Guia da Semana

Farra televisiva

Todos os ritmos brasileiros do carnaval 2011 cabem na telinha. Veja as programações das principais emissoras de TV aberta

Foto: TV Globo / Alex Carvalho

Mocidade de coração, Regina Casé irá homenagear as escolas cariocas no Esquenta! de domingo

É difícil um brasileiro não gostar de carnaval. Os que não gostam ou são doentes da cabeça ou ruins do pé, como diz o samba. E, para gostar da farra momesca, não precisa encarar nenhuma multidão, nenhuma fila, nem ter amigo rico para colocar para dentro do camarote. A televisão está aí para isso, com uma programação repleta e diversificada, ideal para quem quer cair na folia sem se cansar nem gastar muito. A diversidade da festa está garantida na grade da TV aberta, com programas especiais e transmissões ao vivo dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e São Paulo, dos blocos e trios elétricos de Salvador e da agitação das ruas do Recife e Olinda.

Nordeste
O carnaval da região mais arretada do país terá cobertura tripla. Pela primeira vez, o SBT acompanhará o Carnaval de Salvador. Para isso, contará com 583 profissionais e 32 câmeras digitais espalhadas pelos dois circuitos: o Barra-Ondina e o Campo Grande, além de entradas ao vivo dos principais camarotes. No comando, o time de apresentadores da casa, com Eliana e  Celso Portiolli na sexta-feira (dia 4) e sábado (5) e André Vasco e Lola Melnick (jurada do Se Ela Dança, Eu Danço) de domingo (6) a terça (8). A direção é de Ariel Jacobowitz.

A loura Carla Perez também estará na cobertura da terra do axé, com entradas ao vivo nos circuitos e nos camarotes pela REDETV!. Já a Band ataca, ao mesmo tempo, a capital baiana e o carnaval pernambucano. Em Salvador, a emissora contará com camarote Planeta Band, montado no final do circuito Barra-Ondina. O espaço possui 8 mil m², com capacidade para 6 mil pessoas por dia, em um espaço com 20 ambientes diferentes para receber convidados, VIPs, artistas e todo o elenco da emissora. Abrigará também os estúdios da Band FM e do E-Band, portal da emissora que transmitirá ao vivo pela internet toda a festa do carnaval da Bahia.

Para a cobertura soteropolitana, serão usadas cerca de 20 câmeras HD posicionadas no espaço da emissora, nos camarotes e na passagem dos trios elétricos. A apresentação está a cargo de Rita Batista e Guilherme Arruda (circuito Campo Grande) e Patricia Maldonado e Betinho (Band FM) no novo estúdio, de onde vão acompanhar o fervo do circuito Barra-Ondina. No camarote, Felipe Andreolli, Daniela Freitas e Luize Altenhofen estarão de olho em tudo que acontece no mundo dos VIPS e das celebridades em reportagens especiais e flashes ao vivo.

Pelo quarto ano consecutivo, a emissora vai mostrar também a festa de Recife e de Olinda com vinte câmeras HD espalhadas pelas duas cidades e dois estúdios. Os apresentadores Débora Villalba e Luiz Megale (BandNews FM) e Nadja Haddad e Edgard Piccoli mostram todos os detalhes da festa. Um dos destaques do carnaval do estado, a folia do Galo da Madrugada terá a transmissão exclusiva, com ancoragem do comentarista Téo José, a partir das 13h do sábado, dia 5.

Rio e São Paulo

Foto: Fábio Nunes/Band


A Rede TV, emissora especialista no mundo dos famosos, terá Nelson Rubens e Flávia Noronha  no comando da transmissão, que contará com 200 profissionais. À frente das câmeras, Íris Stefanelli, Adriana Bombom, Mirella Santos, Thiago de Angelis (o Linguarudo/ TV Fama), Tiago Barnabé (Luciana Gimenez Cover), Alexandre Frota, Jaqueline Khury, Tânia Oliveira e o humorista do Pânico na TV,  Charles Henrique (Charles Henriquepédia) e a equipe de repórteres.

O ponto alto será a cobertura do tradicional Baile Gay, no Rio de Janeiro, na terça-feira. Os humoristas do Pânico na TV, Eduardo Sterblicht e Daniel Peixoto (Alfinete) se juntam a Alexandre Frota, Adriana Bombom, Tiago Barnabé (Luciana Gimenez Cover) e  Charles Henrique (Charles Henriquepédia), mostrando as brincadeiras divertidas com os foliões no tapete vermelho e também a festa dentro do salão.

Os foliões televisivos mais apaixonados terão a chance de assistir a sete dias de desfiles das escolas de samba do Rio e de São Paulo. A Bandeirantes exibe o grupo de acesso carioca no sábado (dia 5) e os desfiles das campeãs (sexta, 11 de março, São Paulo, e sábado, 12, Rio).

Para os desfiles, a Vênus Platinada aposta na interatividade com o público, que poderá participar ativamente das transmissões com opiniões e comentários sobre os desfiles por SMS e dar notas para seis quesitos de cada escola (em vez de uma nota única por agremiação): Samba enredo, Bateria, Mestre sala e porta bandeira, Alegorias, Fantasias e Comissão de frente.

No Rio de Janeiro, Luiz Roberto e Glenda Kozlowski continuam à frente da transmissão do maior espetáculo da Terra, que mobilizará 800 profissionais da emissora. Na Sapucaí, 20 repórteres farão entradas ao vivo e trarão matérias pré-gravadas. A cada escola, a jornalista Ana Paula Araújo vai mostrar em telões touch screen um compacto do desfile que acabou de acontecer, com comentários de Chico Pinheiro e quatro bambas: Arlindo Cruz, Helio de La Pena, Teresa Cristina e Haroldo Costa.

Já na terra da garoa, a emissora traz Cleber Machado e Mariana Godoy na apresentação do desfile. Eles estarão à frente de cerca de 900 profissionais, com 25 repórteres credenciados na avenida. Um estúdio high tech também será montado na apoteose do Sambódromo paulistano, de onde Chico Pinheiro acompanhará a festa com os comentaristas Negra Li, Ailton Graça, Leandro Lehart e Celso Viáfora. Durante as transmissões, flashes ao vivo de Recife, Salvador e das demais praças onde o carnaval de rua for quente.

Dias antes, a emissora escalou Regina Casé para homenagear os antigos carnavais e marchinhas no programa Esquenta! Do palco, a apresentadora comandará a animação garantida do público no estúdio, todos vestidos com as camisetas do bloco do Esquenta! e contará com o partideiro Arlindo Cruz e outros músicos, intérpretes e figuras da folia dos velhos tempos.

Veja a programação das principais emissoras da TV aberta para o carnaval

Rede Globo

Sexta-feira (4 de março)

Desfile das Escolas de Samba de São Paulo
Às 23h30 (Logo após o Globo Repórter)

Sábado (5 de março)

Desfile das Escolas de Samba de São Paulo
Às 22h40 (Logo após o BBB 11)

Domingo (6 de março)

Esquenta!
Às 11h30 (Logo após o Esporte Espetacular)

Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Às 21 horas (Logo após o Fantástico)

Segunda-feira (7 de março)

Compacto do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Às 13:45  (Logo após o Jornal Hoje)

Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Às 21h10 (Logo após o BBB 11)

Terça- feira (8 de março)

Compacto do Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
Às 13:45 (Logo após o Jornal Hoje)

Apuração das Escolas de Samba - Grupo Especial - São Paulo
Às 16h

Quarta - feira (9 de março)

Apuração das Escolas de Samba - Grupo Especial - Rio de Janeiro
Às 16h

Rede TV

Sexta-feira (4 de março)

Bastidores Carnaval 2011
São Paulo e Salvador
À 0h

Foto: Divulgação REDETV!

Carla Perez trará o agito e as fofocas dos camarotes de Salvador

Sábado (5 de março)

Bastidores do Carnaval 2011
São Paulo e Salvador
Às 23h

Domingo (6 de março)

Bastidores Carnaval 2011
Rio de Janeiro e Salvador
Às 23h30

Segunda-feira (7 de março)

Bastidores Carnaval 2011
Rio de Janeiro e Salvador
Às 23h

Terça- feira (8 de março)

Bastidores Carnaval 2011
Baile Gay e Salvador
Às 23h


SBT

Sexta-feira (4 de março)

SBT Folia
Circuito Barra-Ondina
De 21h15 às 22h30 e de 23h30 às 01h15

Sábado (5 de março)

SBT Folia
Circuito Barra-Ondina
De 21h15 às 22h30 e de 23h30 às 01h15

Domingo (6 de março)

SBT Folia
Circuito Campo Grande
De 15h às 19h e de 01h10 às 02h10

Segunda-feira (7 de março)

SBT Folia
Circuito Campo Grande
De 14h15 às 16h15

Circuito Barra-Ondina
De 21h15 às 22h15

Terça- feira (8 de março)

SBT Folia
Circuito Campo Grande
De 14h15 às 16h15

Circuito Barra-Ondina
De 21h15 às 22h15

Band

Sexta-feira (4 de março)

Band Folia
Salvador e Recife
De 22h15 às 3h30

Sábado (5 de março)

Band Folia
Salvador e Recife
De 13h às 15h30; de 18h às 18h45 e de 20h10 às 20h30

Desfile das escolas do grupo de acesso do Rio de Janeiro
Às 20h30

Domingo (6 de março)

Band Folia
Salvador e Recife
De 13h às 19h e de 1h às 3h30

Segunda e terça (7 e 8 de março)

Band Folia
Salvador e Recife
De 15h às 17h; de 22h15 às 3h30

Sexta-feira (11 de março)

Desfile das escolas campeãs de São Paulo
Às 21h45

Sábado (12 de março)

Desfile das escolas campeãs do Rio de Janeiro
Às 20h45

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10