Guia da Semana

Mais um reality show chega à televisão brasileira nesse domingo, 8/1, às 0h15, na Record. Junto à Endemol Brasil, criadora do Big Brother, o canal lança Amazônia, que pretende aliar entretenimento e sustentabilidade.

Um grande destaque do programa é sua apresentação, comandada pelo ator Victor Fasano. Na atração, 12 participantes são levados a maior floresta do Brasil para passarem por provas ligadas a preservação do meio ambiente. O formato se assemelha ao dos já conhecidos realities, porém a tão temida eliminação não é o mote principal.

Ao longo do programa, os participantes, divididos em dois grupos, acumulam pontos a cada prova realizada. Ao final, será revelado o grande vencedor, que leva o prêmio de R$ 1 milhão, dividido entre o ele e comunidades ribeirinhas assistidas pela Amazonastur e a FAS (Fundação Amazônia Sustentável).

Estreia
A emissora escolheu o ator Victor Fasano por seu envolvimento com questões ambientais, que começou quando gravou ao lado de Christiane Torloni a minissérie para a Rede Globo homônima do novo reality e resultou, inclusive, em um manifesto a favor da preservação da floresta amazônica.

Provas
A ideia é mudar o jeito que os participantes veem a natureza. Para isso, além da dificuldade de adaptação, eles têm que aprender a combinar habilidades nas provas, ligadas à preservação do meio ambiente, e atitudes ecologicamente corretas. Todas envolvem questões físicas e intelectuais e um júri os avalia.

Marcelo Skaf, biólogo consultor ambiental do programa, sempre acompanha os participantes, que são recepcionados no começo e no fim de cada desafio pelo apresentador Victor Fasano.

Participantes

>> Alexey Magnavita: Astrólogo há mais de vinte anos, se preocupa com todo o universo e é um profundo conhecedor da Filosofia.

>> Allen Lima: Com 38 anos, é tecladista, arranjador e compositor do grupo musical Família Lima. Começou na música aos cinco anos de idade.

>> Carol Zoccoli: Nascida em Rio Verde, Goiás, é formada em Filosofia e tem mestrado em Estética e História da Arte. Trabalha com comédia Stand-up desde 2007 e é atriz, dramaturga e roteirista de TV.

>> Carolina Magalhães: A baiana tem 32 anos e trabalha como modelo, apresentadora e atriz. Já foi repórter de rua do reality show A Fazenda.

>> Martha Sobral: Paulistana de 47 anos, Martha fez parte da seleção brasileira de basquete, ganhando duas medalhas olímpicas. Criou o Instituto Lance Livre, que promove a inclusão social de jovens de comunidades carentes por meio do basquete.

>> Mateus Verdelho: Modelo internacional, já fez campanhas para algumas das marcas mais importantes do mundo. Viajante, esportista e músico, aproveita a vida de maneira intensa.

>> Mel Ravasio: Vocalista da banda de rock Lipstick, composta por quatro garotas do ABC Paulista. Suas músicas são inspiradas ,principalmente no rock dos anos 1990 e 2000.

>> Natália Guimarães: De Juiz de Fora, Minas Gerais, Nathália foi Miss Brasil e ficou em segundo lugar no Miss universo de 2007. Modelo desde os 15 anos, fez diversos trabalhos fora do Brasil. Trabalhou como atriz em duas novelas da Rede Record e apresenta o programa Hoje em Dia.

>> Pampa: Ex-jogador de vôlei de 47 anos, conquistou medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona. Eleito o melhor atacante da Olimpíada de Seul. Trabalhou no Ministério do Esporte e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano.

>> Picuruta Salazar: Nascido em Santos, São Paulo, é um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos. Ostenta títulos conquistados em dois campeonatos mundiais e dez brasileiros.

>> Tarso Marques: Piloto de carros de velocidade, participou de 24 GPs de Fórmula 1 e também da categoria Stock Car Brasil. Atualmente, Tarso é proprietário de uma loja especializada em personalização de carros antigos.

>> Vivian Seixas: Filha de Raul Seixas, seguiu os passos do pai e entrou no caminho da música. Com 30 anos de idade e vários de profissão, é uma DJ reconhecida. No Twitter, registra suas opiniões sobre questões ambientais e convoca os seguidores para participar de causas em defesa da natureza.

Por Rafaella Finci

Atualizado em 10 Abr 2012.