Guia da Semana




Entre 4 e 8 de agosto acontece a 8ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, que reúne 35 autores de 14 países, em 19 mesas de debate, que abordam temas diversos, desde política, escravidão a quadrinhos, fábulas, thrillers policiais ou letras de música. Neste ano, a FLIP deve reunir mais de 20 mil pessoas em cinco dias de evento.


Considerada umas mais diversificadas edições, desde a sua primeira realização, estarão reunidos, os leitores da chilena Isabel Allende, fãs do roqueiro Lou Reed e do cartunista Robert Crumb, além de toda a comunidade acadêmica que tem nos historiadores Robert Darnton e Peter Burke as grandes referências das discussões sobre mídia e o futuro dos livros.

Outro destaque desta edição da Flip é a programação direcionada ao escritor homenageado, o sociólogo Gilberto Freyre. Serão três mesas dedicadas ao autor de Casa Grande & Senzala, além da conferência de abertura que contará com a participação do sociólogo Fernando Henrique Cardoso e do historiados Luiz Felipe de Alencastro. Participarão também da homenagem grandes estudiosos do escritor, como Edson Nery da Fonseca, Moacyr Scliar, Ricardo Benzaquen de Araújo e participação da convidada internacional, Berthold Zilly.


Outros pontos acerca da obra de Freire, como a contemporaneidade de sua obra, será o tema da mesa do sociólogo José de Souza Martins, do historiador Peter Burke e do antropólogo Hermano Vianna. Os trabalhos menos conhecidas do autor serão explorados, com mediação da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, pelos estudiosos Maria Lucia Burke, Alberto da Costa e Silva e Angela Alonso. Para completar a homenagem, o show de abertura será todo dedicado e inspirado nas obras de Freyre. Com direção artística de Arthur Nestrovski, o Quarteto de Cordas da Academia Osesp e Edu Lobo farão um show único, especialmente produzido para a Flip.

Atualizado em 6 Set 2011.