Guia da Semana

A casa é a cara do dono

Legal, dentro de casa, é aquilo que te faz bem. No Rio Grande do Sul, somos cheios de histórias

Foto: Fabiana Fagundes


Adoro a sensação de chegar a uma casa cujo dono não conheço e, rapidamente, reconhecê-lo um pouco através dos objetos, dos livros, do estilo. Chamo isso de "casa com alma".

Nós, profissionais da área de arquitetura, somos seguidamente abordados sobre o que é legal colocar em um determinado lugar, ou de que maneira. Acho importante e básico jamais perder de vista uma regra básica: "legal" é o que te faz bem, o que te remete a alguma coisa boa, uma lembrança, uma história ou até mesmo simplesmente a um sentimento.

Nossas referências vamos adquirindo no decorrer de nossas vidas, não só em momentos, mas também em tudo que nos cerca, em cheiros, lugares e até nos livros que lemos ou que simplesmente abrimos para que este nos remeta a algum lugar. Aliás, os livros são meus preferidos, quanto mais velhos, melhor, contam um pouco de nós. Nosso Estado está cravejado de referências, nossas raízes são profundas e não se perderam com o tempo. Difícil achar alguém no Rio Grande do Sul que não tenha sua história misturada com o campo, a serra ou a colônia.

Foto: Fabiana Fagundes

Não tenho dúvida de que é tudo isso que nos faz um pouco diferentes. Somos ligados ao passado, mas com um olhar atento ao futuro. Consequentemente, daqui saem designers incríveis, e tem- se feito muita coisa boa. Então olhe com atenção para sua casa, redescubra-a, ou mesmo saia por aí, procure por objetos ou livros de arte e fotografia que não precisam ser devorados de uma vez. Reinvente seu espaço, qualquer coisa que lhe faça bem ou que simplesmente agrade aos seus olhos e que talvez remeta você a momentos ou lugares inesquecíveis - ou que podem vir a ser.

A moda mais do que nunca é você.

Quem é a colunista: Fabiana Lança Fagundes, arquiteta, formada na Uniritter em 99/02 e concluindo pós em Iluminação e Design de Interiores.

O que faz: Trabalha com arquitetura há 10 anos com escritorio próprio em Uruguaiana e Porto Alegre, atuando em projetos residenciais, comerciais e interiores.

Pecado gastronômico: Sempre chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Minha casa.

Fale com ela: mude@fabianafagundes.com.br ou fabifags@hotmail.com


Atualizado em 21 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão ao vivo do Planeta Atlântida 2017 na TV

Anitta, Wesley Safadão, Capital Inicial e Alok são algumas das atrações da edição deste ano do maior festival do sul do Brasil

Ellen DeGeneres e Britney Spears brilham no People's Choice Awards 2017; veja os vencedores

Apresentadora bateu recorde na história da premiação, enquanto Brit levou a melhor em três categorias

Transmissão ao vivo do People's Choice Awards 2017 na TV e Internet

Banda Fifth Harmony está confirmada – e sem Camila Cabello!

Participante do "The Voice Kids" presta queixa após sofrer racismo na internet

Franciele Fernanda da Silva, de 14 anos, foi chamada de "neguinha" em comentário no Facebook

Globeleza aparece vestida em nova vinheta e internautas reagem com memes

Confira a repercussão (positiva e negativa) nas redes sociais!

Transmissão ao vivo do Globo de Ouro 2017 na TV e internet

Cerimônia premia os melhores do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos