho real, é feita de bronze e representa a figura do poeta sentado, de costas para o mar, em um dos bancos do calçadão.


Local: Praia de Copacabana - Avenida Atlântica, s/nº - Copacabana

Horário: Aberto 24h.

Preço: Grátis.

Bar Garota de Ipanema

Há mais de 50 anos instalado no bairro, o antigo Veloso foi o local onde Vinicius de Moraes viu a musa Helô Pinheiro passar, ganhando a inspiração para escrever a música que foi o marco da bossa nova: Garota de Ipanema.

Local: Rua Vinicius de Moraes, 49 - loja A - Ipanema

Horário: Diariamente, das 12h às 2h.

Preço: Grátis.

Academia Brasileira de Letras (foto)

Fundada em 1897, é composta por 40 membros efetivos e perpétuos, cujo intuito é cultivar a língua e a literatura nacional. Desde 1923, a instituição é sediada em uma réplica do Petit Trianon do Palácio de Versalhes, que foi doada pelo governo da França para homenagear o centenário da Independência do Brasil.

Local: Avenida Presidente Wilson, 203 - Centro

Horário: Segunda a sexta, 9h às 18h.

Preço: Grátis.

Theatro Municipal

Fundado em 1909, foi reinaugurado com ares modernos em maio de 2010. O edifício é resultado da fusão de dois projetos: Áquila, do engenheiro Francisco de Oliveira Passos, e Isadora, do arquiteto francês Albert Guilbert, vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses.

Local: Praça Marechal Floriano, s/nº - Centro

Horário: Bilheteria: diariamente, das 10h às 18h.

Preço: Grátis.

Biblioteca Nacional

É considerada pela UNESCO a oitava maior biblioteca nacional do mundo e da América Latina. Seu acervo conta com cerca de 9 milhões de itens, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Local: Avenida Rio Branco, 219 - Centro

Horário: Segunda a sexta, 9h às 20h. Sábado, 9h às 15h. Fecha aos domingos.

Preço: R$ 2,00 (visita guiada).

Quinta da Boa Vista

O Parque é a antiga residência da realeza. No antigo Palácio de São Cristóvão viveram seis gerações da família imperial brasileira e nasceram, entre outros, a Rainha D. Maria da Glória II, D. Pedro II e a Princesa Isabel.

Local: Avenida Pedro II, s/nº - São Cristóvão

Horário: Diariamente, das 7h às 17h.

Preço: Grátis.

Parque Lage

Construído em 1849, o parque está localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, tem espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre.

Local: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico

Horário: Diariamente, 8h às 17h; 8h às 18h (durante horário de verão).

Preço: Grátis.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.