Guia da Semana

Crimes que parecem sem solução, suspense, violência e muita investigação. Não há dúvidas que as séries policiais oferecem um bom atrativo para fisgar a atenção e atiçar os nervos do público, que nem vê o tempo passar na frente da televisão. Se você é um deles, conheça algumas séries que fizeram e ainda fazem sucesso nas telinhas e atraem espectadores do mundo inteiro.

Criminal Minds



Um esquadrão de elite do FBI analisa as mentes criminosas do país e antecipa seus próximos movimentos antes de eles agirem outra vez. Diferenciando dos outros dramas policiais, a séria Criminal Minds procura focar mais no comportamento criminal do suspeito do que pelo crime em si. Dessa forma, cada membro da equipe une suas especialidades exclusivas enquanto apontam as motivações dos suspeitos e identificam seus gatilhos emocionais na tentativa de impedi-los.

A série é produzida pela The Mark Gordon Company em associação com a rede de televisão CBS e os Estúdios ABC. Em 20 de maio de 2009, a rede CBS renovou oficialmente Criminal Minds para uma quinta temporada, onde já conta com mais de 100 episódios.

Dexter



Uma das séries mais aclamadas no Estados Unidos, ela conta a história de Dexter Morgan, um assassino em série que trabalha como analista forense especialista em padrões de dispersão de sangue, no departamento de polícia de Miami. Durante o dia, ele consegue rastrear cada passo de assassinos, seguindo suas pistas com meticulosidade assustadora. À noite, usa todo o conhecimento e instinto de serial killer para achar e matar criminosos que caçou durante o dia.

Vivendo esse conflito entre o bem e o mal, Dexter esconde essa identidade dupla de todos, incluindo sua irmã, namorada e companheiros de trabalho. Dexter ganhou o Globo de Ouro em 2010 como melhor série de TV e o protagonista Michael C. Hall conquistou o prêmio como melhor ator.

Prison Break



Transmitida pela Fox americana, desde 2005, Prison Break é uma emocionante série de ação narrando as aventuras de um grupo de fugitivos que tenta driblar as autoridades e provar que existe uma conspiração contra eles por parte do governo para acusá-los de crimes que nunca cometeram. A música-tema do seriado é uma composição de Ramin Djawadi, nomeado para o Prêmio Emmy de 2006.

O último episódio foi ao ar pela TV americana em maio de 2009. No Brasil, a Rede Globo exibiu a primeira temporada no início de 2009, emendando a segunda na seqüência. A trama de Scofield e seu irmão garantiram, nos dois meses que esteve no ar, a liderança para a emissora no horário.

Ncis



Inspirada no famoso programa JAG, a série NCIS narra a história da agência federal Naval Criminal, responsável por investigar todos os crimes que envolvem a Marinha dos Estados Unidos e os Fuzileiros (Marines), sem levar em consideração cargos e posições. Liderada pelo experiente Agente Especial Sênior Leroy Jethro Gibbs (Mark Harmon), a equipe acompanha assassinatos, espionagens, ataques terroristas e submarinos roubados.

O seriado americano foi lançado em setembro de 2003 e já está na sétima temporada. O programa repercutiu tanto que possui até uma série derivada, com o nome NCIS: Los Angeles.

CSI



Não existe crime perfeito. É baseado nessa afirmação que a série CSI (Crime Scene Investigation) retrata o difícil cotidiano de um grupo de investigadores judiciais da cidade de Las Vegas. Como prova, vale tudo, desde um fio de cabelo, até pegadas e impressões digitais. O grupo investiga crimes variados, desde abuso infantil até relações com prostitutas que não acabam bem. Embora o motivo do crime e a identidade do culpado nem sempre sejam fáceis de descobrir, as conclusões são sempre surpreendentes.

A série é considerada por muitos a melhor do gênero policial. Os episódios finais da temporada de 2004/05 foram dirigidos por Quentin Tarantino e assistidos por mais de 40 milhões de pessoas, fazendo de CSI um dos programas mais assistidos da história.

*Foto: divulgação

Atualizado em 1 Dez 2011.