Guia da Semana

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Morro do Corcovado, com seus 710 metros de altura, oferece uma das vistas mais privilegiadas do Rio de Janeiro. É difícil imaginar uma ida ao Rio sem uma visita ao monumento.

Para fazer o percurso, há duas opções: utilizar as vans credenciadas ou o Trem do Corcovado. Se a opção for subir de trem, o passeio ganha uma pitada de história e uma dose a mais de ecologia. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o trem já transportou papas, reis, príncipes, presidentes da República e cientistas. A parte ecológica fica por conta do trajeto: o trem, que é elétrico e não polui o meio ambiente, atravessa o Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.

Ao fim do percurso, o visitante pode escolher entre os elevadores panorâmicos ou as escadas rolantes para chegar aos pés do Cristo Redentor. A imagem, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo, tem 38 metros de altura.

Do alto do Morro do Corcovado é possível avistar as principais paisagens do Rio de Janeiro: a praia de Copacabana, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Não se esqueça de visitar a capela existente próxima ao Cristo.

Informações

Trem do Corcovado
Endereço: Rua Cosme Velho, 153, Cosme Velho. Telefone: (21) 2558-1329 Funcionamento: segunda a domingo, das 8h30 às 19h, com saídas a cada meia hora. Preço: R$ 36. Crianças de até 5 anos no colo não pagam. Cartões de crédito: todos

Foto: RioTur/ Pedro Kirilos

Atualizado em 6 Set 2011.