Guia da Semana

Fina Estampa

Com Lilia Cabral e Christiane Torloni, novela de Aguinaldo Silva aposta no confronto de aparência versus caráter

Por Angela Miguel

Chega das maldades de Léo e da sede de vingança de Norma. Aguinaldo Silva volta ao horário nobre com Fina Estampa, folhetim ambientado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, liderado por Lilia Cabral e Christiane Torloni. A novela, dirigida por Wolf Maia, colocará as veteranas atrizes em lados opostos ao discutir o que vale mais na sociedade atual: o caráter ou a aparência.

Pereirão

Após o sumiço de seu marido e pescador José Pereira (José Mayer), a portuguesa Griselda (Lilia Cabral) assumiu o comando da casa e da educação de seus três filhos, Quinze (Malvino Salvador), José Antenor (Caio Castro) e Maria Amália (Sophie Charlotte). Para sobreviver, ela passou a realizar pequenos consertos pelo bairro, como trocar pneus, canos e arrumar eletrodomésticos, o que lhe garantiu apelidos como "Marido de Aluguel" e "Pereirão".

Porém, Griselda não contava com o desprezo e o preconceito de José Antenor. Único filho a cursar uma universidade, o estudante de medicina se apaixona por Patrícia (Adriana Birolli), filha da socialite Tereza Cristina Velmont (Christiane Torloni). Com vergonha de sua origem humilde e da mãe nada vaidosa e durona, ele contrata uma atriz decadente para se passar por sua mãe milionária em seu noivado. Griselda, que realiza serviços na casa e no restaurante dos Velmont, descobre a farsa do filho. Nesse momento, os caminhos tão diferentes de Griselda e Tereza Cristina se encontram.

La Velmont

Nascida em berço de ouro, Tereza Cristina está sempre coberta com as melhores grifes e muitas joias. Frequentadora assídua de spas, festas e salões de beleza, se esforça para manter o sobrenome na roda dos ricaços da cidade. Ao se apaixonar pelo chef de cozinha René (Dalton Vigh), advindo de uma falida família, deu a ele um restaurante sofisticado na Barra, o Le Velmont.

Ainda que ela seja enlouquecida pelo marido, ela detesta seu jeitão boa praça e pacificador. René adora ajudar quem precisa e ela não suporta estar próxima ou bancar a boa samaritana para pobres ou subalternos. Mesmo assim, nada em sua vida funciona sem o mordomo Crô (Marcelo Serrado), que promete ser um dos grandes destaques da novela. Grudado na madame 24 horas, usa topete alto, roupas justas e assume seu lado feminino sem medo.

Reviravolta

Ao descobrir a enganação do filho, Griselda é expulsa da casa de Tereza Cristina e acusada de ser tão farsante quanto o filho. Humilhada pela situação, jura limpar e honrar seu nome à família. Mas ela não contava com uma reviravolta em seu destino. Após anos jogando na loteria sem muita esperança, a faz-tudo ganha um prêmio de 30 milhões que promete mudar sua visão da vida e como todos ao redor sempre a trataram. Resta a ela escolher qual caminho trilhar.

Rapidinhas

- Susana Vieira estava escalada para o papel de Ângela Vieira, uma atriz decadente capaz de tudo para ganhar algum dinheiro, mas foi vetada. Oficialmente, a Globo declarou que havia muitas semelhanças entre essa personagem e a do seriado Lara com Z, mas se comenta que o temperamento difícil da atriz fez com que fosse cortada. Já seu namorado Sandro Pedroso ganhou o papel do mágico Mandrake.

- Para viver Crodoaldo Valério, Wolf Maia exigiu que fosse escalado um ator hétero capaz de mergulhar de cabeça no mundo de frivolidades do personagem.

- Carolina Dieckmann interpreta Teodora, uma "piriguete", como define o autor da novela, que abandonou o marido (Malvino Salvador) e o filho para viver nos EUA ao lado de um pugilista, Dudu Azevedo. Carolina pegou pesado na malhação e está com o corpo mais curvilíneo.

- Alexandre Nero volta na pele de outro vilão, Baltazar. Motorista de Tereza Cristina, sofre com as represálias da madame e desconta na esposa Celeste (Dira Paes) e na filha. Logo nos primeiros capítulos, ela suportará em silêncio a violência doméstica.

- O diretor Wolf Maia também atua como um dono de um quiosque que leva um relacionamento aberto com Zambeze (Totia Meirelles).

- O ator português Paulo Rocha estreia em novelas brasileiras no papel de Guaracy Martins, dono do bar em que Malvino Salvador trabalha. Ele é apaixonado por Griselda.

- Julia Lemmertz e Dan Stulbach são o casal Esther e Paulo, donos da grife Fio Carioca e que descobrem não poder ter filhos.

- Em cartaz com o musical Um Violinista no Telhado, José Mayer não pôde se desvencilhar da longa barba e pediu afastamento da novela. Por isso, Dan Stulbach assumiu o papel de Paulo e Mayer se tornou o marido perdido de Griselda. Ele reaparecerá desmemoriado logo que a ex-mulher ganhar na loteria.

- Após fazer o público gargalhar com a Copélia de Toma Lá, Dá Cá, Arlete Salles retorna às novelas na pele de Vilma, uma taxista otimista que cuida da filha Letícia (Tânia Kalil) e da neta.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Angela Miguel
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Confira a programação especial de fim de ano da Rede Globo

A emissora carioca preparou muitas novidades para o mês de dezembro

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia