Guia da Semana


Foto: Reprodução Blog Live Touch

Quem está acostumado com dietas sabe como é difícil segui-las corretamente. Dieta da sopa, dieta dos pontos, dieta da lua... São milhares de opções que prometem reduções ora saudáveis ora milagrosas e que são inventadas todos os dias. Em tempos de internet e criatividades digitais, o Instituto Nutra e Viva criou um novo aplicativo que ajuda a contar calorias e controlar o peso de forma saudável e em qualquer lugar.

O NutraBem é específico para iPhone e iPod Touch e pode ser baixado no iTunes ou no site da Live Touch. O aplicativo apresenta não apenas as calorias dos alimentos consumidos, mas também o equilíbrio nutricional do que é ingerido pelo usuário. Isto é, o programa também permite que seja montada uma dieta balanceada, garantindo todo tipo de nutrientes e vitaminas necessárias, facilitando até a compra no mercado.

Para iniciar, o usuário deve inserir seus dados pessoais como peso e altura. Em seguida, é digitada a quantidade que a pessoa pretende perder ou ganhar. Logo, o programa calcula seu índice de massa corporal e qual deve ser a faixa calórica a ser consumida por dia. Aconselha-se, de acordo com o aplicativo, perder 2 kg por mês.


Foto: Getty Images

Desenvolvido pelo grupo de nutricionistas do Instituto, o produto funciona de acordo com os costumes alimentares do brasileiro, destacando as comidas favoritas do paladar nacional. São mais de mil opções, entre frutas, carnes, verduras, legumes, grãos, etc. Cada página lista os alimentos do grupo específico, uma foto ilustrativa, a medida correspondente ao que foi consumido (gramas ou colher) e a quantidade correspondente em calorias.

Escolhas caseiras e dicas sobre o modo de preparo dos alimentos também fazem parte do aplicativo. Dúvidas sobre alimentos funcionais, líquidos ingeridos durante as refeições e quantidade do uso de azeite são exemplos de informações que o produto traz.

Segundo a nutricionista e fundadora do Instituto Nutra e Viva Cristina Rubim, o desafio era criar um programa que fosse capaz de analisar o equilíbrio nutricional associado à quantidade de calorias consumidas, apresentando quais são as falhas e as carências da alimentação diária do usuário.


Foto: Getty Images

Entretanto, certos elementos comuns ainda não foram incorporados ao programa como o grão de bico. A quantidade de atividade física praticada, por exemplo, só pode ser classificada como leve, moderada ou intensa. O acompanhamento do consumo semanal tem a função de ajudar o usuário a equilibrar suas refeições, a partir de um panorama maior.

Outra facilidade do produto é que ele pode ser usado sem estar conectado a web. A empresa Livetouch, parceira do NutraBem, aponta que muitos usuários não possuem uma rede Wi-Fi ou rede de dados 3G. Como o aplicativo tem por objetivo ser usado em qualquer lugar como supermercados e restaurantes, a conexão será necessária apenas para o download das atualizações. A empresa também promete disponibilizar o produto em breve para outros tipos de celular.

Para fazer o download do aplicativo, entre aqui. O NutraBem tem tamanho de 4,4 MB e custa US$ 5,00 (aproximadamente R$ 10,00).

Por Angela Miguel

Atualizado em 17 Jul 2012.