Guia da Semana

Faz-me Rir

Sitcoms dos Estados Unidos conquistam milhares de fãs e têm lugar garantido todos os anos na telinha brasileira

Lucy Ricardo, Cliff Huxtable, Jerry Seinfeld e Rachel Green. Mesmo quem não conhece esses personagens em detalhes, já deve ter ouvido falar, ao menos uma vez, nos protagonistas de I Love Lucy, The Cosby Show, Seinfeld e Friends. Já encerradas, essas foram algumas das comédias de situação ou sitcom estadunidenses mais populares das últimas décadas.

O formato, que migrou do rádio para a televisão nos anos 50, segue em forma. Com episódios curtos e dilemas envolvendo familiares ou amigos, a cada ano, as sitcom geram novos herdeiros ou temporadas inéditas. O Guia da Semana relaciona alguns sucessos das TVs a cabo. Além disso, se você perdeu alguma temporada, saiba o que está disponível em DVD.

Mike & Molly

De Chuck Lorre, mesmo produtor de Two and a Half Men e The Big Bang Theory, a caçula da lista estreou este mês no Brasil. O par do título, um policial (Billy Gardell) e uma professora (Melissa McCarthy), se conhece em um programa de apoio a obesos e se apaixona. Enquanto tenta lidar de maneira bem-humorada com as piadas sobre seus quilinhos extras, a dupla curte muito o namoro e faz o possível para controlar o peso.          
Onde assistir? Warner, às segundas, 20h.
Curiosidade: Maura Kelly, colunista da Marie Claire norte-americana, revelou sentir-se enojada com a ideia de cenas de beijo entre um casal gordinho. Em resposta, Mark Roberts, criador da série, considerou levar ao ar um episódio em que Molly suspende a assinatura da revista.

Drop Dead Diva

Logo no início, a vaidosa Deb Donson (Brooke D'Orsay) morre em um acidente, mas volta à vida. Porém, agora habita o corpo de Jane Bingum (Brooke Elliott), advogada inteligente mas gordinha, para desespero da aspirante a modelo que tem que se adaptar à nova vida e reavaliar seus preconceitos com relação à aparência.

Onde assistir? Sony, às terças, 21h (segunda temporada).
Para colecionadores: A primeira temporada foi lançada em DVD no mês de setembro.
Curiosidade: Qualquer semelhança com o filme O Céu Pode Esperar não é mera coincidência. O produtor Josh Berman cruzou o longa de 1978 com a produção Sexta-Feira Muito Louca para compor o roteiro. 

Modern Family

Retrato da atual sociedade norte-americana, a sitcom destaca variadas composições familiares. Na meia-idade, Jay (Ed O'Neill) é casado com Gloria (Sofia Vergara), bem mais jovem. Os dois criam Manny, de 11 anos, filho do primeiro casamento da colombiana. Jay, por sua vez, é pai de Claire (Julie Bowen) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson). A primeira, durona, é casada com Phil (Ty Burrell) e tem três filhos, enquanto o outro, homossexual, vive com Cameron (Eric Stonestreet). Juntos, adotam a bebê vietnamita Lily.

Onde assistir? Fox, às segundas, 22h (reprise da primeira temporada). A segunda, já em exibição nos Estados Unidos, chega por aqui no próximo semestre.
Para colecionadores: O DVD da primeira temporada chegou ao Brasil em novembro.
Curiosidade: Grande estreia de 2010, o seriado faturou os prêmios de melhor roteiro, coadjuvante em comédia e série cômica na última edição do Emmy, desbancando a favorita Glee.

Two and a Half Men

Nem as polêmicas em torno do ator Charlie Sheen são capazes de arranhar o prestígio da série. Solteirão convicto, Charlie Harper, personagem de Sheen, vê sua vida virar de pernas pro ar depois que o irmão Alan (Jon Cryer), no meio de um divórcio, e o sobrinho Jake (Angus T. Jones) se mudam para a sua casa na praia de Malibu. Na atual temporada, Jake enfrenta os dilemas da adolescência enquanto o pai inicia um namoro com a neurótica Lindsay, divorciada e com um filho de 16 anos. Charlie continua o mulherengo de sempre.

Onde assistir? Warner, às terças, 20h (oitava temporada).
Para colecionadores: As sete primeiras temporadas foram lançadas em DVD no Brasil.
Curiosidade: Aos 17 anos, Angus é o adolescente mais bem pago da TV norte-americana (250 mil dólares por episódio), de acordo com ranking da revista TV Guide.

The Big Bang Theory

Leonard (Johnny Galecki), Sheldon (Jim Parsons), Howard (Simon Helberg) e Rajesh (Kunal Nayar) são os nerds mais queridos da TV. O que sobra em inteligência lhes falta em habilidades sociais. É aí que entra Penny (Kaley Cuoco), a bela, mas não tão intelectual vizinha de Leonard e Sheldon. Além de despertar a paixão no personagem de Galecki, a loira ajuda os cientistas a interagirem socialmente.

Onde assistir? Warner, às terças, 20h30 (quarta temporada).
Para colecionadores: As duas primeiras temporadas já foram lançadas em DVD. A terceira tem previsão de chegada às lojas em 9 de dezembro.
Curiosidade: O professor de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia, David Saltzberg, revisa os roteiros, corrigindo equívocos científicos. O especialista também sugere as equações nas lousas que ilustram alguns episódios. 
 
The Simpsons

A família mais famosa dos sitcoms animados já estrelou mais de 450 episódios e alcançou a impressionante marca de 22ª temporada, iniciada nos Estados Unidos em setembro. Com milhares de fãs pelo mundo, diversos prêmios na bagagem e muitos elogios dos críticos, a série, que já rendeu até um longa em 2007, satiriza o estilo de vida da classe média norte-americana por meio da família chefiada por Homer. Ele e a esposa Marge são pais de Bart, Lisa e Maggie e vivem em Springfield.

Onde assistir? FOX, aos domingos, 20h30 (reprise da 21ª temporada). A 22ª ainda não tem previsão de estreia no país.
Para colecionadores: No Brasil, foram lançadas 13 temporadas em DVD, além de um box especial do 20º ano.
Curiosidade: No Guiness Book, The Simpsons detém as marcas de série animada em horário nobre de maior duração e de seriado com o maior número de participações especiais de celebridades de toda a história da TV.

Fotos: Divulgação

Atualizado em 21 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Transmissão do Critics' Choice Awards 2016 na TV e internet

A premiação reúne os maiores talentos do cinema e da TV

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro