Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Professor Luiz Ignacio Anhaia Mello


Depois de passar pela criação de gado e cultivo de árvores frutíferas, a Vila Prudente nasce em 1890 com homenagens ao Presidente do Brasil, Prudente de Moraes, que deu todo o apoio para a iniciativa de três irmãos italianos. Os Falchi tiveram a idéia de transformar o grande terreno em uma próspera vila industrial com a Fábrica de Chocolates Falchi. Cheia de Imigrantes italianos, vindos do Brás, Mooca e Ipiranga, o bairro começou a crescer e atraiu indústrias como a Cerâmica Vila Prudente, a Indústria de Louças Zappi, a Manufatura de Chapéus Oriente e a Fabrica Paulista de Papel e Papelão.

Em 1923 a Vila Prudente ganhou autonomia política, já que era subordinada ao Ipiranga, e, desde então, não parou de crescer. Hoje, com seu amontoado cinzento de ruas, casas e prédios, o bairro é tão populoso quanto algumas importantes cidades do Estado de São Paulo, inclusive com uma das mais antigas favelas da capital paulista. Difícil imaginar a Vila Prudente repleta de grandes áreas verdes, propriedades rurais, fazendas de gados e pomares.

Onde passear

Não é só de história que o bairro vive. Por lá também existem parques como o Lydia Natalizio Diogo, que tem mais de 60 mil metros quadrados com pista de cooper, playground e mini-bosque para piquenique. Para quem não gosta de atividades ao ar livre, no Central Plaza Shopping há 16 pistas de boliche e um parque de diversões indoor, além das exposições de diversos artistas.

Outra opção para quem não quer ficar em casa é o Clube da Cidade-Vila Alpina. Mais conhecido como clube Arthur Friedenreich, o local já foi reestruturado diversas vezes e possui muito espaço verde, play ground, ginásio poliesportivo, campos de futebol e a grande vedete: a piscina, que em dias de muito calor fica lotada.

Onde comer

Quem mora na região gosta mesmo é de um passeio gastronômico. Seja em uma das muitas pizzarias, como a Dom Fiorito, ou saboreando as delícias gaúchas das churrascarias Pampeana Grill e Boi Brasil. Os que gostam de comer em padaria têm sua vez na Cepam, que é ponto de parada para qualquer morador do bairro.

Se você é daqueles que curte a noite, a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello possui diversos barzinhos com muito agito, principalmente no final da tarde e fim de semana. No Stones Music Bar, por exemplo, a música ao vivo toma conta das noites, além do chope bem gelado, é claro. Outra opção é o Santuário Bar, que tem uma programação diferente todos os dias da semana.

Onde comprar

Como a Vila Prudente engloba o Jardim Avelino, Jardim Independência, Vila Zelina, Vila Alpina e outros distritos, existem muitos pólos comerciais. O principal deles é o Largo da Vila Prudente junto com a Rua Oratório, que possui os mais diversos tipos de serviços e quase todas as agências bancárias. Já o Largo da Vila Alpina e a Rua Costa Barros lotam aos fins de semana. Por lá é possível encontrar uma diversidade de lojas de roupas e armarinhos.

O largo da Vila Zelina e a Rua Ibitirama formam outro ponto com bastante comércio. São inúmeras oficinas mecânicas, farmácias e mini mercados nesta parte do bairro. Para quem gosta de história, no final da Ibitirama (esquina com a Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo) tem uma tecelagem (Vânia) que resistiu ao tempo, pasou por incêndio e redução de espaço e ainda vende tecidos muito interessantes.

Confira os serviços que a Vila Prudente possui!

Atualizado em 6 Set 2011.