Guia da Semana


O antigo bairro industrial da Barra Funda, em São Paulo, é o cenário da nova novela das 18h da Rede Globo, O Profeta. Ambientada nos anos 50, a trama é centrada no personagem Marcos (Thiago Fragoso), um jovem paranormal que, atormentado pela morte do irmão mais novo, se muda para São Paulo, onde se apaixona por Sônia (Paola Oliveira).

Sônia (foto abaixo), entretanto, está compromissada com Camilo (Malvino Salvador) - primo de Marcos. Iludido, o vidente aproxima-se de Ruth (Carol Castro), vilã que explora seus dons de vidência, proporcionando dinheiro às pessoas que a cercam. Carola (Fernanda Souza), irmã de Ruth, nutre uma paixão distante por Marcos após ele tê-la salva de um acidente; ambos acabam se aproximando em uma relação amistosa.

Outros personagens complementam o elenco principal, Juliana Baroni interpreta Miriam, personagem que costuma pular a cerca do marido Alceu (Nuno Leal Maia). Tainha, um vendedor de peixes bonachão, é o papel do ator Rodrigo Faro, enquanto Paula Burlamarqui está na pele da misteriosa Teresa. Fernanda Rodrigues é a manicure Gisele, que passa o tempo a esnobar Tainha.

Embora a história de desenrole na capital paulista, a gravação está sendo realizada, em sua maior parte, nos estúdios do Projac em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Cartões postais de São Paulo, como a Estação da Luz e o Museu do Imigrante foram utilizados esporadicamente como locações para cenas especiais.

O folhetim, que gira em torno de uma fábrica de cristais comandada por Clóvis (Dalton Vigh), é uma releitura do original de Ivani Ribeiro, mostrado no final da década de 1970 na extinta TV Tupi. A adaptação terá a supervisão de textos de Walcyr Carrasco, diretor de sucessos como O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta.

A festa de lançamento de O Profeta, realizada no Nacional Clube, em São Paulo, prenunciou o clima da novela: muitos vestidos de bolinha, carrões possantes e rock´n´roll. Os anos 50 estão de volta com um toque místico!

Curiosidades sobre O Profeta

  • Quando criança, o personagem Marcos é interpretado pelo ator-mirim Gabriel Moura.
  • Stênio Garcia e Vera Holtz serão Jacó e Ana, pais do jovem protagonista
  • Assim como a atriz Renée Zellweger teve engordar para fazer o papel da carismática Bridget Jones, Fernanda Souza precisou ganhar sete quilos para interpretar a gulosa Carola
  • O início da novela foi rodado na cidade de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. O Canyon Montenegro também foi usado como locação para as primeiras cenas

  • Atualizado em 6 Set 2011.