Guia da Semana

Foto: Getty Images


Tudo pronto para aquela festinha em casa. Povo bacana, petiscos e bebidas no jeito. Mas o que tocar para deixar a galera animada a noite toda? Nem sempre é possível agradar a todos os gostos, porém você pode acertar na trilha sonora e tornar a noite ainda mais especial. Afinal, é o som da festa que proporciona aquele ambiente agradável que embala conversas, paqueras e que vira o comentário geral da turma.

Antes de selecionar o set list da night, é preciso ter em mente o tipo de festa, o público e o espaço da baladinha. "Em festas em casa, a diversão é mais intimista. Por isso, o legal é saber do que os convidados gostam. Não existe uma fórmula para satisfazer todas as pessoas, mas é preciso usar o bom senso. Eu já partiria para algo mais genérico, como hits consagrados", sugere o DJ e produtor musical Luis Depeche.

Para arrasar nos picapes

Para Depeche, quem comandará os picapes deve ter noção da quantidade de pessoas, da faixa etária dos convidados e do volume que se pode chegar. "Se não houver nenhuma restrição, é legal começar com frequências mais baixas, mas que já incitem as pessoas para dançar. Assim, para o famoso 'esquenta', o interessante é colocar algo mais chill, mas puxando para o soul. As batidas mais aceleradas devem ficar para pico da festa", afirma.

O DJ explica que é necessário trabalhar o case para criar um clima crescente. Para animar o público, os ritmos selecionados devem ser alegres em todos os momentos. "Independente de estilo, quem vai para uma festa quer se divertir. Por isso, é necessário pensar se o som é para cima e escolher músicas que criam uma vibe festiva. Isso pode acontecer com disco, pop, axé, enfim, com todos os estilos", diz.

Alto e bom som

Foto: Getty Images


Outro ponto importante para não fazer feio nos picapes é usar a aparelhagem adequada. De acordo com Depeche, independente de marcas, o legal é ter uma noção do layout do lugar do evento. "A festa pode ser dada em um espaço grande e você achar que duas caixas serão suficientes, mas que na hora não dão conta, pois muita gente fica sem ouvir o som", alerta.

Depeche explica que é bom ter uma noção de espacialidade para distribuir as caixas e fazer com que todos se divirtam. "Se for um lugar grande, contar com caixas grandes para que todos escutem. Também é importante distribuí-las de uma maneira que quem estiver do lado do DJ escute da mesma forma do que quem estiver do outro lado da sala", ensina.

O tipo de mídia usada também influencia a balada. O expert diz que o DJ deve usar um mixer com pelo menos quatro canais. Se houver trocas de DJs, a dica é já deixar os canais conectados, montados para cada pessoa que vai tocar, pra que não haja falhas e nem momentos sem música. "É legal colocar som para os amigos e mostrar suas habilidades nos picapes. Você pode apresentar novos estilos e até estimular novos gostos musicais".

Repertório alto-astral

Foto: Getty Images


Segundo ele, para acertar na seleção musical, basta sentir se a batida é capaz de entusiasmar os convidados. Para o produtor, ritmos mais românticos e melosos não combinam com momentos festivos. "Um estilo que não levo no case é samba de raiz, pois é mais melancólico. Pessoalmente, eu adoro, mas para uma festa não rola. As pessoas podem ficar um pouco down", opina.

Para o ator e professor Rogério Oliveira, que costuma organizar festas para os amigos em sua casa, o segredo é optar pelas músicas que estão em alta no momento. "Mesmo que as pessoas que curtem outro tipo som no dia a dia acabam se divertindo com levadas mais pop e até bregas. Trilhas sonoras que marcaram época, como hits dos anos 80 e 90, também sempre agradam", diz.

Playlist
Confira as sugestões do DJ e produtor musical Luis Depeche para você mandar bem no som daquela festinha privê
Duas musas para o começo da noite:
Norah Jones - Chasing Pirates
Amy Winehouse - Tears Dry On Their Own

Momento 80´s infalível:
Generation X - Dancing With Myself

Pop 90´s para quem já tomou umas e outras e gosta de engatar um "espírito de confraternização" na pistinha:
New Radicals - You Only Get What You Give
New Order - Regret

Algo eletrônico "pra cima" e que todo mundo conhece:
Chemical Brothers - Star Guitar (ou "Bad Romance" da Lady Gaga - se insistirem muuito, quase a ponto de quem estiver no comando do mixer levantar a plaquinha "DJ não é jukebox").

No meio do set, algo mais atual e remixado:
Gorillaz - Stylo (Alex Metric Remix)
Goldfrapp - Rocket (Richard X One Zero Remix)

Algo novo que remete ao passado:
Jennifer Lopez feat. David Guetta - On the Radio

Algo do pop/rock mais antigo e épico pra fechar:
Queen & David Bowie - Under Pressure

Atualizado em 6 Set 2011.