Guia da Semana

Lucy Ricardo, Cliff Huxtable, Jerry Seinfeld e Rachel Green. Mesmo quem não conhece esses personagens em detalhes, já deve ter ouvido falar, ao menos uma vez, nos protagonistas de I Love Lucy, The Cosby Show, Seinfeld e Friends. Já encerradas, essas foram algumas das comédias de situação ou sitcom estadunidenses mais populares das últimas décadas.

O formato, que migrou do rádio para a televisão nos anos 50, segue em forma. Com episódios curtos e dilemas envolvendo familiares ou amigos, a cada ano, as sitcom geram novos herdeiros ou temporadas inéditas. O Guia da Semana relaciona alguns sucessos das TVs a cabo. Além disso, se você perdeu alguma temporada, saiba o que está disponível em DVD.

Mike & Molly

De Chuck Lorre, mesmo produtor de Two and a Half Men e The Big Bang Theory, a caçula da lista estreou este mês no Brasil. O par do título, um policial (Billy Gardell) e uma professora (Melissa McCarthy), se conhece em um programa de apoio a obesos e se apaixona. Enquanto tenta lidar de maneira bem-humorada com as piadas sobre seus quilinhos extras, a dupla curte muito o namoro e faz o possível para controlar o peso.
Onde assistir? Warner, às segundas, 20h.
Curiosidade: Maura Kelly, colunista da Marie Claire norte-americana, revelou sentir-se enojada com a ideia de cenas de beijo entre um casal gordinho. Em resposta, Mark Roberts, criador da série, considerou levar ao ar um episódio em que Molly suspende a assinatura da revista.

Drop Dead Diva

Logo no início, a vaidosa Deb Donson (Brooke D'Orsay) morre em um acidente, mas volta à vida. Porém, agora habita o corpo de Jane Bingum (Brooke Elliott), advogada inteligente mas gordinha, para desespero da aspirante a modelo que tem que se adaptar à nova vida e reavaliar seus preconceitos com relação à aparência.

Onde assistir? Sony, às terças, 21h (segunda temporada).
Para colecionadores: A primeira temporada foi lançada em DVD no mês de setembro.
Curiosidade: Qualquer semelhança com o filme O Céu Pode Esperar não é mera coincidência. O produtor Josh Berman cruzou o longa de 1978 com a produção Sexta-Feira Muito Louca para compor o roteiro.

Modern Family

Retrato da atual sociedade norte-americana, a sitcom destaca variadas composições familiares. Na meia-idade, Jay (Ed O'Neill) é casado com Gloria (Sofia Vergara), bem mais jovem. Os dois criam Manny, de 11 anos, filho do primeiro casamento da colombiana. Jay, por sua vez, é pai de Claire (Julie Bowen) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson). A primeira, durona, é casada com Phil (Ty Burrell) e tem três filhos, enquanto o outro, homossexual, vive com Cameron (Eric Stonestreet). Juntos, adotam a bebê vietnamita Lily.

Onde assistir? Fox, às segundas, 22h (reprise da primeira temporada). A segunda, já em exibição nos Estados Unidos, chega por aqui no próximo semestre.
Para colecionadores: O DVD da primeira temporada chegou ao Brasil em novembro.
Curiosidade: Grande estreia de 2010, o seriado faturou os prêmios de melhor roteiro, coadjuvante em comédia e série cômica na última edição do Emmy, desbancando a favorita Glee.

Two and a Half Men

Nem as polêmicas em torno do ator Charlie Sheen são capazes de arranhar o prestígio da série. Solteirão convicto, Charlie Harper, personagem de Sheen, vê sua vida virar de pernas pro ar depois que o irmão Alan (Jon Cryer), no meio de um divórcio, e o sobrinho Jake (Angus T. Jones) se mudam para a sua casa na praia de Malibu. Na atual temporada, Jake enfrenta os dilemas da adolescência enquanto o pai inicia um namoro com a neurótica Lindsay, divorciada e com um filho de 16 anos. Charlie continua o mulherengo de sempre.

Onde assistir? Warner, às terças, 20h (oitava temporada).
Para colecionadores: As sete primeiras temporadas foram lançadas em DVD no Brasil.
Curiosidade: Aos 17 anos, Angus é o adolescente mais bem pago da TV norte-americana (250 mil dólares por episódio), de acordo com ranking da revista TV Guide.

The Big Bang Theory

Leonard (Johnny Galecki), Sheldon (Jim Parsons), Howard (Simon Helberg) e Rajesh (Kunal Nayar) são os nerds mais queridos da TV. O que sobra em inteligência lhes falta em habilidades sociais. É aí que entra Penny (Kaley Cuoco), a bela, mas não tão intelectual vizinha de Leonard e Sheldon. Além de despertar a paixão no personagem de Galecki, a loira ajuda os cientistas a interagirem socialmente.

Onde assistir? Warner, às terças, 20h30 (quarta temporada).
Para colecionadores: As duas primeiras temporadas já foram lançadas em DVD. A terceira tem previsão de chegada às lojas em 9 de dezembro.
Curiosidade: O professor de Física e Astronomia da Universidade da Califórnia, David Saltzberg, revisa os roteiros, corrigindo equívocos científicos. O especialista também sugere as equações nas lousas que ilustram alguns episódios.

The Simpsons

A família mais famosa dos sitcoms animados já estrelou mais de 450 episódios e alcançou a impressionante marca de 22ª temporada, iniciada nos Estados Unidos em setembro. Com milhares de fãs pelo mundo, diversos prêmios na bagagem e muitos elogios dos críticos, a série, que já rendeu até um longa em 2007, satiriza o estilo de vida da classe média norte-americana por meio da família chefiada por Homer. Ele e a esposa Marge são pais de Bart, Lisa e Maggie e vivem em Springfield.

Onde assistir? FOX, aos domingos, 20h30 (reprise da 21ª temporada). A 22ª ainda não tem previsão de estreia no país.
Para colecionadores: No Brasil, foram lançadas 13 temporadas em DVD, além de um box especial do 20º ano.
Curiosidade: No Guiness Book, The Simpsons detém as marcas de série animada em horário nobre de maior duração e de seriado com o maior número de participações especiais de celebridades de toda a história da TV.

Fotos: Divulgação

Atualizado em 21 Set 2011.