Guia da Semana

Dizem que mármores e granitos são ´para sempre´. As rochas são porosas, seu aspecto (cor, desenho, granulação e qualidade) depende de sua formação geológica e estão sujeitas as variações de tonalidade. Essa variação acontece de acordo com o tipo de material e está relacionada com a absorção de água e outros produtos.

A Vezzaro Mármores (Tel: 11 - 6945-8631), especializada em rochas magmáticas (granitos) e metamórficas (mármores), explica que os granitos são constituídos quase que totalmente de sílica (quartzo) e silicatos (feldspatos) e possuem estrutura granular compacta. Já os mármores são compostos de carbonato de cálcio, carbonato duplo de cálcio e magnésio, além de diversos componentes das rochas originais. "A melhor maneira de distinguir um mármore de um granito é o simples exame visual das características de suas superfícies. Os mármores geralmente possuem coloração mais homogênea com muitas veias e não apresentam a granulação preta (em forma de pontinhos) presente em quase 100% dos granitos".

Mármores e Granitos possuem uma vasta variedade de cores e desenhos, dependendo das regiões de origem. As cores vão do branco puro até o negro absoluto, passando por uma extensa variedade de tons de cinza, amarelo, vermelho, verde e azul.

A Vezzaro dá algumas dicas de manutenção e limpeza:

1. Utilize vassoura de pêlo macio diariamente;
2. Não jogue água nem detergente diretamente sobre o piso;
3. Utilize detergente neutro diluído em água conforme orientação do fabricante;
4. Passe no piso um pano úmido uma vez por semana. Na seqüência, seque com pano macio e limpo;
5. Sempre que possível, passe enceradeira com flanela

Importante: nunca limpe o mármore ou granito com ácidos, detergentes alcalinos, água sanitária (cândida), solventes, sabão em pó, querosene, vim, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro agente ácido, alcalino ou abrasivo.

Atualizado em 6 Set 2011.