Guia da Semana

Anfitrião de improviso

Não esquente a cabeça se os seus amigos chegarem de última hora. Veja algumas dicas de como incrementar esse encontro e fazer bonito nos drinques e aperitivos

Foto: Getty Images


Há quem goste de reunir os amigos em casa e promover boas rodas de conversa e gargalhada, além disso, dá para fazer um social com a mulherada. Mesmo que seja um evento menor, é muito comum que de última hora apareça mais gente. E nesse momento o que fazer? O que preparar para beber e não fazer feio na frente da galera? E os petiscos? Meros detalhes podem fazer toda a diferença e para ajudá-lo na hora do apuro, o Guia da Semana separou algumas dicas, confira!

Acerte a mão

Há quem prefira os destilados, outros a clássica cerveja. Para não encalhar nada na sua geladeira, o melhor a fazer é consultar com antecedência quantas pessoas preferem determinada bebida. É interessante levar em conta que existem os amigos que não bebem tanto. mas em compensação há outros que viram o caneco. Um drinque considerado coringa para quem não está esperando uma visita, é a caipirinha.

De fácil preparo e ingredientes comuns, a bebida é tradição no país e unânime na preferência. Para não correr o risco de errar, o melhor a fazer é escolher os ingredientes e saber dosar. De acordo com Rodrigo Marcusso, proprietário da Bar&Barman, uma conhecida escola de barman em São Paulo, a caipirinha clássica leva somente limão, açúcar e a cachaça,

Foto: Getty Images


Preparo

O gosto vai de cada um, mas para que você não erre a mão é indicado que se use três colheres de açúcar para uma unidade e meia da fruta e uma dose (50ml) da bebida. "Usa-se muitas frutas, já que o país é rico em variedades. Limão, abacaxi, kiwi, morango, tangerina são as básicas e dão uma cara legal para a bebida", aconselha.

Para incrementar, o barman indica alguns itens fáceis de encontrar em mercados e que podem dar uma outra cara ao drinque. "Se quer dar um sabor especial, inclua gengibre, cravo, alecrim; eles complementam a bebida e podem dar um sabor diferente".

Dependendo do gosto dos seus amigos, você opta por qual destilado se adequa mais ao gosto ou alterne entre os dois tipos. No Brasil, a tradicional é feita com cachaça mesmo. Já a caipiroska é composta de vodca. A segunda é mais neutra o que faz sentir melhor o sabor da fruta. Já a de cachaça é mais aromativa e destaca-se na composição.  

Foto: Getty Images


Para beliscar

Claro que, além da bebida, os petiscos fazem parte da reunião dos amigos. Dispense o tremoço e o amendoim bolinha e ofereça opções diferentes para beliscar. Nessa hora o que cabe bem são os queijos e frios. Para combinar com a cerveja gelada ou a caipirinha, algumas opções como: presunto cru e cozido, salame, peito de peru defumado, presunto de peru cozido, salsichão temperado, mortadela italiana, Blanquetes (peru, frango e chester), lombo canadense, etc. Já os queijos seguem uma linha de sabores mais fortes como: gorgonzola, roquefort, parmesão, provolone, cheddar, queijo do reino, brie e mais suaves como: gouda, itálico, emmenthal, gruyère, estepe e Port Salut.



Identificar o que combina com as frutas pode dar um paladar diferente a caipirinha, portanto experimente fazer alguns drinques, quando possível, para testar.

A bebida mais indicada vai do gosto de quem consome. O ideal é usar uma cachaça mineira tradicional para sentir o sabor da cana misturado aos demais elementos.

Não é necessário amassar muito a fruta durante o preparo para que o gosto não sobreponha o do restante dos ingredientes.

A caipirinha combina com qualquer ambiente e não é recomendada para acompanhar petiscos como bolinhos fritos. Os mais indicados são os secos como amendoim ou queijos.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro