Guia da Semana

7 maneiras de reciclar sua árvore de natal natural

Saiba o que fazer com a árvore depois de desmontá-la

O feriado natalino ficou pra trás e agora surge a dúvida: o que fazer com a minha árvore de natal? Se quiser, você sempre poderá guardá-la num canto e usá-la de novo no ano que vem.

+ 9 comemorações de natal não-convencionais

Agora, se o pinheirinho natalino for natural e se tornar mais um item de “acumuladores” no seu lar, saiba que há diversas maneiras de reaproveitar a árvore sem ter que deixá-la à deriva num lixão qualquer.

Confira a lista abaixo e veja qual a opção ecologicamente correta é mais viável para sua arvorezinha:

Ceia de passarinho

Se você tem um quintal e quer dar utilidade pra sua árvore, passe margarina ou pasta de amendoim nos galhos e salpique alpiste neles que os passarinhos vão vir correndo (voando) para se deliciar com o banquete que você preparou especialmente pra eles.

Lenha na fogueira

Se você tem ou conhece alguém que tenha lareira em casa, corte a árvore em pedaços e os amarre – como um buquê. Deixe as extremidades dos pedaços sempre abertos e coloque tudo num lugar que bata vento e sol para a madeira secar mais rápido. Quando estiver bem seca, a lenha está pronta pra ser usada.

Protegendo as amigas

Se você tem plantinhas que ficam expostas ao frio no inverno, o pinheiro pode ser uma ótima proteção pra elas. Desmembre a árvore até que ela se transforme em gravetos e cubra a parte mais delicada do seu jardim com eles.

Perfumando a casa

Você também pode tirar as agulhas da árvore de natal e guardá-las em saquinhos fechados, criando sachês naturais que podem ser espalhados pela casa pra dar um cheirinho de frescor.

Adubando o terreno

O tronco e os galhos mais fortes da árvore podem se tornar adubo natural. Basta fazer uma pilha de compostagem e deixá-los na terra onde cultiva outras plantas que eles irão alimentar o solo para fazê-las crescerem saudáveis.

Moradia subaquática com pensão completa

Se você morar ou conhecer alguém que more num local com lago ou algo do tipo, pode depositar a árvore lá inteirinha. Ela servirá como um habitat natural para os peixes, fornecendo alimento e abrigo. Se não tiver uma propriedade com lago e nem conhecer ninguém, veja se é permitido fazer isso em algum lago de parque da sua cidade.

Voltando para o lugar de origem

Agora, caso você more numa chácara ou conheça alguém que more e não quiser se desfazer da árvore cortando-a em pedaços ou fazendo a alegria dos peixes, você pode replantá-la e fazer com que ela volte ao seu lugar e estado de origem.

 

Atualizado em 26 Dez 2013.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro