Guia da Semana

Mantendo a forma

Personal trainer explica métodos para você manter a forma em casa

Foto: Getty Images

Atualmente, as pessoas contam com pouco tempo para realizar exercícios físicos, e está ficando cada vez mais difícil estabelecer um tempo para essa prática. Uma das opções é treinar em casa. É uma maneira de praticar exercícios economizando tempo e dinheiro. Porém, se você pensa em adotar este método, é necessário estar atento para alguns pontos importantes para eficiência de seu treinamento:

Local - De preferência um lugar amplo, que não limite os seus movimentos e seja bem arejado para você executar os exercícios em segurança.

Segurança - Evite treinar descalço ou de chinelos. Há diversos tipos de tênis para a praticada de exercícios físicos. Tenha certeza de que esteja os realizando corretamente (Sobrecarga/Biomecânica), a fim de evitar lesões. Caso utilize bicicletas ergométricas ou spinning, procure orientação em relação à regulagem do banco, guidão, etc.

Equipamentos - Claro que não contaremos com aparelhos iguais aos de academias, mas podemos substituir por cadeiras, bancos, poltronas, degraus, escadas, halteres, elásticos, entre outros.

Carga de treino - Faça uma divisão de como treinará durante a semana, divida os grupos musculares, mantendo um intervalo de 48 horas entre um treino e outro do mesmo grupo muscular. Isso evita o excesso de treinamento e não prejudica o rendimento do mesmo. Na dúvida, procure orientação com um profissional qualificado.

IMPORTANTE: Nunca inicie uma sessão de treinamento sem realizar um trabalho de aquecimento, principalmente nas articulações e grupos musculares que serão utilizados. Alongamento no final da sessão também tem grande importância, a fim de relaxar a musculatura solicitada no decorrer do treino.

Incluir a prática de exercícios físicos na rotina semanal é muito importante, assim como ministrar uma boa alimentação, evitando doces e frituras em geral. O excesso de calorias é responsável pela formação do tecido adiposo. Opte por frutas, legumes e abuse da água.

Quem é o colunista: Licenciado e Bacharel em Educação Física - Pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

O que faz:
Personal Trainer.

Pecado Gastronômico: Comida Japonesa.

Melhor lugar do mundo: Onde não há guerra e fome.

Fale com ele: f.romero@superig.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

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