Guia da Semana


Expostos em tapeçarias ou estendidos no chão, os tapetes persas são artefatos típicos da cultura oriental. Sua beleza transcende o caráter decorativo, contendo um legado artístico milenar, oriundo dos povos da antiga Pérsia. Os costumes, ritos e valores da civilização persa são os temas mais recorrentes, incluindo-se os florais e tipos geométricos.

Os tapetes persas podem ser confeccionados a partir de diferentes materiais. Os mais utilizados são a lã de carneiro e o algodão, mas também são encontrados exemplares mais sofisticados, feitos a partir da lã de camelo ou de seda. Este último, além de ser mais caro, oferece menor durabilidade. Já as tintas, antigamente compostas por materiais orgânicos, hoje são produzidas artificialmente à base de cromo.

Irã: maior exportador de tapetes persas

Os verdadeiros persas são originários principalmente do Irã, mas também podem ser exportados por outros países da região como Índia, Paquistão e Turquia. Embora hoje, a maioria desses tapetes seja produzida à máquina, as peças artesanais ainda são muito procuradas devido ao seu valor e originalidade. A paciência e o tempo necessários para a confecção manual conferem ao tapete um requinte único, aumentando significativamente seu preço.

Cuidados especiais

Tapetes persas são objetos sensíveis, por isso é recomendável retirar os sapatos ao caminhar sobre eles, não permitindo, assim, que as impurezas trazidas da rua danifiquem sua lã. A limpeza deve ser feita em média a cada três anos, de preferência em empresas especializadas em tratamento de tapetes. A exposição direta ao sol pode causar desbotamento da lã, vasos de plantas posicionados em cima dos tapetes tendem a estragar a trama. Assim, a melhor maneira de conservar as peças é evitar o contato direto com materiais pesados, inclusive móveis.

Exemplo de tapeçaria persa

Naturalmente caros, um modelo razoável não sai por menos de R$ 1.000,00 e costumar ser cada vez mais valorizados com o passar do tempo. Apenas peças com aproximadamente um século de existência são caracterizadas como antigas. Outro elemento fundamental na valorização do tapete é a qualidade da lã e dos nós (quanto maior a quantidade de nós, maior a definição das figuras).

Saiba mais sobre tapetes persas

  • Os tapetes persas feitos de seda são geralmente expostos como peças de tapeçaria
  • Há basicamente dois tipos de nós: o "nó único" persa (senneh) e o "nó duplo" turco (giordes)
  • A confecção de determinados tapetes pode durar mais de um ano
  • Sarouk, Kashan e Tabriz são regiões da Pérsia que batizam determinados tipos de tapetes
  • O exemplar mais antigo de tapete persa remete ao século V antes de Cristo
  • Os muçulmanos utilizam um pequeno tapete persa, no qual se ajoelham, durante suas orações diárias voltadas para Meca
  • A exportação de tapetes no Irã só é menos lucrativa do que a de petróleo

  • Serviços

    Fenícia Maracatins - Tapetes, Lavagem e Restauração
    Endereço - Alameda dos Maracatins, 63, Moema
    Telefone - (11) 5051-4228

    Morales Tapetes Orientais
    Endereço - Shopping Ibirapuera - Piso Jurupis
    Telefone - (11) 5181-8973

    By Kamy - Tapetes, Lavagem e Restauração
    Endereço - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147, Jd. Paulista
    Telefone - (11) 3081-1266

    Atualizado em 10 Abr 2012.