Guia da Semana

Foto: Antonio Chahestian


Os bastidores da televisão brasileira ficaram bastante agitados nas últimas semanas. Agitação causada pelo retorno do jornal policial Cidade Alerta à grade da Record, bem como a volta de seu apresentador mais famoso à emissora, José Luiz Datena. Mesmo que boatos da transferência já tivessem circulado pelo noticiário televisivo, não deixou de ser uma surpresa, visto que Cidade Alerta havia sido rifado da grade da emissora em meio a mudanças na estratégia de programação.


O programa saiu do ar em 2005, quando a Record optou por uma programação mais qualificada. Na época, a emissora abriu mão de vários produtos considerados "bregas" ou popularescos em busca de atrações mais modernas. O jornal deixou a grade na mesma leva que extinguiu os programas Note e Anote, Sonia e Você, Programa Raul Gil e Domingo da Gente. Cidade Alerta foi substituído pela primeira versão do Tudo a Ver, com Paulo Henrique Amorim, um noticioso com variedades bem mais agradável.


O retorno do Cidade Alerta, portanto, tem mais significado do que apenas a volta de uma das pratas da casa ao casting da emissora. Mostra que toda a nova política de programação adotada pela Record a partir de 2005 já não existe mais. Na verdade, o programa apenas confirma isso, mas a tal política já não se fazia presente há tempos. Noticiários locais, como os Balanço Geral e os Praça Record, já se apresentavam com tônica policial aos moldes da atração pilotada por Datena.


Cidade Alerta voltou ao ar com a nobre missão de alavancar o fim de tarde da emissora. A grade vespertina da rede sempre foi um dos pontos mais fracos da programação. A Record já tentou vários programas, mas nada emplacou por ali. Assim, optou por recorrer à volta de um de seus programas mais clássicos da fase popular. De quebra, tirou José Luiz Datena da Band, emissora que ocupava a vice-liderança no horário com o Brasil Urgente, o genérico do Cidade Alerta que Datena conduzia desde 2003. Ou seja, resgatou um produto com forte apelo de audiência e ainda tirou do caminho uma de suas principais pedras no sapato no horário, visto que, sem Datena, a audiência da Band despencou.


Mas, embora tenha apresentado índices bastante interessantes na audiência, o Cidade Alerta, até aqui, não mostrou ser nenhum estouro. Ainda está bem longe da primeira colocada, a Globo, e, indiretamente, ajudou o SBT a figurar uma reação no Ibope. Cidade Alerta chegou a ser ultrapassado pela reprise da novela Uma Rosa com Amor e até pelo bom e velho Chaves, que a TV de Silvio Santos exibe na faixa das 18 horas.

Segundo dados do Ibope divulgados pela jornalista Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo, Chaves pulou de 5,4 para 7 pontos desde a estreia de Datena na Record, ou seja, um crescimento de quase 30%. No mesmo período, a Record cresceu 19%, enquanto a Band caiu 53%. Vê-se que Chaves foi o mais beneficiado com a "dança das cadeiras".


O bom desempenho do Chaves pode ser explicado pela audiência juvenil, que acompanhava a maratona da série Todo Mundo Odeia o Chris exibida pela Record antes da estreia do Cidade Alerta. Os "órfãos" de Chris refugiaram-se na vila do garoto mexicano.

Ao compararmos a audiência de Chris e a do Cidade Alerta, e considerarmos a relação custo-benefício de cada atração, podemos perceber que a volta do programa ainda não se mostrou um negócio tão bom assim. E quem perdeu mais com isso foi o público, que agora tem dois programas praticamente idênticos, Cidade Alerta e Brasil Urgente (agora apresentado por Luciano Faccioli), digladiando em meio a acidentes de trânsito, crimes e "câmeras nervosas". Aumentam as opções, diminuem as alternativas. Saudades do Tudo a Ver...

Leia as colunas anteriores de André Santana:

Por um jornalismo mais informal

Dramaturgia em crise

Globo cancela Aline

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.











Atualizado em 6 Set 2011.