Guia da Semana

Agora É Tarde

Gentili está mais à vontade na frente das câmeras, o que deixa o programa mais leve, mas nem por isso menos crítico

Foto: João Raposo


Depois de uma série de boatos a respeito da dificuldade de se atrair convidados, o programa Agora É Tarde estreou bem na Band. Apresentada por Danilo Gentili, a atração foi lançada e já recebeu nomes pra ninguém botar defeito, como Marcelo Adnet, Marília Gabriela e Lobão. Além disso, apresentou ao público um Danilo Gentili menos ácido, mas não menos inventivo, e mais disposto a se divertir diante das câmeras e, por consequência, divertir sua audiência.


Agora É Tarde, exibido no fim das noites de quarta e quinta-feira na Band, bebe da fonte do late show americano, cujo maior expoente é o Late Show with David Letterman. No Brasil, a atração original pode ser vista na TV a cabo, enquanto a "genérica" foi lançada por Jô Soares há anos e hoje ocupa as madrugadas da Globo. Trata-se de um programa de entrevistas, permeado com muito humor e comentários sobre o noticiário, realizado pelo comandante. Agora É Tarde difere do Programa do Jô pelos quadros de humor que recheiam a atração, que vão de matérias de rua às opiniões sobre a programação da televisão brasileira. A influência do stand up comedy, tão comum na atual TV brasileira, é latente em Agora É Tarde.

No ar há pouco mais de um mês, Agora É Tarde disse a que veio: registra índices de audiência satisfatórios para os padrões da Band. Passada a tensão da estreia, é possível ver um Danilo Gentili bastante à vontade na condução de seu talk show, com tiradas espirituosas e que não descambam para a grosseria gratuita. Além de Gentili, seus partners também se destacam: Marcelo Mansfield, Murilo Couto e Leo Lins são mais do que meros coadjuvantes e dão um ar ainda mais stand-up ao programa. A participação da banda Ultraje a Rigor é outro ponto forte da atração que, até aqui, só peca por ter pouco espaço para a entrevista do dia. Convidados que poderiam ter sido mais bem explorados, infelizmente, não o foram pelo tempo curto.

Mais do que dar uma cara nova ao final das noites da Band, Agora É Tarde representa um novo momento da associação entre a emissora e a Eyeworks, produtora fundada na Holanda, e que se fundiu à argentina Cuatro Cabezas. A produtora foi quem trouxe o CQC, atração popular argentina, ao Brasil, dando início a um bem-sucedido casamento que já dura três anos e rendeu outros frutos na grade da emissora. Agora É Tarde é apenas o fruto mais recente desta parceria e, ao contrário do CQC e outros programas produzidos neste meio-tempo, desta vez o formato foi desenvolvido no Brasil.

O pioneiro, CQC, apenas abriu caminho. Logo em seguida, outros formatos importados trazidos pela Eyeworks - Cuatro Cabezas (hoje apenas Eyeworks) emplacaram. Logo vieram E-24, reality show que mostrava o cotidiano de um hospital; A Liga, atração jornalística que traz diferentes abordagens acerca de um mesmo tema; e Polícia 24 Horas, atração que acompanha operações policiais reais. A Band e a Eyeworks também produziram juntas O Mundo Segundo os Brasileiros, série sobre o olhar de turistas brasileiros em diferentes lugares do mundo, exibida durante as férias de A Liga, em 2011; e O Formigueiro, programa apresentado por Marco Luque, que não emplacou por não conseguir adequar seu formato ao público, e por ter sido exibido em horário equivocado.

Mesmo assim, o saldo é positivo e a Band conseguiu diversificar seu público graças aos programas desenvolvidos em parceria com a Eyeworks. Sua atual linha de shows abriga alguns de seus programas mais vistos, chegando a alcançar a terceira colocação no ranking da audiência. Sem nenhuma dúvida, a Eyeworks injetou uma necessária dose de jovialidade e criatividade à, até então, antiquada grade da emissora.

Leia as colunas anteriores de André Santana: 

Cidade Alerta volta na Record

Por um jornalismo mais informal

Dramaturgia em crise

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: andre-san@bol.com.br ou acesse seu blog.



Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia