Guia da Semana

Qual a formação de um Designer de Interiores?
Pode ter formação técnica em Design de Interiores ou Superior em Arquitetura ou Design de Interiores.

Qual a função primordial de um Designer de Interiores?
Utilizar sua experiência para realizar projetos de interiores adequados às necessidades do usuário e que resolvam criativamente os problemas de seu habitar, proporcionando melhoria na qualidade de vida.

Qual o custo de um projeto realizado por um Designer de Interiores por m²?
A remuneração do Arquiteto ou Designer de Interiores pode ser estabelecida a partir de quatro diferentes condições, utilizadas de forma individual ou combinada. Remuneração por projeto; Consulta; Hora Técnica; Administração da Obra.

Como contratar e trabalhar com um Designer de Interiores?
Para definir a sua remuneração, os Arquitetos e Designers de Interiores têm como referência a Tabela de Honorários da ABD . No mercado você irá encontrar situações de preço abaixo ou acima desta tabela. Os valores dependem do currículo do profissional e da sua posição atual no mercado. A remuneração do Designer de Interiores também varia em função da abrangência do projeto e do tamanho da obra a ser realizada. Veja as diferentes situações de remuneração que a Tabela da ABD prevê:

  • Projeto de Decoração - Desenho e planta detalhada, com mobiliário, pisos, tecidos, revestimentos, iluminação, (entre outros).
  • Projeto de Arquitetura de Interiores - Abrange o Projeto de Decoração, incluindo distribuição de pontos elétricos e hidráulicos, entre outros).
  • Consulta - Orientação sem a contratação efetiva para o desenvolvimento do projeto.
  • Hora Técnica - Execução do projeto sem a contratação efetiva.
  • Administração da obra - O projeto é cobrado à parte e o profissional cobra um percentual sobre os custos da obra para administrá-la.

    Clique aqui e encontre um profissional cadastrado pela ABD!

    Fonte: ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores - www.abd.org.br

  • Atualizado em 10 Abr 2012.