Guia da Semana

Mantendo a forma

Personal trainer explica métodos para você manter a forma em casa

Foto: Getty Images

Atualmente, as pessoas contam com pouco tempo para realizar exercícios físicos, e está ficando cada vez mais difícil estabelecer um tempo para essa prática. Uma das opções é treinar em casa. É uma maneira de praticar exercícios economizando tempo e dinheiro. Porém, se você pensa em adotar este método, é necessário estar atento para alguns pontos importantes para eficiência de seu treinamento:

Local - De preferência um lugar amplo, que não limite os seus movimentos e seja bem arejado para você executar os exercícios em segurança.

Segurança - Evite treinar descalço ou de chinelos. Há diversos tipos de tênis para a praticada de exercícios físicos. Tenha certeza de que esteja os realizando corretamente (Sobrecarga/Biomecânica), a fim de evitar lesões. Caso utilize bicicletas ergométricas ou spinning, procure orientação em relação à regulagem do banco, guidão, etc.

Equipamentos - Claro que não contaremos com aparelhos iguais aos de academias, mas podemos substituir por cadeiras, bancos, poltronas, degraus, escadas, halteres, elásticos, entre outros.

Carga de treino - Faça uma divisão de como treinará durante a semana, divida os grupos musculares, mantendo um intervalo de 48 horas entre um treino e outro do mesmo grupo muscular. Isso evita o excesso de treinamento e não prejudica o rendimento do mesmo. Na dúvida, procure orientação com um profissional qualificado.

IMPORTANTE: Nunca inicie uma sessão de treinamento sem realizar um trabalho de aquecimento, principalmente nas articulações e grupos musculares que serão utilizados. Alongamento no final da sessão também tem grande importância, a fim de relaxar a musculatura solicitada no decorrer do treino.

Incluir a prática de exercícios físicos na rotina semanal é muito importante, assim como ministrar uma boa alimentação, evitando doces e frituras em geral. O excesso de calorias é responsável pela formação do tecido adiposo. Opte por frutas, legumes e abuse da água.

Quem é o colunista: Licenciado e Bacharel em Educação Física - Pós-graduado em Fisiologia do Exercício.

O que faz:
Personal Trainer.

Pecado Gastronômico: Comida Japonesa.

Melhor lugar do mundo: Onde não há guerra e fome.

Fale com ele: f.romero@superig.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Renato Aragão confirma volta de "Os Trapalhões"

Ator revelou a novidade durante painel na CCXP

Globo não exibe homenagem à Chapecoense e recebe crítica dos internautas

Emissora seguiu com a programação normal, com a novela "A Lei do Amor" e a sessão "Cinema Especial"

Saiba tudo sobre A Cara do Pai, nova série de comédia da Rede Globo

Série cômica tem estreia prevista para 11 de dezembro

Conheça todos os indicados ao prêmio Melhores do Ano 2016, do Domingão do Faustão

A premiação acontece no dia 11 de dezembro

Globo planeja exibir versões censuradas de suas séries na internet

Diretor de mídias digitais da emissora já avalia a ideia

Band vai exibir episódio de "Os Simpsons" que previu vitória de Donald Trump

Programa vai ao ar nesta quarta-feira, às 22h10