Guia da Semana

Foto: Fabiana Fagundes


Adoro a sensação de chegar a uma casa cujo dono não conheço e, rapidamente, reconhecê-lo um pouco através dos objetos, dos livros, do estilo. Chamo isso de "casa com alma".

Nós, profissionais da área de arquitetura, somos seguidamente abordados sobre o que é legal colocar em um determinado lugar, ou de que maneira. Acho importante e básico jamais perder de vista uma regra básica: "legal" é o que te faz bem, o que te remete a alguma coisa boa, uma lembrança, uma história ou até mesmo simplesmente a um sentimento.

Nossas referências vamos adquirindo no decorrer de nossas vidas, não só em momentos, mas também em tudo que nos cerca, em cheiros, lugares e até nos livros que lemos ou que simplesmente abrimos para que este nos remeta a algum lugar. Aliás, os livros são meus preferidos, quanto mais velhos, melhor, contam um pouco de nós. Nosso Estado está cravejado de referências, nossas raízes são profundas e não se perderam com o tempo. Difícil achar alguém no Rio Grande do Sul que não tenha sua história misturada com o campo, a serra ou a colônia.

Foto: Fabiana Fagundes

Não tenho dúvida de que é tudo isso que nos faz um pouco diferentes. Somos ligados ao passado, mas com um olhar atento ao futuro. Consequentemente, daqui saem designers incríveis, e tem- se feito muita coisa boa. Então olhe com atenção para sua casa, redescubra-a, ou mesmo saia por aí, procure por objetos ou livros de arte e fotografia que não precisam ser devorados de uma vez. Reinvente seu espaço, qualquer coisa que lhe faça bem ou que simplesmente agrade aos seus olhos e que talvez remeta você a momentos ou lugares inesquecíveis - ou que podem vir a ser.

A moda mais do que nunca é você.

Quem é a colunista: Fabiana Lança Fagundes, arquiteta, formada na Uniritter em 99/02 e concluindo pós em Iluminação e Design de Interiores.

O que faz: Trabalha com arquitetura há 10 anos com escritorio próprio em Uruguaiana e Porto Alegre, atuando em projetos residenciais, comerciais e interiores.

Pecado gastronômico: Sempre chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Minha casa.

Fale com ela: [email protected] ou [email protected]


Atualizado em 21 Set 2011.