Guia da Semana

30 anos de Tartarugas Ninja: conheça o histórico de quadrinhos, séries e filmes com os heróis

Em cartaz na TV e nos cinemas, as Tartarugas Ninja continuam fazendo a cabeça das crianças (e de seus pais)

Há tartarugas por todos os lados. Na televisão, nos games, nas bancas, nas lojas de brinquedos e, daqui a alguns dias, nos cinemas. Para as crianças, as aventuras dos irmãos Donatelo, Leonardo, Michelangelo e Rafael podem parecer novas, mas quem tem entre vinte e trinta e poucos anos sabe que elas sempre estiveram ali: desde 1984, quando Kevin Eastman e Peter Laird desenharam as primeiras páginas de uma revista chamada “Tartarugas Ninja”.

+ Confira o especial Geek do Guia da Semana
+ Conheça as melhores lojas nerds em São Paulo
+ Relembre os programas infantis que marcaram época na TV brasileira

A febre atual começou em setembro de 2012, quando a Nickelodeon lançou uma nova série das Tartarugas Ninja em sua grade, com visual invocado e o mesmo humor de sempre. No Brasil, o canal pago começou a exibir o desenho em novembro e, em junho de 2013, a Band se responsabilizou pela transmissão em rede aberta.

A série foi um fenômeno instantâneo e rendeu uma nova linha de quadrinhos, com história levemente diferente da original, além do merchandising infindável envolvendo brinquedos, brindes em lanchonetes, estatuetas, revistas, um álbum de figurinhas e dois novos jogos de vídeo-game. Neste mês, as três décadas da franquia serão comemoradas com o lançamento de um filme produzido por Michael Bay e dirigido por Jonathan Liebesman, com Megan Fox no papel de April.

Megan Fox no set de "As Tartarugas Ninja" (2014)

Este é o sexto longa-metragem dos herós mutantes, que já foram vividos por atores em 1990 (As Tartarugas Ninja), 1991 (As Tartarugas Ninja: O Segredo dos Ooze) e 1993 (As Tartarugas Ninja III) e protagonizaram filmes animados em 2007 (As Tartarugas Ninja: O Retorno) e 2009 (Turtles Forever, especial para TV).

As séries também foram numerosas: a primeira foi ao ar entre 1987 e 1996 (lançada para acompanhar uma série de brinquedos); em 1997, estreou uma série com atores que durou apenas um ano; a terceira versão chegou à TV em 2003 e se manteve firme até 2009. Três anos depois, foi a vez da Nickelodeon renovar a franquia.

Tartarugas Ninja 2003

Depois de tantos anos na TV e nas bancas, seria um erro pensar que o público das Tartarugas seria, hoje, exclusivamente infantil: cada vez mais, adultos se rendem à nostalgia e cultivam coleções com personagens da infância, ou sentam-se ao lado dos filhos para conhecer as novas versões de seus heróis favoritos.

Longe de representar um retrocesso, o apego de adultos às referências dos anos 80 é uma tendência de mercado e vem sendo captada com esperteza pelas marcas em diversos segmentos, do vestuário ao entretenimento. Basta olhar para o lado para flagrar uma camiseta de super-herói ou a miniatura de um animal usando nunchakus. Uma obra de arte, talvez diga o dono para se justificar. Digo então: uma autêntica e valiosa Tartaruga Ninja.

Atualizado em 10 Jun 2016.

Por Juliana Varella
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10