Guia da Semana

Datas especiais, como Natal e Réveillon, pedem comemorações à altura e, claro, um brinde é indispensável! Champagnes e vinhos são ótimas pedidas para estas ocasiões e devem estar sempre à mão para garantir a festa.

E até na hora de comemorar, o quesito comodidade é levado em conta por muita gente. Nada de prejudicar a harmonização da ceia com uma bebida qualquer só porque já acabou aquela garrafa escolhida para a ocasião. Vá de delivery!

Em São Paulo, lojas especializadas garantem entregar vinhos e champagnes (além de espumantes, whiskies e licores). Mas não deixe para pedir em cima da hora. A entrega pode não ser feita no mesmo dia da encomenda.

Ao receber o seu pedido, fique atento a algumas características. Fernando Basile, diretor-assistente de degustação da Associação Brasileira de Sommeliers - São Paulo, alerta: "o produto deve ser acondicionado de forma a sofrer o mínimo de choques físicos durante o transporte. Além disso, a empresa deve garantir que as garrafas sejam transportadas em temperatura adequada e protegidas da luz solar. Calor e luz acabam com qualquer tipo de vinho", ressalta.

Sobre a escolha da bebida, o sommelier concorda que os vinhos brancos e espumantes são boas pedidas para as festas de fim de ano, pois combinam mais com as épocas quentes. Os vinhos rosés e os tintos com baixo teor alcoólico também são boas indicações.

Em relação ao champagne, protagonista da comemoração do Réveillon, Fernando Basile chama a atenção para o lado pouco econômico da tradição. "'Estourar' o champagne é um pecado contra o bolso, já que o produto é caro e normalmente é desperdiçado no 'estouro'. Use um espumante nacional para fazer isso".

A preocupação com a harmonização também deve nortear a escolha desse tipo de bebida. "Um bom champagne pode acompanhar pratos à base de frutos do mar, como um salpicão e maionese (de lagosta, de camarão), além de casar bem com certos tipos de frios mais leves", indica Basile.

Confira abaixo, algumas lojas de São Paulo que apostam no delivery para você brindar com os amigos.

Vinea
No site da loja é possível escolher o vinho que mais combina com a sua ceia. Entre os critérios estão o preço, o país e a região produtora. As encomendas também podem ser feitas por e-mail.
Televendas: (11) 3059-5205

Adega Expand
Com 13 unidades em São Paulo, como a da Villa Daslu, a rede comercializa rótulos da Europa, América, África e Oceania.
Televendas: (11) 3017-3000

Bacco's
Site traz as opções de rótulos com preços – facilidade para fazer a compra sem sair de casa.
(11) 3660-8108

Adega Alentejana
Especializada nos sabores de Portugal, a adega mantém o serviço de entrega na capital. Nas compras acima de R$ 300, o frete é gratuito.
(11) 5044-5760

Casa dos Vinhos
Compra mínima de R$ 300 para ter direito ao frete também é o caso dessa rede, que tem quatro endereços em São Paulo.
(11) 2296-1366

World Wine/ Enoteca Fasano
A rede World Wine se uniu recentemente à tradicional Enoteca Fasano. A rede promete entrega em até 48h para todas as capitais do Brasil.
Televendas: (11) 3383-7477

Wine Bar Prestíssimo
A entrega pode ser solicitada por telefone ou site.
(11) 3885-4356

Rei dos Whiskys e Vinhos
Oferecer a possibilidade de encher o carrinho através da internet é o destaque dessa rede, que também tem quatro lojas em São Paulo.
(11) 2203-5760

Por Jussi Maria

Atualizado em 3 Jan 2012.