Guia da Semana

Com menos de 10 dias no ar, a novela “Em Família”, que estreou na Globo no dia 3 de fevereiro, já divide opiniões entre os telespectadores – e essa incerteza se a trama “é boa ou não” refletiu diretamente em sua audiência: o primeiro capítulo teve apenas 33 pontos no Ibope, número extremamente baixo para uma estreia de novela das nove.

+ Relembre os vencedores do Big Brother Brasil
+ Veja os resumos das novelas desta semana
+ Veja os filmes que vão passar esta semana na TV

O tema central de “Em Família” é o amor entre primos e todas as consequências que essa paixão pode causar na vida das pessoas. Porém, até agora o que realmente tem chamado à atenção do público é a rápida passagem de tempo das fases da novela.

Atualmente a trama está em sua terceira fase. Helena, que começou a novela sendo interpretada por Julia Dalaiva e depois por Bruna Marquezine, agora é vivida por Júlia Lemmertez. E isso também ocorreu com o personagem Laerte, que foi interpretado pelos atores Eike Duarte, Guilherme Leikam e agora é vivido por Gabriel Braga Nunes.

Essa correria toda até que dá um ritmo bacana à novela, mas também deixa o telespectador um pouco confuso. Ainda mais devido à diferença de idade dos atores. No caso de Helena, por exemplo, a diferença de idade da personagem nas duas primeiras fases é de apenas 3 anos. Porém, fisicamente as atrizes não aparentam essa diferença e muito menos têm alguma semelhança.

Outro estranhamento do público durante as primeiras fases de “Em Família” é em relação ao elenco desconhecido. As fases 1 e 2 da novela contam com muitos atores mirins e adolescentes. Tudo bem que o período definitivo da trama conta com atores consagrados, mas é aquela coisa né: “a primeira impressão é a que fica”.

Mesmo sendo escrita por Manoel Carlos, a novela “Em Família” tem tudo para ser lenta e sem muita ação – a trama não tem um “herói”, muito menos um “vilão”. Por isso, talvez a história de amor entre os primos Helena e Laerte pudesse fazer mais sucesso às 18h do que no horário nobre.

Mas todas essas análises ainda são apenas “achismos”, já que a trama está no ar há apenas uma semana. O grande desafio de Manoel Carlos é fazer com que os telespectadores se apaixonem por sua história a cada dia. Pode ser que agora, com a chegada da fase definitiva da novela, a novela conquiste de vez o seu espaço. Porém, ainda está um pouco longe para falar em sucesso.

Atualizado em 10 Fev 2014.