Guia da Semana

Canal de sabores

Com jovens chefs e produção majoritariamente nacional, chega às telas o Chef TV, o primeiro canal dedicado à gastronomia

Fotos: Divulgação Chef TV

Cena do programa Cozinha Fashion no restaurante paulistano Maní

Temperos, viagens, personalidades, compras e muita comida gostosa. Voilá, este é o menu do Chef TV, canal 24 horas voltado ao mundo da boa mesa e dos prazeres do paladar que estreia neste 17 de janeiro. Assim como o Food Network dos Estados Unidos e a Cuisine TV, da França, a emissora quer ser a principal referência quando o assunto for gastronomia na tevê brasileira.

"Com o crescente número de programas de gastronomia em diversos canais a cabo, sentimos que era o momento de lançar na grade nacional um canal só para o tema", comenta Débora Abreu, diretora de programação, que, junto com o José Eduardo Nicolau, diretor executivo do Chef TV, começou a desenhar o projeto em setembro de 2009.

Inicialmente, somente os assinantes da operadora TVA de quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis) poderão assistir ao canal pela TV. São cerca de 30 programas e programetes repetidos em ciclos de seis horas. Já na web, a transmissão é em tempo real, por streaming.

Cozinha do Brasil

Cerca de 80% da programação é de responsabilidade do próprio canal. "É um grande desafio, mas está sendo muito proveitoso. Estamos com seis equipes de produção completas, de câmeras a diretores, com mais de 200 pessoas envolvidas", comenta Débora.

A grade é variada, com programas sobre escolas culinárias, ingredientes, vinhos, pratos e reaproveitamento de alimentos. "Os canais fechados dispõem de uma possibilidade enorme de conteúdos variados, enquanto que, na TV aberta, as revistas de variedades precisam trabalhar com linguagens mais simples e assuntos batidos para atrair um maior público. Pesquisamos muito para fugir da mesmice do chef cozinhando no balcão", reforça a produtora.

Fotos: Divulgação Chef TV

A chef Elzinha Nunes, na bancada do seu restaurante, gravando para o programa Condimentos

No comando das bancadas, jovens chefs como a paulistana Mariane Sato (programa 5 sentidos) e o curitibano Beto Madalosso (programa Para Variar) e gente com mais estrada, como mineira Elzinha Nunes (programa Condimentos), chef dos paulistanos Aneto e Lucinha.

"No Condimentos, quero fazer o resgate de doces e pratos brasileiros e regionais já esquecidos, que ninguém lembra ou nunca viu", diz a mineira, com participações em programas culinários como Note e Anote e Cozinha Minuto desde 1994. No Condimentos, a chef gravará em locais tradicionais, como uma fábrica de rapadura e a fazenda de queijo do Serro, ambos em Minas Gerais, e reproduzirá as receitas passo a passo.

Já da grade internacional, o destaque é para as produções da chef Catherine Fulvio (programa A cozinha italiana de Catherine Fulvio) e da apresentadora Trish Deseine, com quatro diferentes produções, como o Trish cozinha em Paris.

Receitas eletrônicas

Uma das características comuns a todos os programas são os quadros de execução das receitas. "Há pratos que demandam mais tempo, logo levamos os preparos em etapas para garantir o bom entendimento das receitas para o público e também opções de imagens para a produção", explica a chef Elzinha.

Além do passo a passo exibido nos programas, o Chef TV quer disponibilizar as receitas na web e distribuí-las também por celular. "Essa é uma das principais demandas do público e queremos atendê-la, mostrando que a gastronomia está a alcance de todos", conclui Débora Abreu.

Veja o vídeo promocional do canal e logo abaixo cinco destaques da programação

Divulgação Chef TV


Destaques Chef TV:

Sem tempero não dá: Programa de meia hora dedicado à cozinha natural e vegetariana, com a chef Ana Elisa de Castro
Horários: segunda-feira, às 10h; terça-feira, às 14h; quarta-feira, às 18h; e sábado, às 21h

Chef de segunda: No estilo documentário, o programa vai mapear os principais pratos e histórias da dita 'baixa gastronomia', como a Galinhada do Bahia, o sanduíche de pernil do Bar Estadão, entre outros.
Horários: segunda-feira, às 9h30 e 21h30; terça-feira, às 17h; domingo, às 12h15

Trish cozinha em Paris: um dos três programas produzidos pela chef-apresentadora Trish Deseine.
Horários: segunda-feira, às 11h; terça-feira, às 20h30; quarta-feira, às 10h30; e sábado, às 15h30

Condimentos: Programa com a chef Elzinha Nunes voltado para culinárias brasileira e regionais
Horários: segunda-feira, às 12h30; quarta-feira, às 20h30; sexta-feira, às 10h30; e domingo, às 14h

Leda vai às compras: Investigação e busca de ingredientes inusitados em feiras e mercados de todo o país explorados pela atriz e apresentadora Leda Rafaela.
Horários: segunda-feira, às 11h30; quinta-feira, às 13h; sexta-feira, às 21h30; e sábado, às 12h

Chef TV:
Disponível para assinantes da TVA nos seguintes canais:
Canal 17 (São Paulo)
Canal 18 (Rio de Janeiro)
Canal 70 (Curitiba)
Canal 75 (Florianópolis)

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10