Guia da Semana

Fotos: Divulgação Chef TV

Cena do programa Cozinha Fashion no restaurante paulistano Maní

Temperos, viagens, personalidades, compras e muita comida gostosa. Voilá, este é o menu do Chef TV, canal 24 horas voltado ao mundo da boa mesa e dos prazeres do paladar que estreia neste 17 de janeiro. Assim como o Food Network dos Estados Unidos e a Cuisine TV, da França, a emissora quer ser a principal referência quando o assunto for gastronomia na tevê brasileira.

"Com o crescente número de programas de gastronomia em diversos canais a cabo, sentimos que era o momento de lançar na grade nacional um canal só para o tema", comenta Débora Abreu, diretora de programação, que, junto com o José Eduardo Nicolau, diretor executivo do Chef TV, começou a desenhar o projeto em setembro de 2009.

Inicialmente, somente os assinantes da operadora TVA de quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis) poderão assistir ao canal pela TV. São cerca de 30 programas e programetes repetidos em ciclos de seis horas. Já na web, a transmissão é em tempo real, por streaming.

Cozinha do Brasil

Cerca de 80% da programação é de responsabilidade do próprio canal. "É um grande desafio, mas está sendo muito proveitoso. Estamos com seis equipes de produção completas, de câmeras a diretores, com mais de 200 pessoas envolvidas", comenta Débora.

A grade é variada, com programas sobre escolas culinárias, ingredientes, vinhos, pratos e reaproveitamento de alimentos. "Os canais fechados dispõem de uma possibilidade enorme de conteúdos variados, enquanto que, na TV aberta, as revistas de variedades precisam trabalhar com linguagens mais simples e assuntos batidos para atrair um maior público. Pesquisamos muito para fugir da mesmice do chef cozinhando no balcão", reforça a produtora.

Fotos: Divulgação Chef TV

A chef Elzinha Nunes, na bancada do seu restaurante, gravando para o programa Condimentos

No comando das bancadas, jovens chefs como a paulistana Mariane Sato (programa 5 sentidos) e o curitibano Beto Madalosso (programa Para Variar) e gente com mais estrada, como mineira Elzinha Nunes (programa Condimentos), chef dos paulistanos Aneto e Lucinha.

"No Condimentos, quero fazer o resgate de doces e pratos brasileiros e regionais já esquecidos, que ninguém lembra ou nunca viu", diz a mineira, com participações em programas culinários como Note e Anote e Cozinha Minuto desde 1994. No Condimentos, a chef gravará em locais tradicionais, como uma fábrica de rapadura e a fazenda de queijo do Serro, ambos em Minas Gerais, e reproduzirá as receitas passo a passo.

Já da grade internacional, o destaque é para as produções da chef Catherine Fulvio (programa A cozinha italiana de Catherine Fulvio) e da apresentadora Trish Deseine, com quatro diferentes produções, como o Trish cozinha em Paris.

Receitas eletrônicas

Uma das características comuns a todos os programas são os quadros de execução das receitas. "Há pratos que demandam mais tempo, logo levamos os preparos em etapas para garantir o bom entendimento das receitas para o público e também opções de imagens para a produção", explica a chef Elzinha.

Além do passo a passo exibido nos programas, o Chef TV quer disponibilizar as receitas na web e distribuí-las também por celular. "Essa é uma das principais demandas do público e queremos atendê-la, mostrando que a gastronomia está a alcance de todos", conclui Débora Abreu.

Veja o vídeo promocional do canal e logo abaixo cinco destaques da programação

Divulgação Chef TV


Destaques Chef TV:

Sem tempero não dá: Programa de meia hora dedicado à cozinha natural e vegetariana, com a chef Ana Elisa de Castro
Horários: segunda-feira, às 10h; terça-feira, às 14h; quarta-feira, às 18h; e sábado, às 21h

Chef de segunda: No estilo documentário, o programa vai mapear os principais pratos e histórias da dita 'baixa gastronomia', como a Galinhada do Bahia, o sanduíche de pernil do Bar Estadão, entre outros.
Horários: segunda-feira, às 9h30 e 21h30; terça-feira, às 17h; domingo, às 12h15

Trish cozinha em Paris: um dos três programas produzidos pela chef-apresentadora Trish Deseine.
Horários: segunda-feira, às 11h; terça-feira, às 20h30; quarta-feira, às 10h30; e sábado, às 15h30

Condimentos: Programa com a chef Elzinha Nunes voltado para culinárias brasileira e regionais
Horários: segunda-feira, às 12h30; quarta-feira, às 20h30; sexta-feira, às 10h30; e domingo, às 14h

Leda vai às compras: Investigação e busca de ingredientes inusitados em feiras e mercados de todo o país explorados pela atriz e apresentadora Leda Rafaela.
Horários: segunda-feira, às 11h30; quinta-feira, às 13h; sexta-feira, às 21h30; e sábado, às 12h

Chef TV:
Disponível para assinantes da TVA nos seguintes canais:
Canal 17 (São Paulo)
Canal 18 (Rio de Janeiro)
Canal 70 (Curitiba)
Canal 75 (Florianópolis)

Atualizado em 10 Abr 2012.