Guia da Semana

Foto: Getty Images

O clima está muito seco e, conversando com um e com outro, principalmente durante esta época, ouço sempre as mesmas queixas: dor de cabeça, cansaço, fadiga, falta de energia e muita sede. A ingestão de alguns nutrientes, em especial, é fundamental para garantir energia e disposição para o organismo. Com dicas simples e preciosas você conseguirá passar de forma mais tranquila por este período e lidar bem com esses sintomas.

- Opte por alimentos frescos: Vá já à feira mais próxima, com chapéu e garrafinha de água na mão, e compre frutas e vegetais frescos! Fuja de alimentos industrializados, evite tudo que estiver em caixinhas ou saquinhos.

- Evite ao máximo alimentos que causam inchaço: Nesse caso os vilões são: doces ou alimentos açucarados; alimentos gordurosos (barrinhas de proteína, massas folhadas ou podres); xarope de milho ou glicose (refrigerantes, barrinha de cereal); carnes processadas (peito de peru, mortadela, salsicha); alimentos ricos em sódio (queijos amarelos, caldo de carne e temperos prontos, salgadinhos de milho e variações); adoçantes e conservantes de qualquer tipo; e bebidas alcoólicas. Ah, não tome mais que 2 xícaras de café por dia ou bebidas energéticas.

- Coma nesse período alimentos rico em complexo B, magnésio, cálcio e ferro: O complexo B é o grande responsável pela nossa energia celular, então faça uma lista com esses alimentos e coloque em seu cardápio nas três principais refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar, pelo menos:
B1 = leguminosas, nozes, levedo de cerveja, gérmen de trigo, grãos germinados, nozes (todos as oleaginosas), farelo de arroz.
B2 = brócolis, espinafre, frango, levedo de cerveja, gérmen de trigo, pólen.
B6 = peixes, frango, porco, ovos, amendoins, soja, aveia, repolho, banana, laranja.
B12 = algas, peixes, gema de ovo, grãos germinados, levedo de cerveja, alface.

O magnésio é essencial para o metabolismo da glicose e necessário para a produção de energia celular, atividade cerebral e regeneração muscular. Quem sofre de muita queda de energia, pode ter fortes dores de cabeça e tensão muscular, e por isso, precisa urgentemente de magnésio:
Mg = suco de clorofila, folhas verdes escuras, amêndoas, castanhas

O cálcio é o responsável pelos impulsos nervosos e metabolismo energético.
Ca = semente de girassol, gergelim, folhas verdes escuras, semente de melão, feijão, algas marinhas.

O ferro é importante para "respiração" celular (Transporte de Oxigênio no Sangue).
Fe = carne vermelha, quinoa, amaranto, folhas verde-escuro, grãos Integrais (trigo), amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (como damascos, passas, ameixas), brócolis, ervilhas, feijões, gergelim, girassol, melaço, algas marinhas, tofu, alcachofra, aveia, banana, beterraba, cenoura, aipo, couve, limão, tâmara, morango, cereja, uvas, amora, vagens, avelã, kiwi, lentilha.

Segundo essas dicas com certeza a sua disposição vai melhorar!

Faça em casa:

Salada de frutas
Ingredientes:
? xícara (chá) de melado de cana
2 laranjas-lima
3 bananas-nanicas
20 uvas itália
1 manga fatiada
1 mamão papaya
½ caixa de morangos
1 fatia de melancia
1 fatia de melão
3 rodelas de abacaxi
1 kiwi
1 caqui
Preparo: Pique todas as frutas misturando-as em uma tigela, com exceção das laranjas, que devem ser espremidas. Acrescente o melado de cana e misture bem. Separe em potes individuais e deixe gelar;
Coloque uma colher de sopa de mix de fibras (receita abaixo) em cada pote de salada de fruta na hora do consumo.

Mix de fibras
Ingredientes:
100 g de semente de girassol sem casca
50 g de semente de gergelim
100 de nozes
100 g de amêndoas
100 g de castanha do Brasil
100 g de farelo de aveia ou arroz
200 g de semente de linhaça
100 g de farinha de banana verde
100 g de farinha de maracujá
100 g de quinoa em flocos
Preparo: Triture no processador ou liquidificador, aos poucos, as sementes de girassol, a linhaça, as nozes, as castanhas e as amêndoas. Acrescente as sementes de gergelim, o farelo de arroz e os flocos de quinua. Misture bem, formando uma farofa. Conserve em geladeira em vidro escuro para evitar oxidação. Use de uma a duas colheres de sopa ao dia no suco, na fruta, na salada ou sobre a comida.

Leia a coluna anterior de FernandaGranja:

Cuide do seu intestino

Quem é a colunista: Fernanda Granja.

O que faz:
Nutricionista Clínica, especializada em Nutrição Funcional, Fisiologia do Exercício e Pediatria.

Pecado Gastronômico: biscoito de queijo.

Melhor lugar do mundo: o aconchego da minha casa ao lado do maridão.

O que está ouvindo no rádio, no carro, mp3, iPod: De tudo um pouco, sou bem eclética!

Fale com ela: www.drafernandagranja.com

Atualizado em 10 Abr 2012.