Guia da Semana

O momento de escolher aonde ir nas suas férias é um dos mais difíceis para os viajantes. No entanto, as mudanças climáticas e os impactos das atividades humanas sobre os ecossistemas têm feito com que mais um fator entre na decisão: tem lugares que precisam ser visitados antes que acabem.

Parece exagero, mas não é. Destinos como Veneza e as Ilhas Maldivas não vão demorar a serem inundadas pelo aumento do nível do mar. A neve das estações de Ski na Suiça não vai aguentar muito tempo o aquecimento global. Pensando nisso, o Guia separou uma lista com lugares para se visitar enquanto ainda há tempo.

Floresta do Congo

A Floresta Tropical do Congo é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Amazônia. Eis que surge a pergunta: como uma floresta que cobre 1 milhão e 800 mil metros quadrados de área pode estar correndo risco de desaparecer?

A resposta está no fato de que 10 milhões de acres de selva são destruídos todos os anos, ou seja, se esse ritmo se manter, ela não vai durar mais do que 25 anos. O ecossistema é lar dos mais belos exóticos animais selvagens do mundo, como o elefante africano. Se você gosta de safári e natureza, vá o mais rápido possível

Madagascar

O país africano ficou mais conhecido com a série de filmes “Madagascar”, lançados recentemente. Mas esse não é o principal motivo para visitar, e logo, as suas belezas. O local é berço de espécies que só existe por ali. Aliás, 80% dessas espécies só existem em Madagascar.

No entanto, essa riqueza está sendo destruída junto com as matas nativas e os ambientes em que essas animais vivem. Calcula-se que quem quer visitar o local tem menos de 35 anos para se planejar.

Os Alpes

É óbvio que as montanhas não vão desmoronar de repente. O mesmo fator que tornas essas montanhas charmosas pode leva-las a perder a neve que tanto atrai turistas para as estações de ski.

As outras cadeias de montanha que apresentam condições adequadas para a neve são bem mais altas do que os Alpes. Por isso, o aquecimento global os atinge primeiro. O tempo estimado para que os Alpes ainda mantenham a sua neve é de menos de 40 anos.

Mar Morto

Você deve conhecer o Mar Morto pela sua alta salinidade que faz com que seu banhistas boiem com mais facilidade. No entanto, o sal não tem nada a ver com os riscos que o mar sofre. Se analisarmos o nível de suas águas desde 1970, pode-se perceber que seu volume diminuiu a um terço do que era.

Seu abastecimento depende muito do Rio Jordão. O problema é que o rio tem sido usado de uma maneira abusiva para suprir as necessidades das populações ao seu redor. Resultado: o Mar Morto deve sumir em menos de 50 anos.

Veneza

A romântica Veneza encanta a todos que ouvem falar dela. Os passeios de gôndolas e os bailes de máscara são admirados por todo o mundo. Em menos de 70 anos você vai poder passar de gôndola por cima da própria cidade. Não é uma brincadeira de mal gosto.

A cidade já sofre com vários alagamentos. Ela já estava afundando normalmente, mas o aumento do nível do mar causado pelo aquecimento global tem agilizado esse processo.

Fernando de Noronha

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos lugares mais cobiçados por turistas de todo o mundo. Ele é berço de fauna e floras exuberantes e um dos principais pontos de atividades como mergulho e trilhas.

Cada vez mais pessoas querem visitar essa paraíso natural. No entanto, isso tem feito com que o ecossistema e o equilíbrio natural sejam impactados. Quem já foi sabe como tudo é muito controlado nas ilhas, desde alimentação a consumo de energia elétrica. Existe uma grande chance de as visitações serem interrompidas daqui alguns anos.

Grande Barreira de Corais na Austrália

Os corais australianos são o maior paraíso de mergulhadores em todo o mundo. É um parque de diversões do tamanho de Holanda, Suíça e Reino Unido juntos. No entanto, a beleza desses corais é proporcional a sua fragilidade.

Além dos ciclones que impactam constantemente a região, a paisagem também é vítima da alteração da temperatura das águas, da poluição e principalmente da acidificação dos mares. Mais da metade dos corais estará destruída em 15 anos. Daqui 100 anos já não teremos mais essa raridade.

Ilhas Maldivas

Chegamos a mais um paraíso natural que será inundado pelas águas do mar em breve. Os chalés com chão transparente construídos sobre a água cristalina são apenas um exemplo de cenários que o local representa.

No entanto, o perigo é tão iminente quanto a sua beleza. Hoje, mais de 80 % do país está abaixo do nível do mar e a tendência é que, em menos de 100 anos, ele desapareça por completo.

Galápagos

Pode-se dizer que Galápagos é um dos lugares mais isolados do mundo. A única forma de chegar lá é avião e, se você sair do Brasil, terá quase um dia de viagem e muitas conexões pela frente. É claro que todo esse transtorno é compensado.

Assim como em Fernando de Noronha, o turismo tem prejudica o ecossistema local. Como se não bastasse, ainda existe um contrabando de animais e plantas que acelera ainda mais esses problemas.

Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira (PETAR)

Localizado no Estado de São Paulo, o PETAR é um dos lugares mais bonitos e exóticos do Brasil. O santuário de Mata Atlântica é considerado Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade. O local abriga mais de 300 cavernas cadastradas e algumas delas trazem salões do tamanho do Estádio do Maracanã.

No ano retrasado, a visitação ao parque foi interrompida devido aos grandes impactos que o turismo estava trazendo. Ele foi reaberto recentemente mas traz um controle maior. Pode ser que venha a ser fechado novamente em breve.

Por Ezio Jemma

Atualizado em 16 Jun 2014.