Guia da Semana

Campeonato Paulista 2012

O estadual inicia com os quatro grandes brigando pelo título e os times do interior correndo por fora

Em 21 de janeiro estreia o Campeonato Paulista 2012. Até 13 de maio, o estadual mais disputado no Brasil reúne, em 198 partidas, quatro dos grandes clubes do país - Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo – além dos times do interior, que iniciam a preparação sempre antes e prometem dar trabalho no meio da competição.

Para este ano, as expectativas estão em cima do São Paulo, que trouxe seis reforços depois de uma apresentação pífia no Brasileirão de 2011. O Santos de Neymar e o Corinthians de Alex prometem lutar pelos primeiros lugares do campeonato, apesar de terem como foco a preparação para a Libertadores da América.

Palmeiras vem atrás dos outros três, com poucas contratações e um elenco limitado. “O Campeonato Paulista se caracteriza por ser uma competição que dá mais preparação aos quatro grandes de São Paulo e por sempre apresentar uma boa equipe de médio investimento", afirma o jornalista do SporTV, Paulo César Vasconcelos.

Já para os times de menor expressão, Paulo César aposta no Bragantino e na Ponte Preta, pelas apresentações feitas na da série B do Campeonato Brasileiro 2011. "Os times do interior têm por características montar equipes que se destacam pelo coletivo e não por talentos individuais", completa Paulo César.

Lucas é uma das armas são-paulinas para quebrar o jejum de títulos

 

Regulamento 
O torneio conserva a fórmula de disputa dos últimos anos. Na primeira fase, 20 equipes disputam, em turno único, a classificação por pontos corridos. Os oito melhores passam para a próxima fase, na qual disputam quartas de final, semifinal e final.

As quartas e as semis são realizadas em jogo único, com o mando do time de melhor campanha. Em caso de empate o jogo vai para os penaltis. A final é disputada em duas partidas, dando vantagem ao clube de melhor aproveitamento para jogar a partida final em casa.

Transmissão
Torcedores que não puderem conferir as partidas do seu clube no estádio, fiquem aliviados. A Globo, Band e SporTV transmitem alguns jogos da rodada, contando ainda com os quatro canais Premiere FC, que mostram todos as outras partidas ao vivo, além de cobrir outros nove campeonatos regionais.

Julio Damasceno, gerente de marketing do SporTV, aponta para as novidades de cobertura desta temporada. “Para este ano, contamos com uma equipe de 300 pessoas, dois terços dela de jornalistas, deslocadas somente para cobrir o Paulistão, rodando o interior e transmitindo todos os jogos da rodada ao vivo”, enfatiza. Se você não comprou o pacote do campeonato, alguns bares da cidade transmitem os jogos ao vivo.

Confira a data dos principais clássicos da primeira rodada

5/2, 17h00, Santos x Palmeiras - Vila Belmiro (Globo/Band)

12/2, 17h00, Corinthians x São Paulo - Pacaembu (Globo/Band)

26/2, 16h00, Palmeiras x São Paulo (Globo/Band)

18/3, São Paulo x Santos – Morumbi (ainda sem programação definida)

25/3, Corinthians x Palmeiras – Pacaembu (ainda sem programação definida)

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Leonardo Filomeno
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão ao vivo do Planeta Atlântida 2017 na TV

Anitta, Wesley Safadão, Capital Inicial e Alok são algumas das atrações da edição deste ano do maior festival do sul do Brasil

Ellen DeGeneres e Britney Spears brilham no People's Choice Awards 2017; veja os vencedores

Apresentadora bateu recorde na história da premiação, enquanto Brit levou a melhor em três categorias

Transmissão ao vivo do People's Choice Awards 2017 na TV e Internet

Banda Fifth Harmony está confirmada – e sem Camila Cabello!

Participante do "The Voice Kids" presta queixa após sofrer racismo na internet

Franciele Fernanda da Silva, de 14 anos, foi chamada de "neguinha" em comentário no Facebook

Globeleza aparece vestida em nova vinheta e internautas reagem com memes

Confira a repercussão (positiva e negativa) nas redes sociais!

Transmissão ao vivo do Globo de Ouro 2017 na TV e internet

Cerimônia premia os melhores do cinema e da TV dentro e fora dos Estados Unidos