Guia da Semana

De acordo com a Parquet SP , especializada na instalação de produtos em madeira maciça, a madeira possui características próprias que variam em gênero e espécie, podendo adquirir detalhes, como as diferenças de cores, totalmente diferentes dentro da mesma árvore. O piso de madeira também é muito procurado por manter a temperatura, independente da condição ambiental. Devido a oxidação pelo contato com ar e luz, sua cor natural pode ser modificada com o tempo.

A melhor forma de preservar a integridade da madeira do seu chão é utilizar a resina como um impermeabilizante. No entanto, todo o cuidado é pouco durante a instalação: "O piso de madeira ao ser instalado, deve vir com uma boa calefação e um bom tratamento de verniz, tipo sinteco ou bona. Feito isso, é preciso ter cuidado para não arrastar móveis (a madeira risca facilmente), além de não deixar cair produtos que mancham no piso", explica a arquiteta Simone Goltcher .

Para limpar: utilize apenas vassoura de pêlo ou pano seco, principalmente durante os primeiros 30 dias após a instalação. Em seguida, use um pano levemente umedecido com água limpa. Jamais faça uso de removedores, solventes ou qualquer outro produto similar. Não abuse do pano úmido, utilize apenas uma vez ao dia ou quando houver necessidade. Para remover sujeira pesada, água morna é uma boa dica. Os pisos de madeira podem ser encontrados como taco palito, legneto, taco tradicional, paquets, versailles e assoalhos.

Atualizado em 6 Set 2011.