Guia da Semana

O Grammy Awards está chegando - vai ao ar pelo canal TNT dia 10 de fevereiro, às 23h-, e provavelmente vai premiar ótimos trabalhos lançados na música entre 2011 e 2012. Por isso, o Guia da Semana selecionou 6 bandas que foram indicadas na premiação mais importante da música que você não pode deixar de ouvir.

+ Conheça os favoritos ao Grammy 2013
+ Confira todas as informações sobre o Lollapalooza
+ Veja as informações sobre o Rock in Rio

Dos favoritos do The Black Keys (com seis indicações) até o clássico The Roots, listamos abaixo nossa forte recomendação musical. Confira!

Jack White

Jack White é um dos artistas mais talentosos, criativos e versáteis da sua geração. Depois do fim de sua banda White Stripes e dos projetos com o The Rancounters e The Dead Wheather, ele finalmente lançou seu primeiro trabalho solo, Blunderbuss. Além do talento, Jack White sabe o que faz e só aperfeiçoa com o passar do tempo. Blunderbuss não tinha como não ser ótimo. A música Freedom at 21 foi indicada ao Grammy de melhor canção de rock.

Categorias: Álbum do ano (Blunderbuss); Melhor canção de rock (Freedom at 21); Melhor álbum de rock

The Roots

Com mais de 20 anos de carreira, o The Roots é uma banda consolidada na cena hip hop. Mas quem conhece sabe que eles são muito mais que isso. Em Undun, indicado na categoria melhor álbum de rap, o The Roots faz um belo apanhado de música negra que vai desde o hip hop -que já sabem fazer muito bem- passando pelo soul, R&B e jazz. Um álbum para se ouvir faixa a faixa até o fim.

Categorias: Melhor álbum de rap (Undun)

Esperanza Spalding

Caso parecido com o de Jack White, mas com uma artista mais jovem, Esperanza é baixista, cantora, compositora e a professora mais nova da Berklee College of Music (EUA). Radio Music Society é o quarto álbum de sua carreira e uma ótima pedida para quem gosta da mistura do jazz com outras referências como soul e pop e de uma voz doce como a de Esperanza.

Categorias: Melhor álbum vocal de jazz (Radio Music Society); melhor arranjo instrumental acompanhando vocalista (City Of Roses - Thara Memory & Esperanza Spalding); Melhor vídeo longo (Radio Music Society)

The Black Keys

El Camino é o sétimo disco de estúdio do The Black Keys, uma banda que soube fazer bom proveito de uma garagem quando começaram a tocar há mais de dez anos. Queridinhos na cena underground, a dupla Dan Auerbach e Patrick Carney é uma ótima pedida para quem gosta do bom e velho rock alternativo sem os rótulos das bandas alternativas. Neste ano, eles se apresentam no Lollapalooza, em São Paulo.

Categorias: Produtor do ano (Dan Auerbach); Música do ano (Lonely Boy); Álbum do ano (El Camino); Melhor performance de rock (Lonely Boy); melhor canção de rock (Lonely Boy); melhor álbum de rock (El Camino)

Jay-Z e Kanye West

Dois dos rappers mais influentes da música, Jay-Z e Kanye West entram juntos na nossa lista já que foram indicados a vários prêmios pelos trabalhos realizados em parceria. Caso da música No Church in the Wild, do álbum Watch the Throne, gravado dentro do projeto da dupla The Throne, mais um trabalho que dificilmente não ficaria bom. Além de ouvir Throne, vale ainda conferir o último disco de Kanye West, Cruel Summer, que lançou a música Mercy, indicada em duas categorias do Grammy.

Categorias de Jay-Z: Melhor performance de rap (N****s In Paris/ I Do); Melhor colaboração em canção de rap (Talk That Talk, com Rihanna/ No Church in The Wild, com Kanye West); Melhor canção de rap (N****s In Paris); Melhor vídeo curto (No Church In The Wild)

Categorias de Kanye West: Melhor performance de rap (N****s In Paris/ Mercy); melhor colaboração em canção de rap (No Church In The Wild); Melhor canção de rap (Mercy/ N****s In Paris); Melhor vídeo curto (No Church In The Wild)

Mumford & Sons

Aos abandonados pelo folk, os britânicos do Mumford & Sons são uma boa luz no fim do túnel. Quem gosta de uma mistureba de cordas vai encontrar uma banda que sabe muito bem o que fazer com suas guitarras, banjo, bandolim, baixo e afins e unir isso tudo ao agradabilíssimo mundo pop. Babel é o segundo álbum de estúdio do Mumford & Sons.

Categorias: Produtor do ano (Markus Dravs, pelo disco Babel); Álbum do ano (Babel); Melhor performance de rock; Melhor música (I will wait); Melhor música de rock (I will wait); Melhor música tema (Lean me right, com Birdy para o filme Valente)

Por Mariana Morais

Atualizado em 13 Fev 2013.