Guia da Semana

Para quem não conhece, Once Upon a Time (ou Era Uma Vez), é uma série americana de drama e fantasia que tem como gênero os contos de fadas. Criada por Edward Kitsis e Adam Horowitz, os mesmos escritores da série Lost, recebeu críticas super favoráveis desde sua primeira temporada, em 2011.

Hoje, já em sua quinta, a série continua sendo um sucesso e, por isso, listamos 5 motivos pelos quais você deveria assistir. Confira:

HISTÓRIA


Tudo acontece na cidade fictícia de Storybrooke, cujos moradores são personagens de vários contos de fadas que, devido a uma maldição, foram transportados para o mundo real e tiveram suas memórias reais roubadas, ganharam novas identidades e empregos adaptados ao mundo moderno.

A única esperança para eles reside em Emma Swan, filha da Branca de Neve e do Príncipe Encantado, que foi transportada ainda bebê da Floresta Encantada para o mundo real antes que a maldição fosse lançada. Como tal, ela é a única que pode quebrar o encanto da maldição e restaurar as memórias dos personagens perdidos.

Auxiliada por seu filho Henry, que tem um livro de contos de fadas que detém a chave para acabar com a maldição, Emma precisará vencer seus medos de uma vez por todas e lutar contra as forças das trevas.

ESTRUTURA DOS EPISÓDIOS

Os episódios geralmente são centrados em um personagem e possuem uma narrativa não linear, retratando dois segmentos: um mostrando o presente, os dias atuais dos habitantes de Storybrooke após a maldição; outro revelando o passado de algum personagem antes da maldição, servindo de peça-chave para a compreensão do espectador sobre suas atitudes nos dias atuais.

PERSONAGENS

A série é também uma oportunidade de visitarmos nossas próprias memórias. Afinal, personagens como Branca de Neve, Bela, Fera, Pinóquio, Chapeuzinho Vermelho, Capitão Gancho, Bruxa Má do Oeste, Grilo Falante, Lobo mau e muitos outros são trazidos de volta à vida de tantos adultos que cresceram ouvindo suas histórias.

ATORES

Com um elenco de peso, a série conta com Josh Dallas, Ginnifer Goodwin, Rebecca Mader, Colin O'Donoghue e muitos outros atores queridos pelo público que, de forma encantadora, dão vida a versões clássicas e modernas dos nossos personagens favoritos.

ENTRE O REAL E O MÁGICO

Um dos aspectos mais legais da série é ver a mudança do mundo real para o mundo encantado e vice versa. As atuações, os cenários, figurinos e diálogos nos levam a mundos completamente opostos em apenas uma cena.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 27 Jul 2015.