Guia da Semana

Festas de Natal e Ano Novo

Como foi esse ciclo na sua vida? Quais foram os progressos feitos? Você já fez uma avaliação do que conquistou até agora? Fim de ano também é época de avaliar as conquistas financeiras, patrimoniais e pessoais e, acima de tudo, celebrá-las

Foto: Getty Images


Alguns podem chegar ao final do ano com a sensação de que nada mudou. Porém, muito disso deve-se ao fato de que nenhuma mudança e conquista era almejada. Para que esse quadro mude no ano que vem, sugere-se definição de metas que se deseja conquistar no próximo período.

Algumas dicas para definição de metas:

- Responda às perguntas: Qual? Quanto? E quando? - Se desejar comprar um carro deve saber exatamente qual modelo, quanto pagará e quando comprará;

- Descrever exatamente o dia, mês e ano que deseja alcançar as metas e objetivos. Segmentar em períodos de 1, 5 e 20 anos;

- Definir metas possíveis, porém desafiadoras;

- Ser bem claro e específico. Se falar sua meta para alguém e essa pessoa não compreender, é porque ela não está clara o bastante;

- Desejar sua meta, mais do que tudo, pois ela deve ser relevante para você;

- Ter poucas metas, para conhecer exatamente todas;

- Lembrar-se sempre de mensurar suas metas.


Exemplos:

- Efetuar viagem de alto padrão para a Itália, em julho de 2010, podendo gastar até 10 mil Euros.

- Comprar uma Tucson preta zero Km por 60 mil em dezembro de 2010.

- Fazer a prova de corrida São Silvestre de 2010 em até 1h30m.

Balanço de Final de Ano

Faça um levantamento de todas as metas que tinha definido para o ano e verifique se as conquistou. Para acompanhamento das metas financeiras e patrimoniais sugere-se a utilização de uma planilha. Nesta mesma planilha você poderá inserir a meta financeira para a soma total dos seus bens (Ativos) nos próximos anos.

As metas pessoais e não financeiras também devem ser avaliadas, como por exemplo, o desafio de aprender uma nova língua ou simplesmente participar de uma prova de atletismo. Em vários momentos essas metas terão elevados níveis de relevância e podem ser alavancas para seu bem estar e prosperidade futura.

Fim de um ciclo, início de outro. Caso não tenha conquistado todas as suas metas, não se preocupe, pois muitos ciclos ainda terão pela frente, porém nunca esqueça os seus objetivos. Eles são a força motriz de uma vida bem vivida.

Quem é o colunista: Raphael Cordeiro.

O que faz: Consultor financeiro especialista em finanças pessoais e investimentos. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças Pessoais através do MBA Personal Finance da Fipecafi/USP, possui certificação internacional - CFPTM e certificação CNPI. Autor do livro "O Sovina e o Perdulário" da Coleção Expo Money.

Fale com ele: rc@raphaelcordeiro.com.br




A Expo Money é um evento de Educação Financeira e de Investimentos, totalmente gratuito, voltado para todas as pessoas interessadas em aprender a administrar suas finanças. Em dezembro, o evento estará em Porto Alegre, nos dias 4 e 5. Aproveite e inscreva-se!



Atualizado em 22 Nov 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10