Guia da Semana

Multifacetada, polêmica, irreverente, transgressora e extremamente talentosa - assim foi Elke Maravilha, que morreu no Rio de Janeiro, na madrugada desta terça-feira, 16 de agosto. Aos 71 anos, a artista (que já foi modelo, apresentadora, atriz e até jurada) deixa seu legado como um dos maiores ícones da cultura brasileira e cheia de histórias para lá de inusitados. Em homenagem à estrela, o Guia da Semana conta 10 curiosidades sobre Elke Maravilha, que com certeza vai deixar saudades!

1) A imagem brasileiríssima de Elke esconde um fato que poucos imaginam: ela nasceu da união entre um russo e uma alemã, na antiga Leningrado, hoje São Petersburgo. Por trás de seu nome artístico, ela carregou o sobrenome Georgievna Grunnupp.

2) Elke começou a ser projetada no final da década de 1960, quando começou a sua carreira como modelo, desfilando para grandes nomes da moda brasileira. Por trás da maquiagem pesada, assim era Elke Maravilha…

3) Avessa aos padrões e regras sociais, Elke já chegou a ser presa. Em 1971, ela foi detida no aeroporto de Santos Dumont e enquadrada na Lei de Segurança Nacional. Sua cidadania brasileira foi cassada, e viveu apropriada durante anos até obter cidadania alemã, a única que passou a ter.

4) No cinema, foram quase 30 filmes. Entre papeis menores e interpretações dela mesma, apareceu em grandes títulos nacionais, como o clássico “Xica da Silva”, de 1976, até "Pixote, A Lei do Mais Fraco", do consagrado diretor Hector Babenco.

5) No teatro, foram mais de 10 peças e, na televisão, participou como jurada em programas de calouros comandados por nomes como Chacrinha e Silvio Santos.

6) Considerada uma grande casamenteira, Elke foi casada oito vezes e já declarou em entrevistas que chegou a ter um marido psicopata.

7) A artista também já revelou que fez três abortos, todos sem a menor culpa, já que considerava não ter o dom para ser mãe.

8) Elke já contou que usou diversas drogas, como maconha, cocaína, LSD e até crack. Em entrevistas, porém, fazia questão de dizer: "usei drogas, mas elas não me usaram."

9) Outra curiosidade que muitos não sabem é que Elke dominava nove idiomas, alguns deles aprendidos em casa, devido às suas raízes russa e alemã. Pasmem! Além de português, é claro, ela falava russo, alemão, italiano, espanhol, francês, inglês, grego e até latim.

10) A atriz chegou a formar-se em letras e trabalhou como professora, tradutora e intérprete. Dá para imaginar?!

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 16 Ago 2016.