Guia da Semana

Foto: TV Globo/ Frederico Rozário

Todos os participantes do BBB 10 passaram por várias seleções, chamadas de cadeira eletrica, antes de chegar até a casa

Fama, glamour, polêmicas, altos cachês, romances de celebridades, e um milhão de reais são os principais objetivos dos candidatos ao confinamento da casa mais espiada do país. Quem quiser ter a chance de conquistar tudo isso, em apenas três meses, precisa correr e se inscrever para o Big Brother Brasil 11, pois o prazo vai até o dia 31 de outubro.

Para efetuar sua candidatura ao BBB 11 através da internet, é preciso fazer o cadastro no site oficial, preencher o questionário e enviar um arquivo de vídeo com sua apresentação, produzido de acordo com o padrão do regulamento. Se optar por se inscrever pelos Correios, você precisa imprimir o questionário de inscrição no site, preenche-lo e enviar com uma foto 5X7 atual e o vídeo em DVD ou VHS.

A parte burocrática de preencher cadastros e formulários é tranquila, no entanto, o que dificulta para a maior parcela dos futuros BBBs é a produção do vídeo. Muitos quebram a cabeça na hora de pensar o roteiro, o que vão falar, onde e como vão gravar. No entanto, o que a maioria desconhece é a importância da espontaneidade e da sinceridade para se conquistar uma vaga no Big Brother Brasil no lugar de megaproduções de vídeos. Quem contou isso ao Guia da Semana foram as ex-BBB 10, Anamara e Angélica (Morango).

Nada de exibicionismo

Anamara foi uma figura polêmica na última edição do programa, e já no seu vídeo de inscrição mostrou que era uma baiana arretada. "Falei a verdade, não montei um personagem, pois eles não querem artistas. Se fosse assim, a seleção não seria para o BBB e, sim, para a Casa dos Artistas", destaca Maroca, como também é conhecida. Ela afirma que não formulou um roteiro prévio, falou apenas sobre si mesma e citou seus objetivos se entrasse no programa, mas tudo sem nenhuma produção cinematográfica.

"Foi o meu amigo e, hoje, assessor, Diego Mradona quem gravou meu vídeo na sala de casa. Tinha uma plateia de amigos rindo das minhas loucuras", revela a ex-policial militar da Bahia, que se inscreveu pela primeira vez em 2009 e já foi aceita. Anamara aconselha o candidato a não tentar agradar quem vai selecionar o vídeo e não ser exibicionista, pois é ele quem vai estar sendo observado 24 horas por três meses na casa. "Nada de dançar e cantar. Eles querem você e não um personagem. Não implore uma vaga, conquiste-a", sugere.

Foto: Reprodução/TV Globo

Morango e Maroca, como ficaram conhecidas na casa, afirmam que os candidatos precisam transparecer sua personalidade e serem sinceros no vídeo de inscrição

Originalidade na lata

Angélica, a Morango do BBB10, também optou por uma gravação que mostrasse mais sua personalidade, como ela é no dia a dia, seu trabalho e fez questão expor seus objetivos. "Não assisti a nenhum vídeo de inscrição antes, pois aposto muito na autenticidade", pontua. O vídeo foi feito por um amigo, em uma câmera fotográfica, e o cenário escolhido foi uma estrada na sua cidade natal, Uberlândia, Minas Gerais. "Quis apontar minhas várias facetas, como atriz, modelo, jornalista e mostrar que sou uma pessoa normal, com rotina", aponta. Em seu vídeo (veja abaixo), Angélica colocou algumas reportagens que fez quando trabalhava em uma emissora de TV e isso contribuiu para a originalidade de sua gravação. Ela também prezou pela edição e por explorar o áudio, com uma música de fundo que gostava.

Na véspera da gravação, a mineira quebrou o dente e teve que fazer o vídeo assim mesmo, pois fazia questão de enviar sua inscrição nos primeiros minutos do primeiro dia. Morango recomenda que os candidatos pensem como a produção do programa vai receber esse vídeo antes de produzi-lo. Segundo ela, é necessário que as pessoas esqueçam da câmera e falem com desenvoltura e naturalidade, como se estivessem falando com um amigo. Outro detalhe importante é falar de maneira audível. "Muitos gravam o vídeo falando baixinho, como se estivessem cochichando para as outras pessoas não os escutarem no local da gravação ou ainda como se estivessem com medo do vídeo", comenta Angélica.

Dicas de gravação

O editor de vídeo Marcos Vieira chama atenção para pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de gravar o material da inscrição no BBB
- Tenha cuidado na escolha do local da gravação: procure espaços bem iluminados, com janelas ao fundo ou com alguma profundidade e tente evitar paredes.

- Não use roupas da mesma cor que o fundo do local em que vai gravar o vídeo.

- Fique atento ao enquadramento da câmera, deixe-a parada para impedir tremores e evite excesso de teto.

- Para evitar gravações com reverbes, que são comuns quando feitas em casa, bata palma no lugar e, se ouvir eco, vai acontecer o mesmo com sua voz. Para atenuar esse problema, coloque lençóis nas paredes para isolar mais os reverbes.

- Na pós-produção, a música escolhida que vai ser inserida no fundo do vídeo precisa combinar com o estilo da pessoa. O volume não pode atrapalhar o entendimento da fala do candidato e pode-se usar um 'sobe som' no início e no final.

- A edição do vídeo é necessária, mas tenha cuidado com falta de continuidade dos takes, por exemplo, não emende uma cena em que esteja com os braços cruzados com uma em que os braços estão soltos.

-Não use as famosas transições de powerpoint e de casamentos, que são lentas e com detalhes.

- Se for fazer uma edição caseira, opte pelos programas Premiére - Windows ou Vegas, que são fáceis de baixar e de usar.

- Grave tudo em plano mais aberto. Se quiser falar algo mais pessoal para emocionar, grave em plano mais fechado. O melhor é gravar tudo duas vezes par ter opções na edição.

- Seja simpático, mas não em demasia: sempre de acordo com sua personalidade. A verossimilhança é importante, pois as pessoas precisam acreditar em você.




Atualizado em 6 Set 2011.