Guia da Semana

7 maneiras de reciclar sua árvore de natal natural

Saiba o que fazer com a árvore depois de desmontá-la

O feriado natalino ficou pra trás e agora surge a dúvida: o que fazer com a minha árvore de natal? Se quiser, você sempre poderá guardá-la num canto e usá-la de novo no ano que vem.

+ 9 comemorações de natal não-convencionais

Agora, se o pinheirinho natalino for natural e se tornar mais um item de “acumuladores” no seu lar, saiba que há diversas maneiras de reaproveitar a árvore sem ter que deixá-la à deriva num lixão qualquer.

Confira a lista abaixo e veja qual a opção ecologicamente correta é mais viável para sua arvorezinha:

Ceia de passarinho

Se você tem um quintal e quer dar utilidade pra sua árvore, passe margarina ou pasta de amendoim nos galhos e salpique alpiste neles que os passarinhos vão vir correndo (voando) para se deliciar com o banquete que você preparou especialmente pra eles.

Lenha na fogueira

Se você tem ou conhece alguém que tenha lareira em casa, corte a árvore em pedaços e os amarre – como um buquê. Deixe as extremidades dos pedaços sempre abertos e coloque tudo num lugar que bata vento e sol para a madeira secar mais rápido. Quando estiver bem seca, a lenha está pronta pra ser usada.

Protegendo as amigas

Se você tem plantinhas que ficam expostas ao frio no inverno, o pinheiro pode ser uma ótima proteção pra elas. Desmembre a árvore até que ela se transforme em gravetos e cubra a parte mais delicada do seu jardim com eles.

Perfumando a casa

Você também pode tirar as agulhas da árvore de natal e guardá-las em saquinhos fechados, criando sachês naturais que podem ser espalhados pela casa pra dar um cheirinho de frescor.

Adubando o terreno

O tronco e os galhos mais fortes da árvore podem se tornar adubo natural. Basta fazer uma pilha de compostagem e deixá-los na terra onde cultiva outras plantas que eles irão alimentar o solo para fazê-las crescerem saudáveis.

Moradia subaquática com pensão completa

Se você morar ou conhecer alguém que more num local com lago ou algo do tipo, pode depositar a árvore lá inteirinha. Ela servirá como um habitat natural para os peixes, fornecendo alimento e abrigo. Se não tiver uma propriedade com lago e nem conhecer ninguém, veja se é permitido fazer isso em algum lago de parque da sua cidade.

Voltando para o lugar de origem

Agora, caso você more numa chácara ou conheça alguém que more e não quiser se desfazer da árvore cortando-a em pedaços ou fazendo a alegria dos peixes, você pode replantá-la e fazer com que ela volte ao seu lugar e estado de origem.

 

Atualizado em 26 Dez 2013.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Quarta temporada de ‘Adotada’ estreia nesta terça-feira (11), na MTV

Maria Eugênia vai rodar por todo o Brasil em 13 novos episódios inéditos

Marcos é expulso do BBB 17

A delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Jacarepaguá esteve nos Estúdios Globo nesta segunda-feira (10)

Talk show de Tatá Werneck estreia hoje no Multishow

"Lady Night" vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 22h30

Sílvio Santos passa o comando do SBT para as filhas Daniela e Renata

Patrícia Abravanel ficou de fora das ações da emissora

Transmissão ao vivo do show da Marília Mendonça no Rio de Janeiro na TV e Internet

Cantora apresenta turnê do DVD ' Realidade - Ao Vivo' a partir das 23h

José Mayer assume que errou em carta aberta

Acusado de assédio sexual por figurinista da Globo, ator admite que "passou dos limites"