Guia da Semana



Pegar aquela gripe de derrubar não é fácil. São muitos remédios para tomar, sempre com a prescrição médica, além de descanso e repouso, dependendo da gravidade. Ficar somente deitado é uma forma boa para melhorar, mas também existem alguns métodos simples e fáceis de serem feitos que podem acelerar mais a sua recuperação. Conversamos com alguns especialistas que esclarecem quais as vantagens e desvantagens de alguns métodos caseiros que podem - ou não - ajudar na sua recuperação.

Manter o ambiente úmido

Usar o umidificador pode ser uma boa opção para deixar seu quarto ou qualquer outro cômodo da casa úmido, facilitando a respiração. Para a Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Jaquelina Ota, "colocar uma bacia ou balde de água, ou uma toalha úmida no quarto é um método caseiro para deixar o ambiente úmido, o que ajuda a pessoa que estiver gripada a respirar melhor".

Ela completa dando mais uma dica: "Outra forma de ajudar na respiração é lavar as vias nasais com soro fisiológico. Há os industrializados, que você encontra em farmácias, mas também é possível fazer em casa, com água fervida, mas não quente, apenas morna, e sal. Colocar na palma da mão e depois lavar as vias, o que vai deixá-las limpas e mais abertas. O que sobrar, tem que jogar fora e não reutilizar".

Para os que compram os aparelhos umidificadores, um aviso: é preciso mantê-los sempre limpos e seguir as instruções do fabricante. "Não pode deixar que acumulem fungos e bactérias, senão, ao invés de ajudar, os aparelhos podem até piorar a situação da pessoa que estiver gripada", ressalta Dra. Jaquelina.



Quando a febre chega...

Com o aumento da temperatura corpórea, além de ser necessário tomar um antitérmico, uma pessoa gripada também precisa não de um banho morno, mas sim frio. "É uma troca de temperatura. Tomar banho frio é uma medida adicional, apenas para ajudar a diminuir a temperatura do corpo. Banho morno, por outro lado, pode até não ajudar tanto, mas é indicado para todos nesta época do ano, pois banhos muitos quentes podem ressecar a pele", explica a pneumologista.

Relaxando os pés

O famoso escalda pés, usado para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia, é uma receita bastante antiga, da época de nossas avós, que consiste em mergulhar os pés em uma bacia com água quente e sal para relaxamento.

Nos pés existem mais de 70 mil terminações nervosas, também chamadas de pontos nervosos, todos ligados a outros órgãos. Ao atingirem esses pontos, ocorre um equilíbrio das energias de todo o corpo. "A técnica pode ajudar uma pessoa gripada, porque a gripe, na acupuntura, é frio e mucosidade. O escalda pés manda calor para dentro do corpo, que atinge alguns pontos e ajuda a dissolver a mucosidade. Essas mucosidades são tudo o que há de pastoso no organismo, como gordura e coriza. Tudo isso dissolve graças à água quente, que atinge esses pontos", explica a acupunturista Érica Toyoshima.

Bolsas de água quente

Quando se fala em bolsa de água quente, a primeira coisa que vem à cabeça é sua autilização pelas mulheres quando ocorrem as cólicas. Os homens a utlizam para as dores musculares típicas após a prática de um esporte. A pneumologista Jaquelina Ota explica que, devido à indisposição e às dores pelo corpo que uma gripe forte causa, é possível usar a bolsa apenas para tentar diminuir as dores. "Mas é preciso tomar cuidado com a temperatura da água, para não queimar a pele", destaca.



Chás caseiros

Com esse friozinho, um chá quente sempre cai bem. Para quem está gripado, melhor ainda, pois o apetite nesse caso diminui e um chá pode ajudar. A nutricionista Carla Milani explica que "é bom evitar aqueles vendidos em farmácias, que possuem medicamento na composição, como o paracetamol; apesar de serem vendidos como chás, são remédios e não devem ser consumidos como se fossem apenas uma simples bebida. Precisa ter a recomendação médica do mesmo jeito".

Para a nutricionista, os melhores chás são os aromáticos, como os de gengibre e hortelã, pois colaboram para melhora de uma gripe ou resfriado. "Sempre dou esta dica: fazer um chá normal, daqueles de saquinho mesmo, e acrescentar gengibre, mel, limão ou cravo à receita, porque esses ingredientes são coadjuvantes no tratamento de resfriados. No caso do mel, por exemplo, ele é um produto que adiciona sabor e casa muito bem com o limão - que é rico em vitamina C, um nutriente essencial para a manutenção do sistema imunológico. O cravo auxilia também, pois é bactericida, ou seja, combate infecções como as de garganta".

Ela completa: "O tão famoso chá de alho também pode ser eficaz, porém, se consumido cru, já que suas propriedades funcionais estão presentes em compostos que são sensíveis ao calor. As propriedades do alho incluem combate às bactérias e aos fungos - ação bactericida e antifúngica -, além de melhora do sistema imunológico".

Já a Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Jaquelina Ota, ressalta que manter-se hidratado é outra providência essencial e simples de ser tomada. "Beber muito líquido é de extrema importância. Além disso, por mais que haja perda de apetite, comer frutas e alimentos bem leves ajudam uma pessoa que esteja com gripe. Por fim, caso resolva tomar um remédio, sempre tenha a orientação médica para não piorar a situação", finaliza.

Atualizado em 6 Set 2011.