Guia da Semana

Foto: Getty Images


Sempre que pensamos em receber pessoas em casa, devemos pensar que receber é uma arte e podemos fazer isso sem gastar muito, exercitando nossa criatividade e bom gosto. Pensando em tudo isso, resolvi dar algumas dicas de como recepcionar nossos amigos e familiares para um almoço de Páscoa com charme, elegância e, principalmente, usando nosso acervo pessoal com muita criatividade.

Lembre-se sempre de que, em qualquer evento que formos realizar em nossa casa, devemos ver o que já possuímos antes de sair às compras compulsivas sem nenhum planejamento. Abra todos os armários, veja itens que já foram utilizados em outras datas e podem ser repaginados para esta nova decoração.

Outro fator importante é a pesquisa: sempre que fazemos uma decoração, devemos pesquisar as tendências, cores, elementos que já temos, o estilo que queremos seguir. Tudo isso para criar um projeto harmonioso que junte todos os elementos escolhidos. E lembre-se: menos é mais. Quando terminar sua decoração e achar que falta algo, muitas vezes é necessário tirar algum elemento, pois, na verdade, está sobrando.

Escolha sua melhor toalha e veja se ela está limpa: caso contrário, já providencie a lavagem. Outra opção é a utilização de um jogo americano, que é um item que está super em alta e dá um visual bem bacana.

No caso da louça, não é necessário que todos os itens sejam iguais: às vezes, temos alguns jogos de jantar que estão com peças faltando. Você pode, em uma mesa, utilizar vários tipos de louça, desde que estas sejam harmoniosas no mesmo ambiente. Para esta combinação dar certo, é necessário que os jogos façam parte do mesmo estilo, pois misturar uma louça rústica com uma mais fina é muito perigoso e pode dar muito errado.

A definição das cores é fundamental. Na Páscoa, mesmo sendo uma data muito importante e estritamente religiosa, em minha opinião, podemos abusar das cores quentes, principalmente por ser uma data muito festejada pelas crianças.

No centro da mesa, podemos utilizar um vaso com galhos secos e pendurar ovos pintados (que devem ser cozidos ou não ter a parte interna) bem coloridos e podem ser amarrados com fitas de cetim coloridas. Não necessariamente o ovo azul deve estar amarrado com uma fita azul: o mais bacana é o ovo azul estar amarrado com a fita pink e o ovo pink com a fita azul, por exemplo, e assim sucessivamente. Este arranjo, inclusive, pode ter a participação das crianças e ser feito com bastante antecedência. Coloque as crianças para pintar os ovinhos: elas ficarão muito felizes em participar destes preparativos.

Criando o arranjo central, vamos colocar um pouco de flores também na mesa. Em vez de fazer arranjos caríssimos, vamos mais uma vez reciclar o que possuímos. Pegue todas as garrafas de vinho, licores e outras que estejam vazias, junto com potes de conserva que sempre guardamos e vamos utilizar para colocar as flores da mesa.

Limpe bem estas garrafas e potes e só utilize se realmente estiverem em boas condições; caso contrário, é melhor deixar de lado. O segredo para uma decoração e um evento de sucesso são os detalhes e o acabamento: quanto mais detalhes agregar e melhor for o tratamento final dos elementos, mais seus convidados perceberão todo o carinho e amor em recebê-los.

A colocação de todos estes elementos na mesa é muito importante: eles devem ser colocados de forma organizada e simétrica para conseguir criar um ambiente de conforto e bem-estar aos seus convidados.

O guardanapo pode ser de tecido, e podemos ainda utilizar um porta-guardanapos com temas de Páscoa: presos nos guardanapos com fita de cetim nas mesmas cores do arranjo central da mesa ficam um arraso e ainda serão lembrancinhas para seus convidados. Fica ainda melhor se já possuir algum elemento de Páscoa em seu acervo que possa ser repaginado para esta utilização.

Caso não possua guardanapos de tecido, outra opção bem bacana são os guardanapos de papel com temas de Páscoa. Escolha um tamanho grande que fica mais apresentável em sua mesa.

Após posicionar seus pratos, arranjos e porta-guardanapos, coloque os talheres, taças ou copos, lembrando sempre da importância da organização de sua mesa. A colocação dos pratos e talheres deve ser de acordo com a sequência dos pratos que serão servidos e apropriados para cada tipo de alimento. A mesma preocupação deve ser com as taças e tipos de bebidas que serão servidos.

Leia as colunas anteriores de Will Araújo:

Carnaval em casa

Receber convidados em casa

Decoração de Natal


Quem é o colunista: Will Araújo, que se resume a um pensamento de Fernando Pessoa "Tudo vale a pena se a alma não é pequena".

O que faz: Formado em Administração de Empresas, atuo na área de Eventos há nove anos, sendo seis deles dedicado ao casamento; docente do Senac na área de Eventos e Assessor de Eventos.

Pecado Gastronômico: Chocolate e pizza.

Melhor lugar do mundo:Minha casa.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: Elis Regina, Vanessa da Mata, Maria Gadú, Orlando Moraes.

Fale com ele: [email protected] ou siga seu twitter: @wilcasamenteiro



Atualizado em 10 Abr 2012.