Guia da Semana

Os terapeutas de casais são enfáticos ao dizer que a melhor forma de manter acessa a chama da paixão é alimentá-la frequentemente. E quando as opções já foram testadas à exaustão e a grana não permite muitas extravagâncias, o ideal é recorrer a algo simples, mas funcional. Nessas horas, não há algo mais intimista e encantador do que um belo jantar diferente em casa.

Para ajudar a organizar esse momento, o Guia da Semana reuniu algumas dicas para você conquistar de vez sua(seu) companheira(o) pelo estômago.

Cardápio

A primeira coisa a se pensar na hora de fazer um jantar a dois é o cardápio para a ocasião. Se o fogão não é o seu forte, nada de se desesperar. Aposte nas opções prontas, como os Escondidinhos Sadia. Mas lembre-se de que as embalagens não são próprias para ir direto à mesa e que pedem cuidado no manuseio após sair do forno ou do micro-ondas. Use sua criatividade e dê uma incrementada na apresentação dos pratos. Apesar de não ter feito o jantar, dê valor à escolha e vanglorie-se por isso.

Você pode ainda montar uma entrada leve, com uma tábua de queijos, frios e vinhos, enganando o estômago da(o) companheira(o) e aumentando o clima de romance.

Apesar de o vinho ser a bebida mais indicada, a ocasião pede que a escolha seja feita de acordo com a preferência do convidado. Vinhos, champanhes e cerveja entram como opções, mas com o cuidado de não exagerar na quantidade. Sirva-a(o) antes do jantar e não hesite em procurar os rótulos de melhor qualidade.

Ambiente

Foto: Thinkstock


"Ao montar um jantar romântico, a principal coisa que você tem que ter em mente é usar o melhor para a ocasião", afirma Carina Chaves, diretora comercial da empresa Jantar a 2, que organiza eventos e festas. Nessa hora, não hesite em tirar as suas melhores peças do armário, com toalha de mesa, pratos, copos e talheres. Só não se esqueça de tirar a poeira antes.

A mesa merece uma atenção especial. Escolha um arranjo de flor para colocar em cima e incremente com velas altas, de forma que os itens da mesa não atrapalhem a visão do casal. Evite incenso ou aromatizantes de ambientes, pois eles podem interferir na recepção dos aromas nos pratos. No máximo, use sprays que se espalham rapidamente no ambiente.

As flores são itens fundamentais para a ocasião. As mais utilizadas pelos casais são as rosas, tanto para homem como para mulher. Se for para sair do convencional, as mulheres podem optar por gérberas para agradar os parceiros. Cuidado com o excesso, quatro arranjos são o suficiente para a ocasião.

A trilha sonora dá o tom para ambientação romântica. Monte com antecedência um playlist com os hits que embalaram momentos com a(o) parceira(o) ou cantores que dão voz a temática romântica que ela(e) gosta. Com as músicas reunidas em um cd, é só deixar o som rolar e dar atenção à pessoa amada.

Foto: Thinkstock


Visual

Não é porque você não marcou reserva naquele restaurante caro que vai optar por receber a parceira de bermuda, chinelo e regada. Independente do sexo, o outfit conta bastante para transformar a ocasião em especial. Os homens devem apostar em uma camisa e calça nova, estar de barba feita (ou aparada) e com um bom perfume (uso moderado). As mulheres não devem dispensar o salto-alto, um vestido que caia bem no corpo e, é claro, uma lingerie sexy. Reserve um dia antes para ir ao salão de beleza.

After

A sobremesa deve acompanhar o cardápio e ser leve. Com tudo encaminhado, o quarto deve estar preparado para a ocasião, segundo Camila Chaves. "No quarto, iluminação baixa, melhor lençol, tudo combinando, porque mulher repara nisso. Abuse das pétalas de rosa na cama, afinal o amor é brega". Com velas perfumadas dando o tom do romantismo, chegou a hora de colher os frutos que a ocasião proporcionou.

Colaborou

Camila Chaves, diretora comercial do Jantar a 2

Fotos: Thinkstock

Atualizado em 9 Set 2011.