Guia da Semana

Fale a verdade, quem não gosta de uma boa cena de ação? Aquelas em que o mocinho foge do bandido em uma corrida de carro eletrizante pelas ruas da cidade, ou as que envolvem tiroteios, capotamento, fugas e assassinatos inacreditáveis? Como o passar dos anos, a TV brasileira passou por centenas de mudanças e aprimoramentos. Com as novelas isso não foi diferente.

As cenas de ação tornaram-se cada vez mais cinematográficas e as famosas tortadas na cara de humor pastelão deram espaço para muito efeito especial, uso de tecnologias na qualidade de produção das cenas e, por consequência, ainda mais audiência.

Um exemplo disso foi a fuga do bancário Horácio Cortez, em Insensato Coração, no dia 1º de julho, que rendeu 43 pontos no ibope, de acordo com as fontes especializadas.

O trabalho para fazer a cena da trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares foi tamanho, que o ator Herson Capri relatou nunca ter feito nada parecido em novelas em seus 35 anos de carreira, tanto que teve que gravar cinco vezes a mesma cena e contar com o apoio de um dublê.

Pensando nisso, o Guia da Semana fez uma seleção das principais cenas de ação das novelas brasileiras que fizeram você suar as mãos de tanta tensão. Confira!

Fuga do Cortez - Insensato Coração

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Horácio Cortez fugindo do presídio em um helicóptero, em Insensato Coração

Inspirada na fuga do traficante Escadinha do persídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, em 1986, a cena em que o bancário Horário Cortez (Herson Capri) conseguiu escapar da cadeia foi cinematográfica. No entanto, o trabalho foi intenso, contou a ajuda de um dublê e levou mais de cinco horas para ser gravado.

Enquanto os detentos jogavam futebol, durante o banho de sol, um helicóptero aproximou-se do pátio do presídio, fazendo manobras sensacionais. Enquanto o tiroteio rolava solto entre os capangas de Horácio e os policiais, o bancário conseguiu escapar através de uma escada de cordas presa ao helicóptero. Mas, assim como nos filmes de ação, vários presidiários foram os feridos, mas nem de raspão um tiro acertou em Horácio!

Perseguição a Herculano - O Astro

Foto: TV Globo/João Miguel Júnior

Herculano sendo perseguido por causa do golpe que fez em parceria com Neco

Eternizado pelo galã Francisco Cuoco, o enigmático Herculano Quintanilha protagonizou uma cena de tirar o fôlego dos espectadores no primeiro capítulo de O Astro. Dessa vez, na pele de Rodrigo Lombardi, os takes tiveram o mesmo sucesso no remake ou até mais. Após ter aplicado um golpe nos fiéis da Igreja Matriz da cidade fictícia de Bom Jesus do Rio Claro, em parceria com Neco (Humberto Martins), ele levou um golpe do parceiro vigarista - que fugiu com toda a arrecadação - e acabou levando a culpa do roubo todo sozinho.

Quando os fiéis descobriram o golpe, perseguiram Herculano, que se virou nos trinta para não ser pego. Correndo da multidão, o protagonista teve que pular muros, passar por dentro de casas, até conseguir abrigar-se na prisão para escapar de ser morto pela população revoltada. Ele se entregou e foi condenado a oito anos de prisão. As cenas tiveram um realismo muito intenso, já que além de bons ângulos, a gravação é feita em câmera Full HD, que possui ótima definição.

Capotamento de Marcos e Fred - Mulheres Apaixonadas



O final de Marcos, vivido por Dan Stulbach, na trama de Manoel Carlos, foi até comemorado. O vilão que tinha mania de agredir sua ex-mulher Raquel (Helena Ranaldi) com uma raquete de tênis envolveu-se em um fatídico acidente e acabou morrendo. A cena foi assustadora: o carro capotou várias vezes ao cair em um abismo.

A cena só não foi totalmente comemorada pelos telespectadores de Mulheres Apaixonadas, pois Marcos estava com Fred (Pedro Furtado) -o aluno de Raquel que era apaixonado por ela - no carro. Infelizmente o adolescente também não sobreviveu a tragédia.

Explosão do shopping - Torre de Babel



Essa trama de Sílvio de Abreu foi recheada de cenas surpreendentes e polêmicas. Mas com certeza, uma das mais impactantes foi a explosão do shopping Tropical Towers, feita pela construtora do engenheiro César Toledo (Tarcísio Meira). Por vingança à família Toledo, José Clementino (Tony Ramos) instala explosivos em todo o edifício que seria ligado apenas quando o local estivesse vazio. No entanto, alguém - que posteriormente revelou-se ser a Sandrinha (Adriana Esteves) - acionou a explosão antes do previsto.

Muitos efeitos conseguiam aliar as cenas externas que mostrava as dinamites estourando, e as cenas internas, que mostravam o prédio desmoronando sobre alguns personagens que não conseguiram escapar. Além de provocar muita tensão nos telespectadores, a cena também foi triste, já que mostrou a morte de vários personagens, como do casal homossexual Leila Sampaio (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni), além do problemático Guilherme (Marcelo Antony).

Suicídio de Laurinha Figueroa - Rainha da Sucata



Depois de fazer tantas maldades contra Maria do Carmo (Regina Duarte), Laurinha Figueroa (Glória Menezes) teve um final digno de filme de Hollywood. Após uma intensa briga com a sucateira, a vilã deu sua cartada final: jogou-se do alto do prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Paulista. A cena foi espetacular. Enquanto Laurinha caía do prédio, com um vestido branco esvoaçante, a personagem de Claudia Raia, Adriana, soltava a voz em uma música bem alta, que fez um fundo perfeito para a cena.

Mas quem pensou que Laurinha tinha enlouquecido, suicidando-se sem mais, nem menos, enganou-se. Ela planejou tudo para que as pessoas pensassem que foi Maria do Carmo quem a empurrou. Antes de cair, ela arrancou um brinco de sua orelha da personagem de Regina Duarte e caiu com a peça em sua mão, como prova para incriminá-la.


Atualizado em 12 Fev 2014.