Guia da Semana

Laminados

Os laminados também são pisos de madeira, porém é madeira de alta pressão, como uma fórmica com alta resistência. Segundo a Eucatex a maior fabricante do mercado, "os laminados são produzidos a partir da impregnação do papel em resinas (fenólicas e melamínicas) prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único (fórmica). Esse tipo de piso é colado diretamente na base com adesivo de contato" .

Além disso, o custo é menor que o piso de madeira. E o substrato (HPP no caso da Eucatex) é fabricado de madeira de eucalipto, isto é, ecologicamente correto, proveniente de florestas certificadas. Não necessita verniz e sua cola é à base de PVA D3, não havendo necessidade de colar ou pregar o piso no contrapiso.

Ainda de acordo com a Eucatex, a limpeza deve ser feita com aspirador de pó (exceto aspiradores com tubo de sucção raspando no piso) ou vassoura de cerdas macias, e um pano úmido bem torcido na solução de produtos domésticos de limpeza isentos de cera ou silicone. Uma vez por semana (ou quando necessário) a limpeza poderá ser feita diluindo uma ou duas tampas de qualquer produto à base de amoníaco, cloro ou detergente neutro em 1 litro de água. Molhe o pano nesta mistura, torça-o bem e aplique sobre o piso.

Não é recomendado o uso de água em abundância ou ceras, que promovem formação de uma camada de gordura sobre o piso, dificultando a limpeza. Cuidado com grãos de areia, eles danificam o piso. "Recomenda-se colocar capachos ou pequenos tapetes na entrada dos ambientes para conter o excesso de sujeira dos sapatos. Utilizar cadeiras com rodízios de poliuretano e feltros adesivos protetores em pés de mesas, cadeiras e móveis também são procedimentos recomendados" .

Os pisos laminados podem ser instalados sobre cerâmica, lajotas de pedras e concreto. Sempre em superfícies regularizadas, limpas e secas. E não pode ser colocado sobre carpetes têxteis e carpetes de madeira de qualquer espessura. Nestes dois casos, os revestimentos devem ser removidos.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10