Guia da Semana

O Guia da Semana selecionou blogs de chefs e amantes da boa comida que fazem sucesso pelas receitas, artigos ou ideias inusitadas que fazem você se deliciar a cada clique novo no mouse. Blog Carla Pernambuco - Carlota http://carlapernambuco.uol.com.br/ Se você não sabe qual é a comida típica do havaí ou nunca experimentou um "Chapati" indiano está na hora de dar uma passada pelo blog da Carla Pernambuco. A conhecidísima chef que leva a boa gastronomia contemporânea do Carlota, há 15 anos para São Paulo e Rio de Janeiro, além de dar um show na cozinha surpreende também na hora de falar de gastronomia.

Colunista da Folha de S.Paulo e da Casa & Comida, recheia seu blog com os mais diversos assuntos que permeia a arte que aguça o paladar. Ela revira a história, política, cultura e tudo o que tem direito para falar sobre a gastronomia dos mais diversos países. Além disso, dá dicas de livros de culinária, vinhos, de como usar determinados alimentos em pratos que só uma chef com experiência de anos pode dar.

Mesmo agora de férias em Nova York, a chef não deixa seus leitores na mão e atualiza com freqüência o blog com dicas de onde comer e pratos que não podem ficar de fora do seu tour gastronômica pela cidade mais multifacetada dos estados Unidos.

Blog Roberta

http://robertasudbrack.com.br/blog "O cozinheiro tem um 'quê' de alfaiate seja pelo alfaite, seja pelo arremate pefeito" A frase é de quem tem no currículo nada mais nada menos que a cozinha do presidente da República. Roberta Sudbrack é conhecida como uma das melhores chefs do Brasil e que arrebenta quando o assunto é escrever sobre gastronomia.

O artigos se destacam pela forma descontraída e instigante que a gaúcha (mais uma da lista) brinca com as palavras e discute os mais diversos assuntos ligados a gastronomia. "Você já usou. Eu já usei. Você já experimentou. Eu já experimentei. Você já gostou. Eu nunca gostei. Mas, afinal, há alguns anos atrás seria sonho de uma noite de verão imaginar que algum dia nós teríamos o prazer de trabalhar com trufas frescas no Brasil". Desde uma reflexão sobre azeite de trufas, às principais feiras de gastronomia espalhadas pelo Brasil e até livros e filmes que podem interessar aos amantes da boa mês, são dignos das saborosas discussões do blog da Roberta.

Chucrute com salsicha

http://www.chucrutecomsalsicha.com/ O blog retrata as aventuras na cozinha de uma brasileira que mora na Califórina e não tem dom nenhum para merecer o avental. Fernanda Guimarães Rosa é atrapalhada, se corta, se queima, erra no sal, mas não desiste de botar a mão na massa.

Chucrute com salsicha. A invenção da mãe serviu de inspiração para a jornalista de 47 anos se arriscar entre as panelas e deixar a criatividade trabalhar e criar e recriar os mais diversos pratos. Talvez por ser igualzinha a muitos dos que amam gastronomia e fogem da regra de ser um expert na cozinha, o blog da Fernanda já é bastante famoso na rede.

Bolo de absinto, salada de laranja e azeitona, empanada de porco e tomilho são algumas das receitas inusitadas que ela seleciona, testa em casa - e ás vezes incrementa, como a versão de tortillha catalã que fez sucesso no blog- e posta no Chucrute com salsicha. A ideia é deixar a imaginação fluir e confiar no paladar.

Culinária vegetariana

http://cozinharconsciente.blogspot.com/ Esse blog é o paraíso dos vegetarianos e dos apreciadores da alimentação natural em pratos elaborados e saborosíssimos. Diversas receitas criativas e incrementadas que saem do estereótipo de que vegetariano só se alimenta de folha e comida sem gosto. A autora do blog é a Ângela, uma vegetariana convicta apaixonada por gastronomia que traz para a internet um cardápio com ideias geniais que deixam até os carnívoros de plantão com água na boca.

Quem achava que strogonoff e paella precisavam de carne, vai se supreender com o strogonoff de palmito com cenoura e milho e paella de vegetais do Cozinharconsciente. Outras opções deliciosas são a torta de inhame com brócolis, a panqueca integral de palmito de tofu ou couscous marroquino com tofu e abobrinha recheada. E para quem quer ousar, uma boa sugestão é o bife mandioca com molho de tomate acebolado e as duas variações de hambúrguer: com vegetais ou de aveia com molho de cenoura e laranja.

Há também um cardápio interessantíssimo de doces, como o wafle integral de banana e castanha. Algumas das receitas de confeitaria trazem opções para os vegan, os que não comem nenhum produto de origem animal, como ovo e derivados do leite. A Ângela substitui o leite e o creme de leite comum pelo feito com soja e compõe receitas incríveis como o sorvete de ameixa preta e o mousse de damasco turco.

Panelaterapia

http://www.panelaterapia.blogspot.com Se você faz parte daquela grande parcela da população que vive na correria mas que não quer deixar de cozinhar sua própria comida em casa, o Paneloterapia é tudo o que você precisa. Como um grande livro de receitas, o portal traz ideias de pratos rápidos, fáceis e saborosos que podem ser preparadas durante o cotidiano. "Não se trata de um blog de alta gastronomia. Minha ideia é mostrar que a comida do dia-dia pode ter um toque especial", explica Tatiana, no perfil do seu blog.

Lá é possível encontrar desde receitas lights como o tabule de uvas com molho de iogurte e o pepino japonês em conserva a pratos que ignoram a contagem de calorias e trazem a sensação nas nuvens para o seu paladar, como o mousse de limão siciliano com chocolate branco e a carne na mostarda.

Entradas, massas, peixes, carnes, risotos, saladas, pizzas, quiches, sobremesas, é só você escolher o que você está com vontade de comer hoje, navegar pelas infinidades de receitas e colocar a mão na massa.

Atualizado em 6 Set 2011.