Guia da Semana

Foto: Reprodução

Uma mulher com a vida feita. Um casamento que aparentava ser perfeito, uma vida ótima, com casa e contas pagas. Quando completou 30 anos, tudo parecia perfeito, mas para ela, faltava algo, faltava a verdadeira felicidade. Até que ela resolve largar tudo e viajar. E, a partir desta viagem, escrever um livro. Parece simples, mas a história de Comer, Rezar Amar pode mexer com a cabeça de mulheres e homens também.

A personagem principal, e escritora do livro, Elizabeth Gilbert, escolheu três destinos, Itália, Índia e Indonésia. Liz - como é chamada - passou por um difícil processo de separação de seu marido, que, em um momento de fúria, não desejou que nada fosse amigável, mas sim, sofrido. A partir disso, a depressão rondou a vida desta mulher, que foi buscar sua recuperação pessoal nestes três países.

Com o sonho de aprender a falar italiano, Liz foi para o país de Leonardo da Vinci, onde fez amigos e engordou de tanto experimentar pratos típicos da culinária local. Mas o engordar não foi o problema para ela que havia perdido muitos quilos em seu processo de separação e também por causa da depressão. A descrição da autora pelos pontos turísticos por onde passou, nos leva também para esta viagem, com dicas de bons restaurantes para conhecer.

Já na Índia. Liz ainda sentia que não havia se desvencilhado de seu passado, de sua árdua separação. Foi lá, graças aos amigos que encontrou que, em um dia comum, graças a sua meditação, ela conseguiu se encontrar e se tornar uma "pessoa normal". E foi lá também que ela aprendeu como conseguir ficar quieta e, principalmente, em silêncio, pois gostava muito de conversar com os adolescentes que limpavam o templo da vila, onde ela se hospedou.

O último destino, Indonésia, Liz volta a encontrar um monge, com quem já havia conversado anos antes de imaginar que passaria por tudo o que passou, quando visitou o país a trabalho. Desta vez, indo para um passeio, se hospedou em uma casa, cuja dona foi passar as férias fora e ficaria o tempo suficiente de que Liz precisava para sua estadia no país. É lá que ela conhece uma curandeira, que ajuda homens e mulheres e que tem uma filha biológica e duas adotadas e ela acaba sendo ajudada por Liz e pelos amigos que encontrou durante suas viagens.

Muitas aventuras ainda acontecem enquanto Liz está na Indonésia, mas não quero contar aqui para não estragar sua curiosidade, pois vale a pena ler o livro. Ele é até cheio de clichês psicológicos, mas que, por causa do contexto em que eles acontecem, te fazem repensar em determinadas coisas e até na típica frase "Nossa, isso já aconteceu comigo". E, não sei de vocês, mas se eu tivesse condições de fazer uma viagem desse tipo, com certeza, após as aventuras, meu desejo seria escrever um livro contando detalhes de tudo o que acontece. E Liz detalha todos os acontecimentos, lugares por onde passou e as pessoas que conheceu.

Tanto sucesso, a história estará nos cinemas em outubro. Elizabeth Gilbert será interpretada por ninguém mais, ninguém menos que Julia Roberts. Então, vale a dica: leia o livro e depois assista ao filme! Abaixo está o trailer para vocês conferirem.





Comer Rezar Amar
Editora: Objetiva
Autor: Elizabeth Gilbert
Ano: 2008
Edição: 1
ISBN: 9788573028928
Preço: R$ 39,20

Leia a coluna anterior de Maraísa Bueno:

Épocas difíceis

Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: maraisabf @gmail.com , no twitter (@Maraisabf) ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.