Guia da Semana

Ao completar suas Bodas de Prata, a Casa Cor São Paulo investiu muito no alto padrão de produção. São 110 ambientes, distribuídos em 56 mil metros quadrados e segmentados em quatro mostras simultâneas: Casa Cor, Casa Kids, Casa Hotel e Casa Talento.

Este ano, o evento deixou a sustentabilidade como tema de apoio e elegeu a tecnologia como a estrela da vez. O lema "Dia a dia com Tecnologia" reflete a intenção dos organizadores da Casa Cor 2011 em aliar o prazer de morar bem com o conforto e os conceitos tecnológicos.

O implemento da tecnologia já era agregado ao cotidiano das pessoas em ambientes corporativos, mas é cada vez maior o uso de tecnologia nos lares dos brasileiros. A intenção é que o espaço doméstico ofereça mais comodidade e, ao mesmo tempo, economia de recursos e ainda auxilie na preservação do meio ambiente. De acordo com o presidente da Casa Cor Ângelo Derenze, era necessário abordar este tema com foco residencial, já que se trata de uma demanda com forte crescimento no mercado.

O evento abriu suas portas ao grande público no último dia 24, no Jockey Club de São Paulo, e espera receber 200 mil visitantes até o seu encerramento, no dia 12 de julho. O Guia da Semana foi conferir e retratou o que vai estar em alta na decoração e na construção. Confira!

Foto: Nathalia Clark/APH

Cabana Urbana, de Fábio Galeazzo

Casa Cor

A edição especial de 25 anos do evento recebe um tratamento especial, com homenagens para algumas personalidades marcantes do mundo da arquitetura e decoração. A mostra recebe curadoria da consagrada jornalista e arquiteta Olga Krell. Fora o talento e a competência profissional de Olga, um dos motivos da escolha foi que sua biografia coincide com a história da Casa Cor.

Os espaços estão bem funcionais com o auxílio dos elementos tecnológicos e há a nítida intenção de trazer o aconchego de um lar tranquilo para a correria frenética do cotidiano das cidades grandes. O espaço assinado pelo arquiteto Fábio Galeazzo, batizado de Cabana Urbana é um bom exemplo desta proposta: há uma cozinha giratória, que pode interagir com as partes externa e interna da casa, uma varanda com churrasqueira elétrica e uma cama em forma de ninho.

O destaque na edição comemorativa do evento é a Capela, que aparece na Vila Casa Cor. O ambiente foi idealizado pela arquiteta Regina Machado Steurer e surpreende com o painel de mosaicos com seis metros de altura, feito com madeira reciclada e materiais descartados, como ferro, granito e mármore.

Foto: Nathalia Clark/APH

Quarto do Menino, de Rocha Andrade Arquitetura & Design.

Casa Kids

A bela escultura de madeira de um menino no balanço na entrada da Casa Kids já é uma amostra do que há por dentro. Nos espaços, como Brinquedoteca, Cyber Game, Quarto da Menina e a Suíte do Menino, há a intenção de mostrar as tendências para o ambiente infantil e teen da atualidade, que têm muita afinidade com a tecnologia, mas que também preservam a aptidão por simples brincadeiras infantis.

A curadoria fica por conta do presidente da Brinquedos Estrela, Carlos Tilkian. As crianças que forem visitar o evento também terão afazeres para se entreter, como aulas de jardinagem, oficina de reciclagem e culinária. Um ponto alto desse espaço é a Suíte do Menino, em que as arquitetas da Rocha Andrade Arquitetura & Design propuseram a natureza como o conceito do quarto de um menino aventureiro, com a média de seis anos.

A cama do garotinho simula uma casa na árvore, há um túnel divertido, uma parede de escalada e, entrando no tema da Casa Cor 2011, também existe projetor, TV de LED, videogame e computadores de última geração, como X-Box e Mini Mac, respectivamente, além de um tablet Ipad para automação do ambiente.

Foto: Nathalia Clark/APH

Suíte Diplomata, de Anastassiadis Arquitetos

Casa Hotel

Ambientes diferenciados e personalizados são a sugestão da Casa Hotel 2011 para as tendências de arquitetura e decoração do ramo da hotelaria e turismo. Pela segunda vez consecutiva, a curadoria fica por conta do presidente do Grupo Serson e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), Julio Serson.

Como o Brasil sediará alguns eventos esportivos no futuro próximo, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, o segmento está em pleno auge. É para atender esta demanda que a Casa Hotel trouxe alternativas inspiradoras.

Na sessão de suítes que homenageiam celebridades ou políticos, misturam-se nomes como os do cantor Ney Matogrosso, do jogador Neymar, do empresário Álvaro Garnero e da bailarina Ana Botafogo. Outro grande destaque é a Suíte Diplomata, assinada pelo escritório Anastassiadis Arquitetos, que pode ser considerado um dos espaços mais sofisticados da exposição.

Foto: Nathalia Clark/APH

Sofá com Instrumentos, de Carlinhos Brown

Casa Talento

Este é apenas o segundo ano de existência do espaço destinado para expor a criatividade e o trabalho de artistas e designers, mas o sucesso da mostra já está consolidado. Sob a curadoria de Catherine Duvignau e Ester Krinkin, ambas da empresa Top Trends, a Casa Talento trouxe peças originais em mobiliário, obras de artes e objetos mais abstratos que emitem uma reflexão sobre o tema abordado.

Ao adentrar nos cômodos desta mostra, o olhar já é direcionado para o Sofá com Instrumentos, de autoria pelo cantor Carlinhos Brown. O móvel é bem colorido por conta da estampa do tecido e divertido pela presença de um triângulo, um sino de ventos, algumas cabaças e um chocalho. É possível reunir a galera e fazer um som neste sofá.

Quem se interessar pelos produtos expostos na Casa Cor 2011 poderá adquiri-los nos últimos dois dias do evento, com descontos no valor de 30% a 70%.

Atualizado em 10 Abr 2012.