Guia da Semana

Favoritos a Medalha de Ouro Nas Olimpíadas 2012

Saiba quem são os principais candidatos a conquistas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Superar os rivais e chegar ao lugar mais alto do pódio, quebrar recordes e confirmar as expectativas é o grande objetivo de muitos “superatletas”. A medalha de ouro é um sonho inclusive para os já consagrados em suas respectivas modalidades.

>> Saiba quem são os brasileiros podem ganhar medalhas em Londres
>> Veja quem são os favoritos no futebol masculino
>> Confira os locais com inspiração na londrina em São Paulo

Muitos esportistas chegam a Londres com toda badalação, e também, é claro, com a responsabilidade e a cobrança de levarem para casa a medalha de ouro.

Para entrar no clima, o Guia da Semana selecionou os francos favoritos a conquista do sonhado ouro olímpico.

Onde Assistir?
A competição tem transmissão exclusiva em TV aberta pela Rede Record e nos canais de TV por assinatura Sportv (com quatro canais), ESPN (três canais) e Bandsports e Bandnews. Consulte sua operadora!  

Confira!


O selecionado de basquete masculino é conhecido como Dream Team.Crédito: Site/USA Basketbal

Seleção de Basquete dos EUA
Desde os Jogos Olímpicos de 92, em Barcelona, os Estados Unidos envia atletas de sua Liga Profissional de Basquete, a NBA, para a disputa. Apelidado de Dream Team, naquele ano o time formado por Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, não apenas conquistou a medalha de ouro, mas deu show em quadra encantando o mundo.

Para Londres, mesmo com algumas baixas por conta de lesãões, o time norte-americano ainda está repleto de craques. Kavin Durant, Kobe Bryant e Lebron James dividem opiniões sobre quem é o melhor jogador do mundo nesse esporte. Juntos eles buscam do bicampeonato olímpico, e a consagração de uma geração.

Saiba as datas dos jogos no torneio olímpico de basquete.


Bolt corre em busca de sua segunda medalha de ouro. Crédito: Divulgação

Usain Bolt
Atual Campeão Olímpico dos 100 e 200 metros rasos, o corredor Jamaicano Usain Bolt é o mais badalado esportista do atletismo mundial. Detentor de um recorde mundial e outro olímpico, a expectativa é que Bolt supere suas próprias marcas mesmo correndo contra velocistas de muito bom nível como os compatriotas Asafa Powell e Yohan Blake, além do norte-americano Tyson Gay.

Veja as datas e os horários das provas de atletismo nas olimpíadas


O nadador Michael Phelps pode se tornar o atleta com mais medalhas olímpicas na história dos jogos. Crédito: Divulgação

Michael Phelps
Simplesmente o atleta que mais ganhou medalhas de ouro na história dos Jogos Olímpicos em uma mesma edição, esse é o nadador Michael Phelps, que faturou nas Olimpíadas de Pequim 2008, nada mais, nada menos que oito ouros, chegando a marca de 16 na carreira, sendo 14 só de ouro. 

Caso Phelps conquiste mais três vitórias em finais se tornará também o maior vencedor de medalhas de todos os tempos, já que a ginasta Russa Larisa Latynina ganhou 18 entre 1956 e 1964.

Confira as datas das provas da natação nos Jogos Olímpicos 


Federer quer a medalha de ouro para completar uma carreira vencedora. Crédito: Divulgação

Roger Federer
Se Novak Djokovic disputa com ele cabeça a cabeça o primeiro lugar no ranking da ATP, e Rafael Nadal é o atual campeão olímpico, Roger Federer tem a seu favor o piso em que são disputadas as partidas nessa edição das Olimpíadas. Trata-se da lendária grama de Wimbledon, onde o suiço já venceu em sete oportunidades o torneio anual. 

Outra motivação é que falta uma medalha de ouro em seu currículo. Federer é o maior vencedor de Grand Slams, que são os mais importantes torneios de uma temporada no tênis, e quem sabe não consiga mais uma conquista.

Saiba a data e o horário das finais do Torneio Olímpico de Tênis

 
Meio campista Juan Mata é uma das apostas da fúria em busca de mais um titulo em 2012. Crédito: Divulgação

Seleção de Futebol da Espanha
A fúria, como é chamada pelos torcedores e analistas esportivos, é sem dúvida o bicho papão do futebol mundial. Os mais ufanistas torcedores do futebol verde-amarelo que me perdoem, mas eles venceram a última Copa do Mundo, as duas últimas edições da Eurocopa e ainda o último Europeu sub-21, eles estão com a bola toda. 

Para repetir o sucesso dos jogos de 92, quando subiu no lugar mais alto do pódio atuando em casa, a seleção espanhola conta com três atletas acima de 23 anos: Jordi Alba do Barcelona, Juan Mata, do Chelsesa e Javi Martínez do Atletic de Bibao. Além disso, promessas como Cesar Azpilicueta do Olympique de Marselha e Tello também do Barcelona, fazem parte do elenco. 

Confira as datas e horários dos jogos da Espanha na Primeira Fase


Isinbayeva salta para superar sua prórpria marca. Crédito: Divulgação

Yelena Isinbayeva 
A Russa não poderia deixar de ser lembrada, já que é atual campeã olímpica no salto com vara e detentora do recorde mundial com a marca de 5,06 metros. Uma curiosidade é que Yelena já bateu o mesmo recorde por 28 vezes, e quem sabe em Londres estabeleça marcas ainda melhores. 

Veja a data e o horário da competição do Salto Com Vara


Kipsang é o queniano com mais chances de levar o ouro em Londres.Crédito: Reprodução 

Wilson Kipsang
A maratona olímpica é tradicionalmente a competição que encerra as Olimpíadas. Não é nenhuma novidade que os quenianos têm todo o favoritismo para a conquista de talvez as três medalhas. O homem a ser batido atende pelo nome de Wilson Kipsang, corredor de 30 anos que pela primeira vez vai disputar os jogos olímpicos.

Kipsang venceu as últimas quatro provas que disputou inclusive a tradicional maratona de Londres, que foi realizada em abril deste ano. De qualquer forma vale torcer pelo nosso Marílson Gomes dos Santos, afinal não podemos nos esquecer de que em 2004, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima não era favorito e só não venceu por ter sido atrapalhado por um fanático religioso.

Veja a data e o horário da Maratona Olímpica

Atualizado em 28 Jul 2012.

Por Clayton Santos
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10