Guia da Semana

O projeto capacita os presidiários a trabalharem como artesãos

A ONG Arte que Liberta iniciou um projeto nas penitenciárias de São Paulo onde os presidiários a aprenderem uma profissão.

Chamado "Criando com Liberdade - um egresso para a sociedade", o projeto é patrocinado pela Petrobrás e conta com o artista plástico Chico Maia, também fundador e idealizador das oficinas, e com a artesã Maytê Lopes. Juntos, eles ministram palestras e cursos em oficinas de produção dentro dos presídios.

O projeto já beneficiou mais de 300 presos e suas famílias, uma vez que cada interno recebe uma porcentagem de todo o material vendido, correspondendo a aproximadamente 75% do salário mínimo (25% deste dinheiro é colocado em uma espécie de poupança para quando o reeducando sair da prisão).

O dinheiro da venda dos produtos ajuda no sustento dos familiares dos internos

Ao todo são três oficinas, duas para serralheria e uma para confecção de objetos em couro, piaçaba, palha da costa, mosaico e produtos em madeira. Dentre os principais itens fabricados pelos presos estão objetos de decoração, luminárias, velas, móveis e até mesmo acessórios de moda.

Chico Maia explica que o objetivo do projeto não está apenas na produção e comercialização dos produtos , mas sim em "promover uma transformação na vida dos detentos e de seus familiares".

Onde comprar:
Arte que Liberta: R. Comendador Miguel Calfat, 296, Itaim Bibi - SP.
Tel. (11) 3045 - 6136 ou (11) 7251-9738
E-mail: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.