Guia da Semana

Foto: Chico Audi


Nos últimos anos, sempre nesta época, um assunto domina o noticiário televisivo nacional. Depois que o acordo entre Hebe Camargo e SBT passou a ser renovável ano a ano, não houve site, blog ou revista especializada que não especulasse cada passo no rumo da renovação. Neste contexto, cabia de tudo: desde boatos dando conta de que a grande dama da televisão deixaria os domínios de Silvio Santos até as reclamações públicas de insatisfação por parte da apresentadora.

As discussões em torno do destino de Hebe Camargo viraram novela de fim de ano. Seu contrato com o SBT acabava renovado e, assim, tudo permanecia como estava. Mas, no fim de 2010, a novela teve um final diferente: na gravação de seu especial de réveillon, Hebe Camargo leu uma carta de despedida e, assim, avisou que não permaneceria na emissora em 2011. A notícia caiu como uma bomba, já que, após 25 anos, não se imaginava o sofá da loira instalado em outro palco que não o dos estúdios da Anhanguera.

Na verdade, as relações entre Hebe Camargo e SBT já azedaram há muito tempo. O programa Hebe, que já foi campeão de audiência da emissora, vinha perdendo cada vez mais público. Porém, a situação foi piorando não por culpa da apresentadora, que sempre manteve seu prestígio intacto. Quando, em 2006, a direção do SBT mudou o dia da exibição da atração, passando das noites de segunda para as noites de sábado, estava assinado o atestado de óbito do programa. A audiência desabou abruptamente, já que mexeram com um hábito há muito tempo enraizado no espectador. Talvez percebendo a besteira que fez, a emissora tratou de reinstalar Hebe às segundas depois de alguns meses, mas já era tarde. O programa nunca mais se recuperou.

E o que foi visto depois apenas colaborou com a queda vertiginosa de audiência. Troca de direção, tentativa de "modernizar" o formato do programa, constantes trocas de horário... Tudo isso colaborou, e muito, para que o programa de Hebe Camargo ficasse cada vez menor e desinteressante. E como a audiência só caía, chegaram a culpar a apresentadora pela má fase. Bobagem. Os erros partiram da cúpula do SBT, que não soube como proceder quando o programa passou a patinar.

Uma prova de que Hebe nunca perdeu o carinho de seu público foi seu retorno à TV no início deste ano, quando ainda se tratava de um câncer. O programa virou um evento, com a participação de estrelas de diversas emissoras, e obteve boa resposta da audiência. Não foi somente a curiosidade de rever Hebe que inflou os números, mas também o fato de o programa simplesmente voltar às origens, oferecendo convidados interessantes num bate-papo descontraído e agradável.

Fora do SBT, Hebe poderá resgatar este formato que a consagrou. Já se sabe que a loira acertou seu ingresso na RedeTV!, onde apresentará seu programa possivelmente nas noites de terça, a partir de fevereiro. Tudo bem que a RedeTV! não é lá muito bem vista pelos espectadores em geral, mas a mudança pode ser positiva tanto para a emissora quanto para Hebe. A emissora ganha um programa mais interessante (que destoará do restante da grade, bem entendido), e Hebe, com uma cobrança menor por audiência, poderá ficar mais livre para tocar sua atração da maneira que achar melhor. Estando mais solta, pode ser até que ela consiga atrair o público que andou perdendo nos últimos anos.

Leia as colunas anteriores de André Santana:

Sonho de Luiz Fernando Carvalho

Vale a pena ver de novo?

Malhação: celeiro de revelações

Quem é o colunista: André Santana.

O que faz: Jornalista e blogueiro.

Melhor lugar do mundo: Minha pequena cidade de Ilha Solteira - SP.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana... e batata frita!

Fale com ele: [email protected] ou acesse seu blog.






Atualizado em 6 Set 2011.