Guia da Semana

Além da gorduchinha

Canais por assinatura apresentam diversos programas e eventos esportivos para quem curte muito mais do que futebol

Fotos: Divulgação

O lutador Dourado em entrevista ao canal Combate

Não há como negar que somos o país do futebol. Em qualquer canto com o mínimo de espaço meninos, meninas e marmanjos estão correndo atrás da bola. Na tevê então, nem se fala. São sagrados os jogos de quarta-feira e domingo, seguido das mesas-redondas e boletins esportivos com os resultados. No entanto, os canais de TV a cabo hoje oferecem opções para todos os gostos, trazendo a diversidade do mundo do esporte para a telinha.

O futebol ocupa a maior parte da grade dos canais esportivos, transmitindo de campeonatos juniores até torneios da Rússia e África. Mas as demais modalidades também têm o seu quinhão. Mesmo sem dados oficiais, Fábio Costa Moraes, coordenador de programação da BandSports avalia crescimento do segmento não-futebolistico. "Em nossa grade houve um aumento natural dessa programação em busca de atingir todos os públicos". Para o canal ESPN, a tendência pode ser medida pela interação do público, seja por e-mail, carta e participação em programas, bem como a venda de cotas publicitárias.

Junto com a transmissão de corridas, partidas e torneios nacionais e internacionais, os canais investem em programas aqui produzidos, oferecendo tanto cobertura jornalística como análise das modalidades e eventos. Automobilismo basquete, ciclismo, vôlei e tênis são as modalidades mais citadas.

Há também fãs tão aficionados que compram os canais a la carte, com programação especializada por segmento. Com o desenvolvimento da alta definição e da TV Digital, mais opções desse tipo devem ser oferecidas pelas operadoras.

Os canais fazem parte das principais operadoras de TVs a cabo do país. Veja o perfil dos canais, os eventos de destaque a serem exibidos nos próximos meses e programas específicos por modalidades. Depois, é só montar sua programação!


O Tour de France, exibido pela ESPN

ESPN
O primeiro canal voltado apenas para esportes entrou em operação no Brasil em 1998, trazendo para cá a paixão pelos astros da NBA. De lá para cá, os investimentos na diversidade da grade se mantém, sendo a emissora com maior número de eventos esportivos. Fora dos gramados, modalidades como basquete, golf, futebol americano, ciclismo, surf e até baseball e rúgbi marcam presença. Outro destaque é o pôquer, com cada vez mais brasileiros adeptos.

Os programas seguem a mesma linha, dando visibilidade à natação e ao surf (Planeta Água), ao automobilismo e à motovelocidade (Limite), ao atletismo (Vamos Correr), aos esportes radicais (Planeta EXPN), entre outros. Até dezembro serão exibidos a Liga de Futebol Americano, a NBA, a Liga de Baseball, o World Series of Poker e Campeonato Mundial de Basquete Feminino.

SporTV  
A emissora procura cobrir a totalidade das modalidades mais apreciadas pelos brasileiros, dividindo programas e eventos em dois canais gerais e um voltado para alta definição. Até o final de 2010, o SporTV transmitirá Moto GP de Velocidade e os mundiais de motocross, basquete (feminino), vôlei (masculino e feminino), ginástica e natação. Os programas específicos apresentam esportes radicais (programa Zona de Impacto), lutas (Sensei SporTV), automobilismo (Linha de Chegada) e golfe (Golfe Brasil) .


Competições automobilísticas fazem a programação do canal Speed

Speed
É um canal dedicado ao mundo do automobilismo e demais esportes a motor. A programação é direta dos Estados Unidos e não consta programas nacionais. Competições como Las Vegas 350, Nationalwide Series e Motobike road racing são alguns dos programas.
 
BandSports
O Canal de todos os Esportes. Essa é a chamada do BandSports. Sua grade tenta fazer jus ao mote, indo do atletismo e esportes olímpicos (programa Vila Olímpica), tênis (Ace Bandsports), automobilismo (Supermotor) e até futebol americano (Bandsports Football). Até o final do ano, os mundiais de basquete feminino e o de Superbike, a Liga de Futebol Americano, Fórmula Indy e as competições de tênis ATP 500 e WTA Tour terão espaço garantido na programação.

  Combate
O universo das artes marciais tem espaço específico no universo da TV. É o canal Combate, produzido pela Globosat e comercializado no sistema a la carte, no qual o cliente compra a exibição. Entre as atrações, eventos ao vivo como o Ultimate Fighting Championship (UFC), a maior competição de artes marciais mistas do mundo, e o World Extreme Cagefighting (WEC). O canal transmite ainda disputas de boxe por títulos mundiais. Entre os programas, entrevistas com celebridades brasileiras sobre o universo das lutas, entre outros.

Atualizado em 21 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10