Guia da Semana

Foto: Lown de Saron


A sala da atriz Danuza Leão combina obras de artes compradas no mundo todo com o vermelho forte; já o closet de Adriane Galisteu possui portas transparentes para facilitar na hora de escolher uma peça, enquanto Silvester Stallone foi um pouco além e encomendou uma réplica do lustre do bar de Principe Di Savoia Milano, na Itália, para sua residência.

Para eles, ousar na decoração trouxe bons resultados. E você? Sabe o que é necessário na hora de pensar os ambientes da casa? Veja algumas dicas que o Guia da Semana separou para você não se perder neste momento.

Para começar, pensar corretamente as cores do ambiente é um passo importante. Se você quer um local calmo, busque pelos tons neutros, mas os decoradores indicam um certo equilíbrio entre as cores quentes como vermelho ou amarelo e as frias, que incluem azul e verde. Isso pode ser feito associando a escolha, por exemplo, de cores mais frias para os móveis e quentes para a parede, ou o inverso. Dessa forma, você pode ter um ambiente branco ou marfim com acessórios vermelhos, laranjas ou amarelos.

No caso de banheiros, se o mesmo não for da suíte, onde deverá ter a mesma cor do quarto, a sugestão é usar cores como lilás, azul ou bege, já cozinhas ficam bem em tons que deem a sensação de limpeza (verde-azulado, amarelo...), enquanto as salas podem trazer amarelo, pêssego, verde-água, entre outros, acompanhando sempre o hall.

E as cores fortes?

Em seus artigos, o designer Rosenbaum Design, um dos mais importantes do país, explica que gosta da cor preta, seja em paredes ou no próprio teto do ambiente, podendo ser um banheiro, por exemplo, onde dá um ar de sofisticação. As cores escuras podem diminuir o ambiente, mas, no caso do banheiro, isso, ao invés de um problema, pode tornar o local aconchegante.

sensação de mais espaço



Em casas que são menores, para dar uma , utilize tons claros nas paredes e pisos, deixando a madeira de lado para este segundo item. As dicas de Sérgio Rota, da Sergio Rota Arquitetura e Interiores, e Fernanda Marques, da Fernanda Marques Arquitetos Associados, incluem ainda móveis com linhas retas, que parecem ser menores. A iluminação também pode ser um fator importante. Na hora de montar sua sala ou quarto, prefira as luzes amarelas (halógenas e dicróicas), que dão um ar relaxante ao ambiente. Ainda para dar a sensação de espaço maior, os espelhos podem ajudar, assim como pisos na diagonal. Na hora de escolher os móveis, a dica é o rack, que já foi considerado cafona mas, agora, tenta aliar seu design às novas necessidades, com TVs cada vez mais finas e outros aparelhos tecnológicos.
Dê vida ao ambiente

Para dar um toque especial à casa, que tal usar flores? Em janelas altas e de madeira, a dica pode ser usar três tons de azaleia em uma floreira pintada de branco. Já na sala mais clean, a sugestão fica por conta de um conjunto de ripsális em cachepot de cerâmica verde, ao lado ainda de uma bromélia vermelha em outro cachepot, com motivos em rosas.

Para finalizar com classe sua decoração, busque por arquitetos que aliem o seu trabalho ao de artistas plásticos, pois eles vão saber indicar a obra certa para que a cor combine com seus móveis e sofá. Na Galeria G, por exemplo, localizada no Shopping da Gávea (RJ), a maioria das obras é vendida através de arquitetos.

"Para não gastar muito é necessário fazer um garimpo. Na Vila Madalena (SP), por exemplo, temos feiras, lojas e artistas com trabalhos muito interessantes a preços justos. Outra boa forma de conseguir objetos que, além de baratos, carreguem uma história única, é trazê-los das viagens. Este tipo de peça deixa qualquer ambiente com a cara do dono. As obras de arte não podem ser escolhidas porque o arquiteto gosta. É importante chegar num demonimador comum para que quem vai viver nesse ambiente se identifique com os objetos", esclarece a arquiteta Tamara Selener, da Lown de Saron.

Mesmo assim, não são todos os profissionais que concordam com o uso de obras de arte como peças de decoração. Nesse caso, busque pela inspiração do trabalho em objetos de uso, como uma almoçada criada pelo pintor Piero Fornasetti ou ainda as caixas ornamentadas do ateliê Ana Beatriz Miniaturas, que reproduzem ambientes de artistas como Miró ou Kandinsky.

Foto: Lown de Saron


"Às vezes, misturar vários estilos dá certo. Outras vezes, usar o mesmo tipo de moldura para quadros bem diferentes também funciona. Na decoração contemporânea tudo é permitido, inclusive os contrastes. Numa sala contemporânea, uma peça clássica ou até mesmo antiga enriquece o ambiente, dando mais requinte ao conjunto. Em ambientes de escritório, os objetos e quadros devem ser escolhidos com cuidado para não passarem mensagens que não combinem com o tipo de empresa. Em geral, são mais indicadas peças menos ousadas que caiam no gosto da maioria, a não ser que a empresa queira causar polêmicas propositalmente", finaliza Tamara.

Objetos como esses podem ser encontrados no ShopMAM, do Museus de Arte Moderna de São Paulo, localizada na entrada do espaço. Para informações, o telefone é (11) 5085-1300. Veja outros endereços:

Arterix - Praça Benedito Calixto, 103, Jardim América, São Paulo, SP.
Fone: (11)3086-0784
www.arterix.com.br

Loja do Bispo - Rua Dr. Melo Alves, 278, Jardins, São Paulo, SP.
Fone: (11)3064-8673
www.lojadobispo.com.br

Plastik - Rua Dr. Melo Alves, 459, Jardins, São Paulo, SP.
Fone: (11)3081-2056
www.plastiksp.com.br

Frida Acessórios - Rua Lauro Muller, 116, Shopping Rio Sul, loja D33, Botafogo, Rio de Janeiro, RJ.
Fone: (21)2541-3545

O Segredo do Vitório
www .osegredodovitorio.com

Tamarindo Concept
www.tamarindoconcept.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.