Guia da Semana

Quando a falta de imaginação, exaustão e a grana não permitem muitas extravagâncias, o ideal é recorrer a algo simples, mas funcional. Nessas horas, não há algo mais intimista e encantador do que um belo jantar romântico a dois.

+ Veja o roteiro de Wine Bares em São Paulo

Para ajudar a organizar esse momento, o Guia da Semana reuniu algumas dicas para você conquistar de vez sua(seu) companheira(o) pelo estômago.

Cardápio

A primeira coisa a se pensar na hora de fazer um jantar a dois é o cardápio para a ocasião. Se você se garante na cozinha, mostre a que veio. Organize-se para não ficar o dia todo cozinhando e escolha pratos que agradem a(o) convidada(o). Se quiser esticar a noite no quarto, evite comidas pesadas e de difícil digestão, como temperos picantes e exóticos.


Agora, se o fogão não é o seu forte, nada de se desesperar. Aposte nas opções que os mercados têm ou reserve em bistrôs ou restaurantes que oferecem o serviço delivery, como Baruk e o Kabuki.

No caso da comida pronta, saiba que as embalagens não são próprias para ir direto à mesa. Apesar de não ter feito o jantar, valorize a escolha e vanglorie-se por isso. Para dar um toque especial, use a sua criatividade e dê uma incrementada na apresentação dos pratos.

Fazer para elas: você pode montar uma entrada leve, com uma tábua de queijos, frios e vinhos, enganando o estômago da sua companheira e aumentando o clima de romance. As opções do fermentado você pode encontrar nos wine-bares de São Paulo. Se o negócio é fazer um momento mais descontraído e quente, aposte na tequila, Doritos e faça alguns molhos mexicanos, com dois ou três ingredientes fáceis de fazer.



Fazer para eles: grande parte dos homens são adeptos da loira gelada. Se o caso é agradá-lo com uma noite especial, descubra mais ou menos o estilo de cerveja que ele toma – isso existe e ele vai te dizer de prontidão – anote, vá a algum bar especializado, como Melograno, Alto dos Pinheiros ou Coisa Boa, e peça dicas aos garçons. Para acompanhar, castanhas, nozes e pistaches são aperitivos menos comuns, mas que combinam com a bebida. Além disso, servem como afrodisíacos. Se ele não gostar do fermentado, um whisky 12 anos (ou mais) é uma boa para a noite.

Ambiente

"Ao montar um jantar romântico, a principal coisa que você tem que ter em mente é usar o melhor para a ocasião", afirma Carina Chaves, diretora comercial da empresa Jantar a 2, que organiza eventos e festas. Nessa hora, não hesite em tirar as suas melhores peças do armário, como toalha de mesa, pratos, copos e talheres.

A mesa merece uma atenção especial. Escolha um arranjo de flor para colocar em cima e incremente com velas altas, de forma que os itens da mesa não atrapalhem a visão do casal. Evite incenso ou aromatizantes de ambientes, pois eles podem interferir na recepção dos aromas nos pratos. No máximo, use sprays que se espalham rapidamente.

Para agradar as mulheres, as flores são itens fundamentais para a ocasião. As mais utilizadas são as rosas (colombianas são as prediletas), seguida de tulipas. Agora, se elas acharem necessário, podem optar por gérberas para agradar os parceiros. Cuidado com o excesso, quatro arranjos são o suficiente para a ocasião.

A trilha sonora da o tom para ambientação romântica. Monte com antecedência um playlist com os hits que embalaram momentos com a(o) parceira(o) ou cantores que dão voz a temática romântica que ela(e) gosta. Com as músicas reunidas em um pen drive ou iPod, é só deixar o som rolar e dar atenção à pessoa amada.

Visual

Não é porque você não marcou reserva naquele restaurante caro que vai optar por receber a parceira de bermuda, chinelo e regata. Independente do sexo, o outfit conta bastante para transformar a ocasião em especial. Os homens devem apostar em uma camisa e calça nova, estar de barba feita (ou aparada) e com um bom perfume (uso moderado). As mulheres não devem dispensar o salto-alto, um vestido que caia bem no corpo e, é claro, uma lingerie sexy. Reserve um dia antes para ir ao salão de beleza.

After

Chegou a hora de relaxar e aproveitar o melhor da noite.Com tudo encaminhado, o quarto deve estar preparado para a ocasião, segundo Camila Chaves. "No dormitório, iluminação baixa, melhor lençol, tudo combinando, porque mulher repara nisso. Abuse das pétalas de rosa na cama, afinal o amor é brega". Com velas perfumadas dando o tom do romantismo, passe antes no sex shop e reserve alguns brinquedinhos para a ocasião.

Se nada der certo

Se não leva o menor jeito para a cozinha, detesta arrumar a casa e não tem noção nenhuma de como preparar uma noite especial, recorra aos serviços do Jantar a 2. Com preços a partir de R$ 1800, a empresa monta a noite completa, da decoração ao quarto, seja em sua casa ou em um hotel.

Colaborou: Carina Chaves, diretora comercial do Jantar a 2

Por Leonardo Filomeno e Carine Medeiros

Atualizado em 27 Mai 2014.